Semana Internacional da Comunicação abrilhantou o setor em Uberlândia  

itercom-slider

A segunda edição da Semana Internacional da Comunicação foi aberta com uma mega festa no Centro de Convenções do Center Shopping na noite do dia três de novembro. O evento reuniu profissionais da área, estudantes e autoridades em uma confraternização especial que evidenciou o setor em Uberlândia.

Gilmar Machado prefeito do PT que hoje comanda o executivo municipal abriu o evento afirmando que uma cidade educadora tem que produzir conhecimento e diversidade, porque a comunicação é algo que está em constante mudança e se ampliando cada vez mais. “Essa troca de informações e experiência com a América Latina e a Europa, nos ajuda a compreender as inovações do setor, assim a nossa região só tem a ganhar e a crescer. É o que nós queremos que essa seja uma semente para que através dela surjam várias ideias que vão atualizar a comunicação, não somente em Uberlândia, mas também em Minas Gerais e no Brasil”.

O secretário Municipal de Comunicação, Gustavo Moreira fez primeiramente agradecimento especial ao prefeito Gilmar Machado, pela oportunidade, destacando a importância desse momento estratégico para o setor e para o município. Além de agradecer a sua equipe, a todas as secretarias que contribuíram para o acontecimento do encontro e aos parceiros que acreditaram e participaram da iniciativa, como também a comunidade internacional, a imprensa e aos demais inscritos que compareceram.

O público presenciou uma noite atrativa e animada. A cerimônia iniciou com o desfile das Bandeiras, de Uberlândia, Minas, Brasil e dos outros países que foram representados na Semana Internacional da comunicação. Posteriormente aconteceu a apresentação cultural do Instituto Politriz, Estação Vida e Ticote. Em seguida a palestra do inglês Richard Lapper, diretor executivo do LatAm Confidential do Financial Times e o show da cantora Elba Ramalho que com muita simpatia animou os convidados encerrando a festa da abertura.

2ª Semana Internacional da Comunicação

 

A equipe da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Uberlândia e seus parceiros prepararam atrações especiais e várias atividades, para os três dias de comunicação, que aconteceram nos dias 03, 04 e 05 de novembro. O encontro foi marcado pela participação de pessoas bem conceituadas atuantes em mídias de renome nacional e internacional como João Marcos Rosa, fotógrafo da National Geographic Brasil; Júlio Gomes, editor chefe da BBC Brasil; Marcos Losekann da Rede Globo; Fábio Pannunzio da Rede Bandeirantes; o chargista e cartunista, Paulo Caruso; a cineasta americana, Ellie Kanner da National Geographic Society e Richard Lapper do Financial Times, entre outros que engrandeceram a Semana da Comunicação. O destaque, contudo, foram os profissionais de Uberlândia, que também ministraram palestras, oficinas e debates possibilitando a troca de experiências e ampliando o conhecimento dos atuantes na área e dos estudantes.

O município recebeu alunos dos cursos de comunicação da França, Holanda, Taiwan, México, Turquia, Canadá e Estados Unidos, que participaram por meio de intercâmbio, através do Rotary Club Internacional; das principais Faculdades de Comunicação de Uberlândia e da Rede Municipal de ensino.

No encontro foram abordados diversos temas que despertaram a atenção dos presentes, como, reportagens especiais; liberdade de expressão; reportagens fotográficas; conteúdo para TV pública; marketing digital; influência das mídias sociais no cinema; empreendedorismo; interatividade na TV digital; comunicação institucional; os bastidores da notícia; jornalismo de celebridades na internet, além de outras tendências que foram tratadas de acordo com a vivência de cada palestrante.

O empresário Lázaro dos Reis Magalhães que prestigiou o evento, fez elogios pela oportunidade de conhecimento que a Prefeitura de Uberlândia proporcionou às pessoas e falou da satisfação em participar desse acontecimento na área da comunicação através do Instituto Politriz. “Participar desse festival internacional, para nós é uma honra , e fazemos com muita alegria. Fiquei emocionado ao ver a evolução das nossas crianças do Instituto, que estão nesse projeto há um ano e meio e se apresentando muito bem. Isso engrandece o nosso trabalho e das pessoas que nos ajudam como a Polícia Militar que sempre apoiou a nossa Banda. Agradeço a Deus, ao esforço das crianças e dos oficineiros que nos ajudam no dia a dia, e a Prefeitura Municipal de Uberlândia”.

“A Semana da Comunicação está consolidando a área, que apesar de ser muito vista pelos meios, não é tão fortemente trabalhada como uma atividade, um segmento. Através deste evento está sendo mostrada a sua função, o papel social da comunicação. Agora na segunda etapa mais ainda, com essa abertura e com a inscrição dos alunos do ensino médio, eu acho que é a grande oportunidade de trazer novos profissionais que tenham aptidão para essa atividade e assim fazer um futuro melhor”, afirmou Carlos Magno Ribeiro, vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda – APP.

O secretário Municipal de Comunicação, Gustavo Moreira já confirmou o acontecimento da terceira edição da Semana Internacional no ano que vem. Ele se reuniu no dia 10 de novembro, com o diretor de Educação, Cultura e Informação do Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Rakesh Surampudi, para apresentar a Semana Internacional da Comunicação de Uberlândia. Através desse encontro, ficou acertada a ida de Gustavo Moreira em Nova York para reuniões preparatórias referente à participação e agenda desses profissionais americanos no evento. “Nós estamos acertando com os representantes dos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos e buscando parcerias com TVs Americanas para ampliar o foco. Estamos conversando com especialistas da área de cinema, roteiristas de Hollywood que possam incrementar a Semana da Comunicação em 2015”.

Gustavo Moreira enfatizou que além do intercâmbio de informações, a Secretaria de Comunicação pretende ampliar parcerias com os alunos da Rede Pública, atendendo além da Rede Municipal os da Estadual e abranger o maior número possível de instituições de ensino superior de Uberlândia para a próxima Semana Internacional.

Outro fator relevante, é a inclusão do projeto no calendário oficial do município de Uberlândia, aonde o turismo e o setor hoteleiro serão beneficiados, além do comércio que vai receber grandes representantes da comunicação do Brasil e do exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *