Presidente Adriano Zago faz homenagem ao Café Cajubá com a Comenda Virgílio Galassi  

cajubaicatri-slider

Há 43 anos um grupo de empresários do setor cafeeiro de Uberlândia, fez uma composição e foi fundada a Icatril – Indústria de Café do Triângulo Ltda, oriunda da junção comercial entre Café Uberlândia, Cerealista e Café Triângulo e Comércio de Café do Triângulo.

Passadas mais de quatro décadas, a Icatril está sediada no Distrito Industrial de Uberlândia, onde construiu sede própria e mudou em janeiro de 1987, contando hoje com mais de 60 colaboradores diretos e 300 indiretos e terceirizados.

No ano de 1978, Licério Pinheiro de Paula assumiu a empresa e a sua direção, aplicando um novo sistema administrativo, ao lado de outros empresários, e teve como referência a satisfação do consumidor e uma relação de respeito com colaboradores, fornecedores, distribuidores e o mercado varejista, o que é aplicado para conquista do sucesso até hoje. A atual diretoria preocupa acima de tudo com a capacidade de produção e qualidade dos produtos, mas usando tecnologia de última geração e respeitando o meio ambiente. A área de atuação abrange as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sudoeste Goiano e Distrito Federal.

A Icatril oferece uma completa linha de produtos derivados do café: café torrado e moído, tipo exportação, gourmet, vácuo puro, moído na hora, expresso e solúvel granulado. Comercializa também cappuccino instantâneo, filtro para café e acessórios para o preparo do delicioso produto.

A liderança

A principal marca da indústria é o Café Cajubá, líder de mercado em Uberlândia e região. É reconhecida pela pesquisa Top of Mind – Jornal Correio / Algar Mídia como a marca de produto mais lembrada. Ainda produz as marcas Café Ideal, Café do Triângulo, ZEN, Contente, Café do Dão e marcas exclusivas para redes varejistas.

Em virtude da qualidade e atenção para com os clientes e consumidores a empresa busca atender as necessidades e oportunidades do setor, sendo este o fator preponderante para a certificação da pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café com o Selo de Pureza, o Programa de Qualidade do Café e Cafés Sustentáveis do Brasil.

 A diretoria

A partir de 1978, após a fusão das três torrefadoras, a Icatril passou a ser administrada também pelo Sr. Licério Pinheiro de Paula, mantendo-se assim até 1988. Com o seu falecimento, sua esposa, Sra. Dirlene dos Reis Pinheiro assumiu a presidência da empresa em 1989. A nova administração passou a ser composta ainda pela Dra. Ariana Maria dos Reis Pinheiro – diretora financeira, Sr. Márcio Reis Maia – diretor comercial, e o Sr. José Maurício dos Reis – responsável pela área de produção.

Esta equipe passou a desenvolver um trabalho mais agressivo, com uma visão de mercado e novas ações administrativas. A intenção é fazer com que as marcas da indústria continuem crescendo e conquistando a preferência do consumidor, já que a torrefadora é conhecida por oferecer produtos tradicionais e de qualidade. Para isso, adota como filosofia obter os melhores grãos para oferecer o melhor café. Desde então, a Icatril passou a contar com equipamentos de alta tecnologia para garantir a qualidade desde a moagem até o empacotamento, proporcionando pureza e higiene ao produto final. E também investiu em treinamento de pessoal e na aquisição de frota própria de transporte para oferecer uma entrega rápida e eficiente aos varejistas.

Os resultados desses trabalhos começaram a surgir. Em 1990, a Icatril passa a ter um mix completo de produtos no segmento de cafés e é certificada pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, com o selo de pureza e m todos os seus produtos. E a sua marca líder em vendas, o Café Cajubá, também é campeã por 16 vezes consecutivas da pesquisa Top of Mind, ou seja, é a marca de café mais lembrada pelos consumidores. E, mais recentemente, foi uma das 16 empresas em todo o país certificada, novamente pela ABIC, com o Selo de Qualidade. Isso significa que o produto foi aprovado na criteriosa avaliação que fiscaliza a qualidade da matéria-prima, as condições de higiene e as boas práticas de fabricação.

Uma história com tantas fases de crescimento precisa ser cultivada dia após dia. Por isso, a Icatril continua determinada em seu propósito que é sempre oferecer o melhor café ao consumidor final e, assim, gerar uma melhor oportunidade de comercialização aos clientes varejistas, que são também responsáveis por esta grande história de sucesso.

Comenda Virgílio Galassi

A Icatril foi homenageada pela Câmara Municipal de Uberlândia, através o seu presidente Dr. Adriano Zago, com a Comenda Virgílio Galassi. Para receber a honraria estavam presentes o diretor comercial Márcio Reis Maia, acompanhado de importantes membros da família e colaboradores diretos.

“Este é um prêmio que recebemos com o maior carinho. Existem homenagens que são de pessoas que não conhecemos e neste caso, o empresário Virgílio Galassi, é de nosso tempo, está vivo ainda em nossas memórias como o eterno prefeito de Uberlândia. Esta honraria vamos guardar com muito carinho e além de agradecermos ao presidente da Câmara, Dr. Adriano Zago, queremos cumprimentar aos familiares do senhor Virgílio Galassi, aos demais homenageados nesta sessão e dizer que estamos sempre ao dispor de todos quantos fazem parte da grande Uberlândia, onde o ex-prefeito escreveu a sua história”, disse Márcio dos Reis Maia, diretor comercial da Icatril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *