Pedro Spina empossado na presidência do SINDUSCON-TAP

sinduscon-web 

Por Luzia Castelo Branco | Fotos: Gleiner Mendonça

 

O empresário Pedro César Spina foi empossado solenemente para o cargo de presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Sinduscon – TAP. A cerimônia oficial de posse da diretoria, aconteceu no dia 14 de setembro na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL Uberlândia .

A solenidade contou com as presenças dos eleitos, autoridades municipais, parlamentares, familiares e convidados que foram prestigiar um dos órgãos mais importantes que atuam junto a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, além de empresários da área da construção civil de Uberlândia, que atuam em todo o Brasil.

A mesa diretora do evento foi composta por Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis ex-presidente do Sinduscon – TAP e atual diretor de Tecnologia; Pedro Spina – presidente do Sinduscon – TAP; Gilmar Machado – prefeito de Uberlândia; Olavo Machado Junior – presidente do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/MG; Cristina de Oliveira Gonçalves – presidente do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SECONCI – TAP); Everton Magalhães Siqueira – presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba; Adson Marinho – presidente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo e Maria Rita Suely Passos Santana – assessora de Relações Sindicais do Sistema FIEMG.

Após a apresentação dos membros da diretoria – gestão 2016/2018, o termo de posse foi lido e assinado pelo presidente eleito, Pedro Spina. Na ocasião, por iniciativa da diretoria do Sinduscon – TAP gestão 2014/2016, o ex-presidente Efthymios Panayotes recebeu das mãos do atual presidente, uma placa de homenagem pelos relevantes serviços prestados no desenvolvimento do setor da Construção Civil, durante as suas gestões. Na sequência, Alair Goiabeira Tsatsakis e Mônica Ferreira Spina, esposas de Efthymios Panayotes e Pedro Spina, também foram homenageadas com ramalhetes de flores.

Durante a cerimônia, o ex-presidente Efthymios Panayotes fez agradecimentos aos convidados que foram prestigiar o evento, e aos representantes de entidades que apoiaram as ações do Sinduscon ao longo da sua presidência. Detalhou o que foi realizado em suas gestões, citou parceiros como Siticom, Seconci, CBIC, Secovi e Caixa Econômica Federal que segundo ele contribuíram na luta pela classe da construção civil. Ainda ressaltou: “Desejo a nova diretoria na pessoa do Pedro Spina e de todos nós que participamos dessa diretoria, um trabalho em que além de pensar em nossas empresas passamos a pensar em nossa cidade, estado e país. Nós só seremos bons empresários e cidadãos quando todos os cidadãos tiverem oportunidade de trabalho, emprego e renda”.

 

A palavra do presidente

 

O novo líder do Sinduscon abraçou e parabenizou Efthymios Panayotes pelo trabalho bem sucedido em todo o tempo que presidiu a entidade, especialmente nos últimos quatro anos, e falou sobre a proposta de trabalho da nova diretoria.

“Recordo-me que na primeira gestão como presidente do Sinduscon no período de 2004/2006 o setor da construção civil estava parado e sucateado, avançamos muito, agora nós assumimos novamente diante de uma fase delicada para essa área. Vamos ter que reconstruir novamente, buscar melhor eficiência de processo de gestão, novas formas de trabalho, e estamos apostando muito nas parcerias públicas privadas. Precisamos aumentar a produtividade sem esquecermos do viés da sustentabilidade. Primeiramente temos que fortalecer a entidade para que ela tenha penetração e possa permear em todos os setores. Posteriormente temos que aumentar os raios de ação da gente, em conjunto com a FIEMG, com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e com os outros Sinduscons de Minas Gerais e do Brasil, para que possamos fazer ações buscando mudanças do governo para que o setor caminhe novamente”, afirmou Pedro Spina.

No encerramento da cerimônia, organizada pela secretária Executiva do Sinduscon, Cláudia Karla Moreira, o presidente do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, o empresário Olavo Machado Junior, fez um discurso descontraído e arrancou aplausos de todos os presentes.

“Sinto um grande prazer quando venho ao Triângulo Mineiro, ao ponto de ser observado pela minha esposa que diz sempre sobre minha alegria, em vir nesta região produtora e de empresários destemidos, organizados e amigos. Hoje, contudo, tenho que dizer sobre os elogios do ex-presidente Efthymios Panayotes, que ao me agradecer já pediu ampliação do laboratório da construção civil na área de rompimento de corpos de provas de concreto. Eu já convoco o professor Renato Nunes Vaz, gerente do SENAI Roosevelt, Fábio de Araújo Motta, para as devidas providências, e quero que isto seja feito o mais rápido possível”, afirmou Olavo Machado Junior.

O presidente do Sistema FIEMG, disse que a indústria da construção civil é um patrimônio construído por empresários que sempre enxergaram nesta cadeia produtiva um poderoso instrumento de sustentação do desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas que infelizmente este patrimônio vem sendo ameaçado pela crise, por causa dos equívocos da política econômica dos últimos anos.

O empresário ressaltou que apesar de todos os problemas enfrentados, o setor industrial é o segmento da sociedade que tem capacidade de mudar o Brasil. “Os empresários têm um papel importante para uma nova era para o país. Temos responsabilidade, pois somos nós que geramos empregos e temos capacidade de dar empregos, qualidade e uma vida digna para o nosso trabalhador”, encerrou Olavo Machado Junior.

A solenidade foi encerrada e os convidados puderam cumprimentar a diretoria eleita e participar de um coquetel servido pela equipe do buffet Eliane Merola, marcando assim a solenidade na sede da CDL.

Entre os convidados estavam outras importantes autoridades, e pessoas ligadas à área da construção em Uberlândia, personalidades que prestigiaram o evento e falaram sobre as expectativas positivas com a atuação da nova diretoria do Sindicato, e sobre o setor da construção civil.

“Nós como cidadãos e sociedade, representando a instituição OAB, acreditamos que com o Pedro agora retornando à presidência do Sinduscon-TAP, ele vai continuar um trabalho que nas gestões anteriores como diretor já estava fazendo de forma bem positiva, acreditamos que ele é uma referência para Uberlândia e para a região do Triângulo e Alto Paranaíba, e cremos que ao lado de seus companheiros vai fazer um trabalho de excelência juntamente com toda a diretoria dele”, afirmou Dra. Ângela Botelho, presidente da 13ª Subseção da OAB.

Paulo Antunes de Siqueira, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, afirmou que a instituição é parceira de longa data do Sinduscon – TAP. “Pedro Spina como presidente, além de parceiro enquanto Sinduscon, é cliente, trabalha com a Caixa no setor da construção civil. Nós acreditamos no trabalho dele, e sabemos que ele vai fazer por onde realizar uma gestão eficiente à frente do Sindicato. Estou prestigiando o evento, representando aqui a presidência da CEF, devido a essa forte e promissora parceria que nós temos com a cadeia produtiva da construção civil, representada pelo Sinduscon”.

“Participei da fundação do Sinduscon – TAP. Na época foi um grupo de empresários que se uniu. Nós tínhamos aqui uma delegacia do Sinduscon de Minas Gerais, o nosso representante era o Wagner de Oliveira Júnior, que antigamente era da Simão Construtora, atualmente da PDCA, e nós empresários locais vimos à necessidade de criar um Sindicato local. Era um grupo representativo, e eu tive a honra de ter sido indicado para ser o primeiro presidente do Sinduscon, e fizemos aí um trabalho magnífico, e hoje nós estamos felizes porque o Pedro Spina está assumindo. O Sinduscon cresceu, tem uma representatividade muito grande na sociedade de Uberlândia, representa muito bem os empresários da construção civil e desejamos sucesso nessa empreitada do Pedro e seus companheiros. Nós vamos torcer para que ele faça um bom mandato”, afirmou o empresário, Paulo Sérgio Ferreira.

Alexandre Marquez Fontes, diretor da MOR Construtora que está há dez anos no mercado, disse que mesmo em período de recessão, é necessário acreditar, e afirmou que as expectativas são boas para a atuação da nova diretoria do Sinduscon. “Hoje estamos com grandes perspectivas, visto que tivemos um período de um a dois anos, um pouco em baixa, mas estamos lançando vários empreendimentos e temos muita fé de que daqui para frente às coisas vão mudar significativamente. Com as mudanças que a Caixa Econômica já fez, ampliando o sistema de crédito imobiliário, já está vindo reflexo, devagar, mas já está refletindo tanto do público de baixa renda, quanto do de alto padrão. Uberlândia está entre as dez principais cidades para se investir em imóveis, então aqui ainda há muito que crescer”.

Reges Castroviejo Franco diretor da Castroviejo Construtora e vice-presidente de Obras do Sinduscon – TAP, afirmou que a diretoria vai batalhar pelo fortalecimento do Sindicato e pela recuperação do setor da construção civil. “O setor está sofrendo uma recessão muito grande. Evidentemente que a gente tem que buscar os nichos que propiciam uma verba, uma velocidade de negócios maiores, então a maioria das empresas, estão mudando as suas estratégias para buscar exatamente esses meios que podem trazer um retorno em curto prazo. A melhora nos últimos dois meses é bastante significativa, nos propiciando ter boa perspectiva para o futuro”.

“Acho que é um grande desafio conduzir uma entidade dentro desse cenário econômico que estamos vivendo, mas vejo com bastante otimismo o Pedro assumir a presidência do Sinduscon, pois ele é uma pessoa experiente, sabe conduzir, agrega muito com relação ao envolvimento da classe da construção civil. No geral fico muito feliz com a nova diretoria. Como membro do Sindicato, acho que tem muito desafio, mas terão muita oportunidade, para que nesta gestão, possam fazer uma série de destaque”, afirmou José Humberto Resende de Miranda, presidente da União das Empresas do Distrito Industrial de Uberlândia (UNEDI).

Sérgio Tannús, diretor da Conel Construtora, disse que a empresa tem feito um trabalho mais em longo prazo, um pouco diferente do que a grande maioria tem feito, e na sua diversificação em regiões geográficas e com clientes também. “Nós da Conel temos um desenvolvimento imobiliário com vários empreendimentos prontos e com as viabilidades já elaboradas para que possamos ficar preparados para essa nova fase do setor da construção civil. A expectativa é um crescimento, que se retome no final desse ano, início e meados de 2017”.

“O Sinduscon é um dos grandes Sindicatos da nossa região, o qual nós tivemos a oportunidade de participar da sua fundação há 26 anos. A entidade sempre teve o privilégio de estar em boas mãos. Pedro Spina é um empresário do nosso setor, de destaque, que volta a reassumir a presidência do Sindicato e a nossa expectativa com ele na liderança e seus diretores, é que o nosso setor e a nossa região tenham condições de ter um trabalho bem desenvolvido junto a nossa sociedade, e a indústria da construção no geral”, afirmou Sérgio Tannús.

 

Sobre o presidente

Natural de Catanduva no estado de São Paulo, nascido no dia 23 de agosto de 1957, Pedro Spina é diretor superintendente da Construtora Marca Registrada, formado em Engenharia Civil e concluiu também o curso de especialização de engenharia econômica na Universidade Federal de Uberlândia, além do MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

O atual presidente do Sinduscon – TAP, sempre participou de forma significativa na administração do Sindicato, quando foi presidente por duas gestões, no período de 2004/2008 e nas gestões em que não presidiu a entidade, atuou como diretor vice-presidente de Marketing e de Obras Públicas.

É membro do Conselho Deliberativo do SECONCI-TAP – Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e do Conselho da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, além de participar do Conselho da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, sediada em Brasília. Ele foi também presidente do Cajubá Country Club no período de 2006/2008.

 

SINDUSCON – TAP

Foi criado no dia 22 de maio de 1990, por iniciativa do empresário e engenheiro Paulo Sérgio Ferreira em conjunto com empresários do setor da construção civil.

Em sua formação territorial o Sinduscon compreende 72 municípios, e nos seus 26 anos de existência, já foi administrado por sete presidentes e suas respectivas diretorias, sendo que no biênio 2016/2018, será comandado pela nova diretoria que foi eleita no dia nove de junho de 2016, de acordo com o edital publicado. Hoje está funcionando junto a FIEMG, na Avenida João Naves de Ávila, 206 – centro. Telefone: (34) 3236-3163 – site www.sinduscontap.com.br – e-mail: atendimento.sinduscon@triang.com.br

 

Diretoria do SINDUSCON-TAP – Gestão 2016/2018 | Chapa Única

 

Presidente: Pedro César Spina; Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: Rubens Debs Procópio; Vice-Presidente Tecnologia: Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis; Vice-Presidente Marketing e Relações Institucionais: Amanda Pina Ferreira; Vice-Presidente Obras Públicas: Reges Castroviejo Franco; Vice-Presidente Relações Trabalhistas e Assistenciais: Agnaldo Carneiro de Mendonça; Vice-Presidente Assuntos Imobiliários: José Humberto do Nascimento; Vice-Presidente Economia, Estatística e Informática: Paulo Roberto Achcar Resende Ribeiro; Vice-Presidente Ambiental: Wagner de Oliveira Júnior; Conselho Fiscal: Rubens de Freitas Filho; Membros: Alexandre Marquez Fontes e Cássio Cordeiro; Suplentes: Leonardo Vianna Resende Ribeiro, Rubens de Freitas Neto e Nikolas Tsatsakis.

Câmara Siprocimg: Paulo Roberto Sampaio; Câmara Entulho: Cristina de Oliveira Gonçalves Zuza; SECONCI: Cristina de Oliveira Gonçalves Zuza; Representantes junto a FIEMG: Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis, Rubens Debs Procópio; Suplentes: Wagner de Oliveira Júnior e Amanda Pina Ferreira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *