Setor de eventos dribla crise e vira alvo de investidores

 

Por Luzia Castelo Branco

evento-slide

Quem trabalha com eventos sentiu as dificuldades e obstáculos dos últimos dois anos como ocorre em todos os segmentos no Brasil, devido à crise política e econômica, que abalaram a credibilidade do mercado, mexendo com a confiança dos consumidores e investidores. Mas sempre tem setores que superam e se destacam entre tantos existentes.

É o que acontece com a área de eventos no Brasil, e não é diferente em Uberlândia. Toda semana tem eventos na cidade, dos diversos tipos, sociais, empresariais, entretenimento, entre outros, até mesmo porque a cidade é favorável, possui infraestrutura e público para isso, recebe com frequência congressos, seminários e feiras, movimentando o mercado de turismo de negócios, contribuindo com o desenvolvimento do município, beneficiando a economia e o setor de serviços.

Segundo o empresário Carlos Magno D’Armada diretor da agência Magno Publicidade, os eventos de negócios tem crescido nos últimos anos. “Com o momento de grande transformação que os meios de comunicação têm passado em relação às mudanças nos hábitos das novas gerações e o impacto da tecnologia, investir em eventos será o caminho para as marcas e empresas manterem contato direto com seu público. Algumas agências já perceberam esta mudança e estão levando os clientes a investir em eventos e ações de relacionamento. O foco maior tem sido ações segmentadas (nichos), posso citar as ações que o Café Cajubá e o Guaraná Mineiro fazem junto ao segmento varejista, com participação em feiras do setor”.

Essas ações estratégicas que despertam a atenção do público estão relacionadas com a promoção de marcas e produtos, com destaque para o Live Marketing, que segundo Carlos Magno já é uma realidade, ganhou forma e agora está presente em várias empresas. “O Live Marketing é uma denominação do antigo marketing promocional, claro com foco mais amplo, mais ligado a ‘experiência’ e pontos de contato com o público alvo da marca”.

Nesse contexto o setor de eventos está sendo aliado das agências de publicidade e dos profissionais da área de comunicação. Carlos Magno cita outro exemplo de ações realizadas por empresas renomadas visando reforço das marcas. “São ações de Touch Point (pontos de contato) que fazemos para a concessionária Toyota – Futura Veículos. Apenas em junho tivemos participações em peças de teatro, encontro de carros antigos, corrida de kart e feiras agropecuárias. Levando os modelos e test drives para os clientes conhecerem realmente os diferenciais da marca”, explicou Carlos Magno.

Além dos eventos corporativos, ainda acontecem os glamorosos eventos sociais, que fazem parte da realização do sonho de muita gente que têm capital para isso. São festas de casamentos, debutantes, festas temáticas em datas comemorativas, tudo com muito preparo que envolve vários prestadores de serviços em busca da realização de eventos impecáveis.

Essa demanda constante por festas reflete no comportamento dos empreendedores, fazendo com que os empresários invistam em seus negócios no ramo. É o que acontece no Palácio de Cristal, o novo espaço tem capacidade para realizar até quatro eventos simultaneamente com diferentes atrações em sua mega estrutura. De acordo com o empresário Rodrigo Magalhães, o Palácio de Cristal recebe mais ou menos 90 eventos anualmente, fora os que a empresa promove em outros locais. Ele disse que depois desse investimento na ampliação do espaço houve um crescimento de 10% em sua demanda. “Eventos corporativos tendem a crescer por causa do investimento da nova sede”, reiterou Rodrigo Magalhães que além de uma estrutura diferenciada para eventos, o seu trabalho e de sua equipe se destaca pela organização, segurança, Buffet e decorações fantásticas das principais festas de Uberlândia e região.

Segundo informações de Pedro Paulo Schwindt – presidente do Uberlândia Convention And Visitors Bureau (entidade sem fins lucrativos que capta e apoia eventos turísticos para Uberlândia), no mês de julho estavam fechados 48 eventos para 2017, entre eventos de negócios e técnico científicos. Além de um evento captado para 2019 e dois para o ano de 2020 na mesma área até o momento.

Pedro Paulo informou ainda que em média uma pessoa gasta cem dólares por dia, com alimentação, condução, hospedagem, movimentando esse valor. Considerando que cada evento dura em média dois dias, o que seria uma movimentação de 200 dólares por pessoa. Esse número multiplicado pela quantidade de participantes por evento rende uma movimentação significativa para o município.

Conclui-se que a área de eventos é promissora, está driblando a crise política e econômica, atraindo investidores, possibilitando emprego, renda e arrecadação para o município, além de movimentar o setor de serviços, com destaque para o turismo local, considerando que é uma cidade com localização geográfica estratégica.

 

Como organizar eventos

 

Vale lembrar que para promover eventos bem sucedidos e com segurança, é necessária a contratação de profissionais especializados no ramo visando que tudo ocorra bem. Inclua no orçamento a contratação de um bom promotor de eventos, cerimonial, e pesquise sobre um tipo de festa que tenha acontecido com o mesmo perfil da que você deseja organizar, para ter ideia de como poderá planejar a sua.

Embora não exista a perfeição, o mínimo a ser feito, é o planejamento, independente de ser evento social ou corporativo, é fundamental que seja colocado no papel o passo a passo de tudo.

Pense na questão financeira, no número de convidados, na organização, no local, na segurança, conforto, Buffet, decoração, atrações musicais, elaboração de convites, divulgação, equipamentos adequados, nos profissionais, e no tempo, faça um cronograma adequado com os seus horários disponíveis e um roteiro com a programação de tudo o que vai acontecer. Assim poderá acompanhar o andamento evitando surpresas no dia da festa.

Organizar eventos não é tarefa fácil, pois ninguém faz sozinho, depende de prestadores de serviços, e cada um tem o seu ritmo. Para não se decepcionar, tem que pensar nos imprevistos que poderão acontecer, preparando para contornar a situação caso ocorra algum.

Faça uma lista de todos os fornecedores que estão envolvidos no evento, colocando sempre a participação de cada um deles e também a melhor maneira de se comunicar com eles.

Busque por indicações de pessoas que sejam confiáveis, não somente na questão da qualidade dos serviços, mas também com relação a compromisso e pontualidade no prazo de entrega. Não deixe nada para a última hora, evitando riscos e estresses desnecessários.

Lembre-se que é o seu nome, a sua empresa e imagem que estão em jogo, e não vai querer que sejam expostos de forma negativa.

Uberlândia tem várias opções para que a sua festa seja destaque, procure um local de acordo com suas necessidades em espaço, localização e outros quesitos.

Castelli Máster, Palácio de Cristal, Praia Clube, Cajubá, Uberlândia Clube, Acrópole, Center Convention, CDL, Camaru, Gressu, Odisseia Eventos e Convenções, Portal, Aquarius Festas e Eventos, Eldorados Eventos, Espaço Pimenta Eventos, The Farm Eventos, Egypt Hall, Casa Blanca, Fast Haus e outros mais, são algumas das muitas opções que poderão ser consultadas após você estar com toda a estrutura de cerimonial, fotografias, filmagens, salões de beleza e outros pontos primordiais para que sua festa seja marcada pela beleza, organização e tudo aquilo que existe de melhor para seu evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *