Uberlândia sediou a maior feira de agronegócios de Minas Gerais

femecslider

A diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia, presidida pelo produtor Thiago Soares Fonseca, realizou de 24 a 27 de março a 4ª Feira do Agronegócio de Minas Gerais, no Parque de Exposições do Camaru, ocupando uma área de 300 mil metros quadrados.

O evento contou com representantes da indústria de equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários, além de outras atrações que foram mostradas ao grande público presente, representando todas as regiões do Brasil.

Além da exposição os organizadores colocaram também a disposição dos interessados a comercialização de touros PO e fêmeas registradas, equinos de várias raças, campos em demonstração de insumos e sementes, mostra de piscicultura, além dos diversos cursos, palestras e clínicas tecnológicas. Os financiamentos nas comercializações foram feitos pelas instituições financeiras públicas e privadas presentes.

A solenidade

A solenidade de abertura da 4ª FEMEC aconteceu às 9 horas e 40 minutos do dia 24 de março e a mesa principal foi composta pelo ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural da República de Guiné-Bissau, João Anibal Pereira; presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Neivaldo; o deputado estadual, Luiz Humberto Carneiro; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho; o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado; presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Soares Fonseca; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; presidente da FAEMG, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; gerente regional SEBRAE-MG, Marden Márcio Magalhães; o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda; o secretário Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Murilo Ferreira; o presidente da Federação de Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis.

Associados, expositores, convidados e diretores do Sindicato Rural e outros convidados também lotaram as dependências do auditório do Sindicato Rural, na grande cerimônia de abertura. Após os discursos todos foram convidados para o corte da fita simbólica de inauguração da Feira e em seguida visita aos estandes, onde centenas de pessoas conheceram de perto as grandes novidades reservadas para a ocasião.

A história

A Feira começou em 2012 com 51 expositores. Em 2013 foram 83. Em 2014, 109 e agora em 2015 foram mais de 120 expositores e em todas as oportunidades os volumes de negócios apresentados foram acima do esperado pelos próprios expositores.

Este ano além das excelentes negociações e negócios a serem realizados para o futuro, a FEMEC, apresentou para os produtores e visitantes interessados os campos de demonstrações de sementes com especial resultado e possibilidades de escolhas para cada tipo de lavoura.

Em 2015 o interesse dos produtores foi muito maior porque a ciclo de palestras apresentado despertou interesses quanto as questões da agricultura, pecuária, piscicultura, equinocultura e agroindústria, onde foram debatidos os temas com participações de especialistas em cada área. Foram abordados ainda temas diversos que tiveram com debatedores especialistas da EMATER-MG, UFU, EPAMIG, ABIOVE, ABCZ, Universidade do Cavalo, Embrapa, Ceasa, IMA, IFTM, ESALQ/USP, UNESP, UFMG, Universidade da Bologna e Prefeitura de Uberlândia.

Feirão Cavalos & Cia.

A segunda edição do Feirão Cavalos & Cia foi um dos destaques da 4ª FEMEC. A feira de equinos aconteceu no Tatersal de Elite, onde os animais ficaram à disposição para comercialização durante os quatro dias de evento. A atração este ano foram as presenças dos especialistas da Universidade do Cavalo (UC) de Sorocaba-SP, Aluísio Marins e Claudia Leschonski, deixando Gustavo Gargalhone, vice presidente do Sindicato, muito satisfeito.

Os membros da comissão organizadora da 4ª FEMEC, João Carlos Semenzini e Gilberto Carvalho, demonstraram toda a satisfação com o evento e disseram que durante o acontecimento, foram comercializados mais de 250 milhões de reais em máquinas e insumos, mas que este número vai ser bastante elevado, pois muitos negócios ficaram para o futuro. Na Feira estiveram mais de 35 mil pessoas representando as mais diversas regiões do país, especialmente o Brasil Central, que aplaudiu de pé a organização da festa do Sindicato Rural de Uberlândia, administração 2015/2018.

Grande trabalho também foi desenvolvido pelo jornalista Gustavo Lazarini, que completou todos os trabalhos dos colegas que estiveram cobrindo a 4ª FEMEC de Uberlândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *