Odelmo Leão e vereadores foram empossados

posseodelmo-sliderNa manhã do dia primeiro de janeiro de 2017 o Plenário Homero Santos na Câmara Municipal de Uberlândia, ficou lotado durante a posse do prefeito Odelmo Leão e dos vereadores eleitos em cinco de outubro de 2016.

A cerimônia de posse teve início às nove horas da manhã e contou com as presenças de autoridades políticas, militares, familiares dos empossados e convidados. A solenidade foi conduzida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal Alexandre Nogueira, e além do presidente, a mesa dos trabalhos foi composta pelos vereadores Wilson Pinheiro e Michele Bretas, pelo diretor do Foro de Uberlândia – o juiz Lourenço Migliorini; pelo ex-prefeito Gilmar Machado; por Odelmo Leão e o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira.

Durante a solenidade, o vereador mais bem votado nesta última eleição, Antônio Carrijo (PSDB) com 5.716 votos, fez a leitura do compromisso de posse junto com os demais eleitos. Ato contínuo os vereadores individualmente prestaram o compromisso e assinaram o termo de posse.

Na sequência Odelmo Leão assinou o termo de posse junto com o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira. Na ocasião Gilmar Alves Machado passou o cargo de prefeito municipal a Odelmo Leão Carneiro Sobrinho. Momento em que eles assinaram o termo de entrega e recebimento da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o resultado financeiro provisório das administrações direta e indireta do município; o demonstrativo da dívida consolidada provisória e o demonstrativo da dívida flutuante provisória, que foram entregues pelo então contador Geral da Prefeitura, José Randal da Cunha.

Depois de assinar a documentação Gilmar Machado discursou aos presentes e agradeceu os seus companheiros de gestão, seu secretariado e servidores.

Após se despedir do cargo o ex-prefeito afirmou a Dystak’s que deseja muito sucesso para o prefeito Odelmo Leão em sua jornada para que ele possa fazer um grande trabalho pela cidade de Uberlândia. “Ele pode contar comigo que eu vou continuar trabalhando. Agora vou cuidar da minha família, e estudar para continuar ajudando essa cidade”. Quando perguntamos sobre as eleições de 2018, ele respondeu: “Primeiro quero descansar com a minha família. Ela merece”, enfatizou Gilmar Machado.

Odelmo Leão

Odelmo Leão convidou o Bispo Dom Paulo da Diocese de Uberlândia para as bênçãos no primeiro dia do ano.

Depois o atual prefeito discursou aos convidados, afirmando: “com as bênçãos de Deus e em respeito ao povo de Uberlândia, assumo esse mandato, para fazer o melhor de mim junto com o nosso povo, colaboradores, com os servidores públicos municipais, e com todos aqueles que desejam uma cidade como nós queremos. Teremos momentos difíceis, mas peço confiança aos servidores públicos, pois vamos buscar um caminho para restabelecer a normalidade da nossa cidade. Portanto não faço críticas ao ex-prefeito, até mesmo porque cada um tem uma maneira de administrar”.

O prefeito empossado destacou ainda algumas dívidas da prefeitura com os servidores públicos municipais e fornecedores da prefeitura que precisam ser sanadas, ressaltando que vai buscar uma solução para essa condição econômica. Outra preocupação de Odelmo foi com relação ao enfrentamento à dengue, ele fez questão de ressaltar que vai trabalhar muito em conjunto com a população no combate ao Aedes aegypti.

O vice-prefeito Paulo Sérgio, atual Secretário de Transportes, agradeceu a toda a população de Uberlândia, a família e aos que compareceram à solenidade. “Com as bênçãos de Deus, junto com os secretários e com toda a população da cidade, vamos reconstruir a nossa Uberlândia e fazer o município voltar a sorrir”.

“Acredito em uma administração bem sucedida, pois o Odelmo já passou por outras questões anteriores, e sabe que agora são novos tempos. Nós da OAB temos parcerias com o município, hoje nós temos advogados concursados que estão em várias secretarias como na procuradoria, onde trabalham de forma bem pontual. E o prefeito que está assumindo agora, sabe que nós somos uma Instituição fiscalizadora do poder público e também do poder privado”, afirmou a Dra. Ângela Parreira Botelho – presidente da 13ª Subseção da OAB.

“As expectativas com relação à gestão do Odelmo são positivas. Espero que o prefeito consiga atingir todos os objetivos que traçou ao longo da campanha, que tenha sempre uma oportunidade de melhoria para a cidade e possa cumprir o que a população espera”, disse o tenente coronel Castro, do Exército Brasileiro.

“Sabemos que o ano de 2016 não foi fácil, e que o ano de 2017 poderá ser de dificuldades, mas através da experiência e da capacidade do Odelmo, acreditamos que ele com a ajuda de Deus fará um excelente governo”, afirmou o Dr. Hamilton Tadeu de Lima – delegado chefe do 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia.

O vereador e presidente da Câmara Municipal Alexandre Nogueira, encerrou a solenidade e disse: “Nossos agradecimentos pela conduta do prefeito Gilmar Machado, no exercício de suas funções como prefeito de Uberlândia, e agradecemos ao respeito e zelo ao tratar com essa casa no seu mandato (2013 a 2016). Dirijo os meus sinceros cumprimentos ao prefeito Odelmo Leão e ao vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira, recém empossados, desejando-lhes uma feliz e profícua gestão a frente da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Câmara Municipal de Uberlândia tem nova diretoria

Após a solenidade de posse dos parlamentares que assumiram o Legislativo e o Executivo municipal no dia primeiro de janeiro deste ano, aconteceu na Câmara Municipal de Uberlândia à votação que reelegeu o vereador Alexandre Nogueira Costa (PSD) como presidente da mesa diretora por mais dois anos de gestão (2017 – 2018), junto com os seguintes colegas vereadores: Wilson Arnaldo Pinheiro (PP) – 1º vice-presidente; Ronaldo Alves (PSC) – 2º vice-presidente; Michele Bretas (PSL) – 3ª vice-presidente; Juliano Ribeiro Modesto (SD) – 1º secretário e Doutora Jussara Mendes Lopes Matsuda (PSB) – 2ª secretária.

Apenas uma chapa concorreu nessa eleição da presidência da mesa diretora, encabeçada por Alexandre Nogueira e Wilson Pinheiro.

Odelmo Leão empossou o secretariado e diretores de sua equipe da administração municipal.

Com uma reestruturação administrativa e uma equipe experiente de secretários e diretores que tomaram posse no dia dois de janeiro de 2017 na Sala de Reuniões do Centro Administrativo, o atual prefeito de Uberlândia já priorizou as suas ações através de projetos que visam retomar a credibilidade da administração municipal e da valorização do servidor público.

Inclusive na primeira semana de janeiro, foram aprovados pela Câmara Municipal por unanimidade em duas sessões extraordinárias que não tiveram custo, os primeiros 23 projetos de leis que integram o programa “Gestão Total” – idealizado pela atual gestão municipal para promover uma reforma administrativa na Prefeitura de Uberlândia.

No dia 06 de janeiro o prefeito Odelmo concedeu coletiva a imprensa falando da situação atual do município, onde destacou a dívida de R$ 390 milhões referindo-se a gestão anterior, no que diz respeito a despesas correntes (folha de pagamento, encargos e fornecedores). Nesse mesmo dia o prefeito se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi, que estava acompanhado dos seus vices-presidentes de Habitação, Nelson Antônio de Souza, e de Governo, Roberto Derziê, além do superintendente regional da Caixa, em exercício, Gilmar Passos. Com o objetivo de discutir alternativas para sanar as dívidas e para honrar com a manutenção de investimentos essenciais do Município em áreas como saúde, educação e desenvolvimento social. Na ocasião vários assuntos foram tratados.

Gilberto Magalhães Occhi colocou a Caixa Econômica à disposição da prefeitura e disse: “somos historicamente parceiros. Temos o compromisso de reafirmar essa parceria e trazer alternativas que possam melhorar a receita e os serviços da Prefeitura Municipal de Uberlândia”.

Além de buscar recursos financeiros, alternativa da nova administração municipal foi a de redução de gastos com pessoal visando investir em áreas prioritárias à população.  Com a implantação do pacote “Gestão Total”, foi reduzido de, 19 para 17 o número de secretarias, e houve a extinção de sete superintendências, além da redução de 116 cargos comissionados na administração direta e outras 144 funções de livre nomeação com a extinção da Fundasus.

Nesse contexto Odelmo Leão afirmou: “encontramos uma situação em que a Prefeitura está inviabilizada financeiramente, por isso, temos que agir rápido nessa contenção de gastos já nos primeiros dias de governo”. Ele ressaltou que essa reestruturação administrativa não vai gerar prejuízos à prestação de serviços aos cidadãos, pois ainda durante o período de transição governamental, o inchaço da máquina pública em Uberlândia foi um dos pontos verificados na análise da situação do Município.

Boa parte da equipe escolhida por Odelmo já atuou com ele em gestões anteriores e são pessoas experientes em suas respectivas áreas. O prefeito quer que todos trabalhem de forma integrada e acompanhem de perto os problemas vivenciados na Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Secretários e diretores gestão municipal 2017/2020

Secretaria de Administração – Marly Vieira da Silva Melazo; Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos – Walquíria Borges Naves; Secretaria de Comunicação Social – Maristela Gramacho; Secretaria de Cultura – Mônica Debs; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Dilson Dalpiaz Dias; Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação – Iracema Barbosa Marques; Secretaria de Educação – Célia Maria do Nascimento Tavares; Secretaria de Finanças – Henckmar Borges Neto; Secretaria de Gestão Estratégica – Raphael Messias Leles; Secretaria de Governo – Ana Paula Procópio Junqueira; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico – Dorovaldo Rodrigues; Secretaria de Obras – Norberto Nunes; Secretaria de Planejamento Urbano – Denise Attux; Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Civil e Defesa Social – Delegado da Polícia Federal Dr. Emerson Aquino; Secretaria de Saúde – Dr. Gladstone Rodrigues da Cunha Filho e Secretaria de Trânsito e Transportes – Paulo Sérgio Ferreira; Procuradoria Geral do Município – Dra. Ana Carolina Abdala Lavrador.

Administração Indireta

Controladoria Geral do Município – Modesto Geraldo Rabelo; Dmae – Sérgio Vieira Attiê; Emam – Luiz Carlos do Egypto; Ferub – Carlos Henrique Nazareno; Futel – Silvio Soares dos Santos; Ipremu – André Luiz Goulart – Superintendente; Procon – Dra. Chelara Nunes de Freitas; Prodaub – Reginaldo Aparecido Mendes – Diretor Presidente; Diretoria de Relações Públicas e Cerimonial – Janaina Guimarães Parreira.

Odelmo Leão tem trabalhado mais do que o previsto com toda a sua equipe e já iniciou visita as obras que estavam em andamento e outras que poderão ser alteradas, além dos projetos que estão no cronograma do novo prefeito, homem que conhece as necessidades de Uberlândia e quer que a cidade volte a sorrir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *