Parque do Sabiá completa 33 anos  

sabia-slider

O Parque do Sabiá de Uberlândia foi inaugurado no dia 7 de novembro de 1982. A obra havia sido iniciada em 7 de julho de 1977.  Todo o trabalho foi fruto de uma grande comissão que trabalhou arduamente em todo o serviço de construção, juntando a comissão do município, colaboradores e as empresas contratadas para execução das obras.

Na ocasião havia uma comissão criada pelo município, na administração do eterno prefeito Virgílio Galassi. Entre os membros responsáveis pela comissão destaque para os Drs. Badue Morum Bernardino e Natal Felíce; juntamente com os empresários Cícero Diniz, Mário Borges e Cícero Naves de Ávila, além é lógico de todos quantos foram procurados para contribuírem no que hoje é o pulmão verde de Uberlândia.

Na etapa de construção do que é hoje o complexo, o estádio foi construído pela CCO Construtora em parceria com a Construtora Lourival Parente, fazendo parte do Complexo Municipal Virgílio Galassi, juntamente com o Parque do Sabiá e a Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho).

 

O complexo

 

Atualmente o parque do Sabiá está em uma área de 1.850.000 metros quadrados, sendo que há uma reserva do bosque em área verde com 350.000 metros quadrados.

Atualmente, o Parque possui um conjunto hidrográfico composto por nascentes que abastecem represas e originam um grande lago e sete outros menores. Praia artificial, Zoológico e Estação de Piscicultura são algumas das atrações. Para os esportistas, o espaço dispõe de uma pista de caminhada com 5.100 metros de extensão, além de piscinas de água corrente, campos de futebol, quadras poliesportivas e de areia. Já as crianças podem se divertir no Mundo da Criança, parque infantil com mais de 100 brinquedos.

Considerado um dos maiores parques urbanos do país, o Parque do Sabiá está localizado entre os bairros Tibery e Santa Mônica, com portarias de acesso por ambas as regiões. Com significativa área verde, represa, bosque, trilhas, pista de caminhada e equipamentos de lazer, o parque recebe uma média de 10 mil visitantes ao dia. Aos finais de semana, a média chega a 25 mil freqüentadores.

 

O aniversário

 

Nos dias sete, oito e nove de novembro foram realizadas várias atividades relativas as comemorações dos 33 anos do Parque do Sabiá.

O atual presidente da Futel, vereador licenciado Marcio Nobre, falou com a Dystak’s e afirmou que “O parque do Sabiá hoje representa o símbolo, não simplesmente ambiental na cidade de Uberlândia, mais o centro de atração da família uberlandense. Está entre um dos melhores parques do país, estamos trabalhando para melhorar ainda mais o parque, como um presente para a cidade de Uberlândia, algumas inovações e melhorias que estamos preparando para um dos melhores parques do país, vão ser anunciadas em breve” disse.

 

Programação de aniversário:

 

Na programação de aniversário do Parque do Sabiá foram realizadas várias atividades envolvendo todos os setores da sociedade.

No sábado foi feita a limpeza da lagoa, plantio de árvores e distribuição de mudas.

No domingo Café da manhã especial de aniversário, Práticas Integrativas Complementares (PICs) com Reiki, Massoterapia, Auriculoterapia e Chantala; Show com Orquestra Castelo Forte e Trio de Minas, Show com Pedro das Geraes e Grupo Sementinha, Show com Tarcísio Manuvei e Catira Raízes do Sertão, Apresentação de Dança, Atrações Circenses com projeto Guni, Mostra de quadros do projeto Crescer para Florescer, Oficina de artesanato com Randerson Pereira Matos, Parabéns para o Parque com distribuição de bolo e Lançamento da Marca do Parque do Sabiá.

Na segunda-feira encerrando a programação houve lançamento do futebol Fitness, aula inaugural do novo projeto que vai animar a ginástica no parque e o aproveitamento do mega parque de apresentação.

No espaço Mundo da Criança durante todo o domingo foram realizadas brincadeiras nos brinquedos infláveis, mural interativo, aula de slack-line, aula de Tai Chi Chuan e apresentação do trenzinho revitalizado.

 

Lembranças

 

Para falar sobre a vida do Parque e como aconteceram as coisas, a nossa reportagem ouviu mais uma vez o empresário Dr. Badue Morum Bernardino, que falou com entusiasmo sobre tudo que acompanhou desde o início e está vendo até hoje.

Lembrou com saudades os companheiros Cícero Naves de Ávila e Cícero Diniz, que já partiram para a morada eterna e falou com emoção sobre o ex-prefeito Paulo Ferolla, que está lutando contra um AVC, acometido há vários anos.

Dr. Badue disse que são muitas as lembranças e fez questão de frisar sobre o falecimento do grande empresário Edmundo Paulino de Carvalho, ocorrido no dia 11 de outubro de 2015. Adiantou que ele já está fazendo falta no meio social e empresarial da cidade.

O entusiasmado Dr. Badue Morum Bernardino que fez parte de diversas comissões dentro do município, sendo um grande articulador político frisou ainda que tem saudade de muita coisa, mas que uma de suas grandes obras está na composição da comissão que construiu o Parque do Sabiá.

 

Saudades

 

Uma homenagem de todos nós ao Dr. Edmundo Paulino de Carvalho. Ele era natural de Tupaciguara. Filho de Moisés Paulino de Carvalho e Maria Nogueira de Carvalho, tendo nascido no dia 01/12/1937. Era casado com Wanda Colantoni de Carvalho e tinha quatro filhos: Iris Maria de Carvalho, Vânia Maria de Carvalho, Eduardo Colantoni de Carvalho e Edmundo Paulino de Carvalho Júnior. Foi diretor da CCO Construtora deixando sua marca de trabalho em vários setores da comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *