Pool e SINDUSCON realizam 2ª MOSTRACON em Uberlândia  

mostracon-slider

A segunda edição da Mostra de Construção Civil do Triângulo Mineiro – MOSTRACON aconteceu na Semana da Construção no Centro de Convenções do Center Shopping em conjunto com o IV Salão Imobiliário do Triângulo.

A abertura oficial dos eventos foi realizada na tarde do dia quatro de setembro, às 16 horas, momento em que estiveram reunidos os promotores do grande acontecimento, expositores, patrocinadores, parceiros, autoridades estaduais, municipais e a imprensa.

A solenidade teve início ao som do Hino Nacional e contou com as seguintes autoridades na formação da mesa dos trabalhos: prefeito de Uberlândia – Gilmar Machado; presidente do SINDUSCON-TAP e promotor da MOSTRACON, o engenheiro Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis; presidente do SECOVI/Uberlândia e promotor do IV Salão Imobiliário – Paulo Maurício Carneiro; diretor da Pool Comunicação e promotor da MOSTRACON – Humberto Paes Leme; Coordenador Regional do CREA/MG – Omar Felipe Lelis; Superintendente do SEBRAE/MG – Afonso Maria Rocha; Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal – Clayton Rosa Carneiro e a presidente da Associação dos Decoradores do Triângulo (ADET) – Andréia Lopes Bernardes.

A cerimônia

 

Durante a cerimônia os organizadores apresentaram a Mostra e a programação oferecida aos participantes, encerrando a solenidade com agradecimentos aos que contribuíram para que tudo acontecesse de forma bem sucedida e as pessoas que compareceram.

MOSTRACON/2014

 

A MOSTRACON aconteceu de quatro a sete de setembro e contemplou o público com uma mega exposição composta por 134 estandes que expuseram mais de 30.000 marcas e itens voltados para o setor.  Com uma programação especial de atividades, forneceram aos participantes a troca de informações com o encontro de profissionais atuantes na área, entre eles renomados palestrantes, que apresentaram novas tecnologias para a execução e gestão de empreendimentos.

A Mostra reuniu profissionais atuantes no setor da construção como arquitetos, engenheiros, decoradores, designers, construtores, incorporadores, lojistas, balconistas, acadêmicos, técnicos, indústrias de produtos, bem como todo o setor de serviços, o setor imobiliário e o consumidor final de Uberlândia e da região, além de visitantes das Universidades de Goiás e de Juazeiro do Norte (Ceará).

Quem prestigiou a feira teve a oportunidade de conhecer produtos inovadores que envolvem todo o processo de uma obra, desde o início ao acabamento final e até mesmo opções de compra de imóveis e condições de financiamentos com taxas diferenciadas que foram oferecidas pela Caixa Econômica Federal.

Atrações

 

Foram várias as novidades oferecidas neste ano, dentre elas destaque para a Agenda de Relacionamento do SEBRAE, possibilitando realizações e perspectivas de negócios entre as 23 empresas âncoras ligadas à construção civil e as 89 que ofertaram seus produtos e serviços; Seminário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA/MG; Seminário do Núcleo A&D; Seminário da Associação dos Decoradores do Triângulo – ADET e o ciclo de palestras, que proporcionou aos futuros profissionais e aos atuantes, mais conhecimento sobre os principais lançamentos e tendências para o setor. Aconteceu ainda o Primeiro Compet – MOSTRACON/UFU – uma competição realizada pelo Pet Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, que consiste da construção de pontes feitas com palitos, por estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo de várias universidades, visando aplicar os conhecimentos básicos de determinadas disciplinas e premiar os melhores resultados.

Durante as palestras e seminários foram abordados temas interessados a estudantes, estagiários e profissionais que já atuam em várias áreas que estão ligadas a construção, pessoas que ampliaram seus conhecimentos e se reciclaram com renomados palestrantes e instrutores através dos seguintes temas abordados: Gestão Integrada e Resíduos da Construção Civil; Impermeabilização de Áreas Frias e Varandas; Gestão de Projetos e Riscos em Empreendimentos de Engenharia; Tecnologia da Informação como Aliada na Gestão da Construção; Desenvolvimento Econômico Sustentável: Uma Nova Forma de Pensar a Cidade; Arquitetura com Saco de Cimento Reciclado; Composições Orçamentárias e a Realidade da Produtividade na Construção Pesada; Panorama da Certificação das Construções do Brasil; Uso e Aplicações de Cordoalhas Protendidas; Aplicações e Inovações do Sistema de Pré Fabricados; Gestão em Foco no Aumento da Lucratividade: Como Resolver Problemas por Meio da Melhoria da Gestão e Desafios do Problema Térmico em Grandes Concretagens – Análise e Prevenção.

Apoiadores

 

No evento o Superintendente do SEBRAE/MG, Afonso Maria Rocha elogiou a Mostra e afirmou: “foi com muito prazer e alegria que participamos dessa Mostra. Nós apoiamos a primeira edição e este ano estivemos aqui juntos com a Agenda de Relacionamento. Conseguimos estreitar o relacionamento entre as pequenas e grandes empresas, possibilitando negócios e perspectivas de negócios. Em nome do SEBRAE agradeço e parabenizo pela iniciativa. Uberlândia tem sido um destino muito saudável para a atuação do SEBRAE e tem provado ser um terreno fértil, é a localidade onde a instituição faz no Estado de Minas Gerais a maior rodada de negócios”.

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, cumprimentou e agradeceu a todos os que acreditaram e contribuíram com a realização do evento, aos empreendedores do setor e disse: “Uberlândia se sente honrada em poder sediar esse evento, demonstrando a força, a pujança da cidade. Nós acreditamos que é possível desenvolver novas técnicas, tecnologias e acima de tudo, garantir que essas pessoas tenham construções melhores, cada vez mais seguras, rápidas e eficientes”. O empresário Pedro Spina da Construtora Marca Registrada, e diretor do SINDUSCON, disse: “participamos de forma ativa. Estivemos para receber os ofertantes e apresentar toda a linha de produtos que estamos demandando, para que os fornecedores possam entrar em contato conosco, apresentar os produtos e serviços que poderão suprir as nossas necessidades”.

“Esse ano a MOSTRACON teve um ingrediente a mais porque ela ocorreu junto com o Salão Imobiliário, então nós tivemos aqui dois grandes parceiros, o SINDUSCON e o SECOVI, que contribuíram muito para o setor imobiliário da cidade. A Caixa Econômica Federal entrou como patrocinadora do evento. Então para nós é como se fossem dois feirões no ano, e esse como se fosse o do segundo semestre, uma oportunidade a mais de realizações de negócios”, afirmou Clayton Rosa, Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal.

 “A MOSTRACON é uma feira que consegue movimentar importante parte da economia da cidade, onde tem toda a cadeia produtiva da construção civil, desde um vendedor de materiais de construção dos mais simples até produtos para o acabamento final. Além disso, aconteceu simultaneamente ao Salão Imobiliário, enfim, são eventos que engrandecem a cidade e isso é muito importante para o município, afirmou Paulo Romes Junqueira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia.

O presidente da Associação dos Engenheiros de Uberlândia – ASSENG e vereador, David Thomaz disse que a MOSTRACON é uma feira definitiva para a cidade e que foi importante a participação da ASSENG no evento. “Estivemos presentes na Mostra em conjunto com o CREA/MG, órgão que fiscaliza todos os profissionais da nossa área. Participamos no ano passado, nesse ano e pretendemos continuar em todos, dessa que é a maior feira do interior de Minas Gerais. O CREA tem muito a passar sobre legislação, fiscalização profissional e foi isso o que trouxemos para o público, um pouco do que a instituição tem feito, destacando o trabalho, as mudanças e a fiscalização do exercício profissional”.

“A MOSTRACON é um evento muito importante dentro da Semana da Construção em Uberlândia, que veio a agregar com o Salão Imobiliário. Nós unimos o SECOVI e o SINDUSCON para fazermos o evento com o apoio do SEBRAE. Assim trouxemos facilidade porque as pessoas que vieram em busca do imóvel, acompanharam os detalhes sobre o acabamento encontrando tudo em um só lugar com muita oferta e variedade de produtos, onde foram ofertados mais de dez mil imóveis”, afirmou Paulo Maurício Carneiro, presidente do SECOVI/Uberlândia e promotor do IV Salão Imobiliário.

Promotores da MOSTRACON

 

“Neste ano focamos na construção sustentável, fizemos algo mais direcionado, tivemos empresas certificadoras com o conceito novo de sustentabilidade, entre elas empresas ecológicas. Fechamos com empresas daqui que trouxeram junto com elas as empresas nacionais porque são fornecedores. Quanto às palestras, trouxemos 18 mais focadas, diminuímos o número de auditórios, mas demos melhor qualidade e fizemos uma pesquisa democrática junto à classe, com arquitetos, engenheiros, decoradores e lojistas, a respeito da demanda de informações. Esse ano também foi um sucesso, agradeço a todos os apoiadores e patrocinadores que acreditaram no evento e ao público presente, e ressalto que já estamos trabalhando para realizar a terceira edição da MOSTRACON que está programada para o período de 22 a 25 de setembro de 2015”, afirmou Humberto Paes Leme, diretor da Pool Comunicação.

O presidente do SINDUSCON-TAP, Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis, recebeu durante a MOSTRACON, empresários, parceiros, apoiadores, patrocinadores, autoridades municipais e profissionais da classe e demais convidados. Ele agradeceu a todos pelo apoio, aos presentes e destacou a importância da Feira. “Nesse ano tivemos novidades como a Agenda de Relacionamento do SEBRAE, unindo as empresas que precisam de produtos com as que querem vendê-los, e o SECOVI que trouxe o Salão Imobiliário possibilitando a comercialização. Nós dobramos o número de estandes em relação ao ano passado. Tivemos a oportunidade de vender desde o tijolo até o imóvel pronto com participação especial da Caixa Econômica Federal, que ofereceu condições especiais de financiamento. Além dessa concentração de informações em um lugar confortável e seguro, com estacionamento e alimentação, colocamos frente a frente compradores e vendedores. Foi uma oportunidade única para as empresas se relacionarem em conjunto. Atingimos um público de mais de 20 mil pessoas e realizamos negócios superiores aos do ano passado. Incluindo todos os quatro dias de evento, entre investidores e participantes. Sendo assim superamos os números do último ano, tanto em relação ao público quanto em quantidade de negócios fechados. Aguardamos ansiosamente e contamos com o apoio dos investidores e instituições que queiram integrar a MOSTRACON 2015. Agora já estamos iniciando os trabalhos para a Mostra de 2015 e para isto esperamos contar com as participações de empresas e autoridades que são interessadas no progresso e conhecimento da comunidade da construção”, finalizou Panayotes Tsatsakis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *