SINTICOM – TAP remodela estrutura da sede em Uberlândia e começa construção do Centro de Qualificação Profissional em Araguari

 sinticom-slide

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SINTICOM – TAP), iniciou em 2017 a construção do Centro de Qualificação Profissional da Subsede de Araguari.

Segundo o presidente do SINTICOM – TAP, Reinaldo Rosa de Souza, a obra vai beneficiar os trabalhadores do setor da construção civil e de outras categorias no município. “Esse espaço será de toda a comunidade, é muito importante o trabalhador ter a qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho preparado, a formação é essencial”.

O terreno do Centro de Qualificação foi doado pela Prefeitura Municipal de Araguari, sendo o prefeito Sr. Marcos Alvim e aprovado pela Câmara Municipal de Araguari através de emenda parlamentar. O valor orçado da edificação para depois de pronto e mobiliado será em torno de 5,5 milhões. A construção do muro, calçamento e meio fio, foi custeada com recurso próprio da entidade, proveniente das contribuições dos trabalhadores, tanto dos contribuintes quanto dos associados.

Nesse contexto Reinaldo Rosa afirmou que devido à estagnação do setor, a instituição vai precisar de recursos para construir a plataforma da subsede. “Nós vamos buscar recursos, sabemos que existem órgãos federais com essa disponibilidade de investimentos, ou fundos perdidos (recursos que são utilizados sem expectativa de retorno), ou com juros menores. Além de buscar parceria com a prefeitura, com o Ministério do Trabalho e o governo do Estado através da Secretaria de Estado do Trabalho”.

 

SINTICOM – TAP

 

Além da sede em Uberlândia, o SINTICOM – TAP atua em mais 26 cidades. Incluindo a subsede de Araguari e a de Iturama, com expectativa de reabertura da subsede de Frutal.  A quantidade de associados gira em torno de 4,6 mil, sendo 42 mil trabalhadores em Uberlândia e região. A entidade foi fundada no ano de 1949, mas o reconhecimento aconteceu em 24 de abril de 1954 através da Carta Sindical.

O atendimento do Sindicato não é somente voltado para a indústria da construção civil, favorece também os trabalhadores dos setores: mobiliário, cal e gesso, mármore e granito, de elétrica e de outras áreas ligadas ao setor.  Os associados contam com os convênios médico e odontológico, assessoria jurídica e cursos de qualificação profissional com descontos significativos e valores bem acessíveis.

O presidente do Sindicato descreve a relevância das negociações que são feitas para a classe trabalhadora.  “Gostaria de destacar as questões dos acordos coletivos que são feitos através dos sindicatos patronais. Hoje são mais de dez convenções e cerca de 16 acordos coletivos, que são feitos diretamente com as empresas, para melhorar e favorecer essa relação do trabalhador com o sindicato e as empresas. Uma parceria para melhorar as condições dos trabalhadores possibilitando que eles tenham uma garantia escrita no papel”, explicou Reinaldo Rosa.

A sede do SINTICOM – TAP em Uberlândia foi remodelada, com mudança em toda estrutura para modernizar o atendimento que é direcionado ao trabalhador. Dispõe de veículos específicos para fiscalização da segurança e do trabalhador no setor da construção civil, que segundo o presidente do Sindicato, “é um setor que ainda tem muito risco de acidentes, inclusive com mortes de trabalhadores”.

“O Sindicato apesar de não ter o poder de autuação, fiscaliza, acompanha de perto e denuncia para as autoridades questões de irregularidades. Mantém parcerias com órgãos públicos como o Ministério Público Federal do Trabalho e Ministério do Trabalho, cuidando dos interesses dos associados”, afirmou Reinaldo Rosa.

 

Mega Encontro dos Trabalhadores

 

Além de todo esse respaldo dado aos profissionais da área, o SINTICOM – TAP promove eventos sociais proporcionando aos trabalhadores de todas as categorias, momentos de descontração junto as suas famílias. É o que acontece há 20 anos em comemoração ao Dia do Trabalhador em primeiro de maio.

Essa celebração que ocorre em uma data relevante em todo o país, se tornou um evento ainda mais grandioso aqui em Uberlândia ao ser oficializado no Calendário Municipal em oito de julho de 2008, de acordo com a Lei Municipal número 9.905. Projeto de autoria do Prefeito Odelmo Leão, que na época o encaminhou para a votação na Câmara Municipal, sendo aprovado pelos vereadores.

Nesse ano de 2017, o Sindicato promoveu a 11ª edição do Mega Encontro dos Trabalhadores no Parque do Sabiá, no dia primeiro de maio. O evento que recebeu mais de 25 mil pessoas foi um sucesso. O público se divertiu muito com os shows musicais gratuitos de artistas renomados, e com as premiações proporcionadas aos trabalhadores já acostumados com essa tradicional festa que conta com vários patrocinadores e apoiadores do SINTICOM – TAP, presidido por Reinaldo Rosa de Souza (Reinaldão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *