Rocha Lima comanda solenidade do Dia do Exército

Ao assumir o comando do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado em Uberlândia, o Tenente Coronel Carlos José Rocha Lima substituiu o também Tenente Coronel Marcos André Gueiros Taulois, que foi transferido para a 11ª Brigada de Infantaria Leve sediada em Campinas.

Em sua primeira entrevista à Dystak’s, o novo comandante afirmou que iria cumprir tudo aquilo que estava traçado e acrescentar ainda mais, cumprindo determinações superiores dos comandantes em Cristalina, onde está a unidade em que o 36º é subordinado, ou mesmo Brasília, no Comando Militar do Planalto. Nada está sendo diferente ao discurso do novo comandante, que tem sido um grande amigo da sociedade e homem sério e competente à frente da unidade, elevando ainda mais o conceito e honra dos uberlandenses em ter uma corporação militar do Exército.

Dia do Exército

A data é comemorada desde o dia 19 de abril de 1648 e faz alusão à vitória e o combate dos brasileiros de todas as raças contra a dominação neerlandesa, iniciando pelo estado de Pernambuco. Há 51 anos foi instalada a 3ª Cia. do 6º Batalhão de Caçadores em Uberlândia e hoje a unidade é um dos batalhões de maior destaque na 11ª Região Militar, sendo também orgulho de toda a população triangulina pelo desenvolvimento das atividades exercidas pela corporação. No dia 19 de abril de 2013 a data foi lembrada em comemoração realizada na sede da unidade, mais precisamente no pátio General Mascarenhas de Moraes do 36º BIMtz. Várias autoridades estiveram presentes representando as mais diversas forças constituídas do município, entre policiais da PM, Civil, Federal, bombeiros, empresários, ex-comandantes, políticos e convidados.

Entre as várias autoridades, o deputado estadual Tenente Lúcio afirmou à Dystak’s que: “este é um dia que lembro com bastante saudade e com muita gratidão. O Exército Brasileiro foi realmente quem me ajudou na formação do meu caráter como aluno do NPOR, depois 10 anos como oficial desta grande corporação que faz parte do corpo das armas do Brasil. Aqui aprendi, ensinei, e eu tenho somente boas recordações. O Exército Brasileiro mora no meu coração”.

“Eu sou um uberlandense de coração. Não sou de nascimento. Sinto uma grande honra quando encontro aqui no quartel grandes amigos, parceiros e pessoas que sabem o que representa esta unidade para a grande Uberlândia”, disse o empresário José Oscar Bredariol. A deputada estadual Liza Prado, também presente à solenidade, comentou que sempre que está na cidade é uma assídua frequentadora das solenidades do Exército. Afirmou ser fã incomensurável das atividades militares. A vereadora Jerônima Carlesso foi outra que esteve presente e aplaudiu comandante e comandados pela grande data: Dia do Exército Brasileiro.

Assim também procederam Dr. Emerson Aquino, Delegado Chefe da Polícia Federal em Uberlândia; Paulo Vitiello Filho, vice-prefeito de Uberlândia; Coronel Crovato, Comandante da 9ª Região da Polícia Militar; Dr. Ademar Carvalho Leite, Delegado Chefe da Delegacia de Trânsito de Uberlândia; Major Itamar Caetano, Comandante do 5º BBM; Coronel Laércio dos Reis Gomes, Comandante da 5ª RPM de Uberaba e outras autoridades e personalidades presentes.

A solenidade

A solenidade do Dia do Exército foi iniciada com café da manhã aos convidados, sequenciada com a formação da tropa no pátio General Mascarenhas de Moraes e a cerimônia previamente estabelecida pelo comando da unidade, dentre as quais premiações a militares e civis que se destacaram no conceito da unidade, com entregas do Torrão de Terra colhido no alto dos Montes Guararapes, medalhas e Distintivos de Comando.

Os homenageados

Foram homenageados com um torrão de terra, colhido no alto dos Montes Guararapes, uma premiação idealizada pelo Cap. R-1 Milson José da Silva, precursor da presença do Exército em Uberlândia, a lembrança materializa o agradecimento do Exército Brasileiro. Os agraciados foram o Dr. Emerson Gonçalves de Aquino, Delegado Chefe da Delegacia de Polícia Federal de Uberlândia e a vereadora Jerônima Carlesso.

A Medalha Militar de Ouro pelos mais de trinta anos de bons serviços prestados ao Exército foi entregue às seguintes personalidades do 36º BIMtz: 2º Ten. Nivaldo Esporte, 3º Sgt. Daniel Garcia Gomes, 3º Sgt. Edson Antônio da Silva e 3º Sgt. Sileno César de Brito.

A Medalha Militar de Prata pelos mais de vinte anos de bons serviços prestados ao Exército foi conferida ao 1º Sgt. Gilvan Corrêa de Menezes e ao 3º Sgt. José Nilson Cerqueira dos Santos.

A Medalha Militar de Bronze pelos mais de dez anos de destaque no Exército foi conferida ao Capitão Heber Leite Gomes.

Foi conferida a Medalha Corpo de Tropa com Passador de Ouro pelos mais de vinte anos prestados em organizações militares de Corpo de Tropa ao S. Ten. Paulo Roberto Resende Jorge, 1º Sgt. Gilvan Corrêa de Menezes, 1º Sgt. Sandro Ricardo Figueiredo dos Santos, 1º Sgt. Ney Lúcio do Nascimento e ao 3º Sgt. José Nilson Cerqueira dos Santos.

A Medalha Corpo de Tropa com Passador de Prata com destaque para os militares com mais de quinze anos de bons serviços prestados em organizações militares de Corpo de Tropa foi conferida à: S. Ten. Danilo Renato de Lorenzo, 1º Sgt. João Batista Vazzoler e ao 1º Sgt. Dawson Guimarães Franco.

A Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze pelos mais de dez anos prestados em organizações militares de Corpo de Tropa, foi conferida ao 2º Sgt. Alailton Rodrigues Vieira e ao 2º Sgt. Reginaldo Ribeiro da Silva

A Medalha do Serviço Amazônico por ter prestado relevantes serviços em organizações militares do Exército situadas na área Amazônica foi conferida ao 1º Ten. Cleto Martins Barbosa Filho e ao 1º Sgt. João Batista Vazzoler.

Grande Honraria

O Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Seção Campo Grande – MS, concedeu a Medalha Marechal Machado Lopes em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Associação ao 9º B E Cmb e ao culto da epopéia da FEB ao: Cel. PM Dilmar Fernandes Crovato, Cel. PM Laercio dos Reis Gomes, Cap. PM Júlio Cesar Cerizze Cerazo de Oliveira, 3º Sgt. PM Kilder Rogério Muniz e ao senhor Heverson Garcia de Souza. O Comandante Militar do Planalto, usando a delegação que lhe foi conferida pelo Comandante do Exército, concedeu o Distintivo de Comando por ter exercido a função de Chefe da Instrução do TG 11-003 (Uberaba/MG) no período de 27 de janeiro de 2012 a 25 de janeiro de 2013 ao 1º Sgt. Moacir Matias Júnior. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa em homenagem aos presentes e em cumprimento ao dever exatamente no Dia do Exército Brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *