Nona Região da Polícia Militar tem novo comandante

pm-web

Aconteceu na manhã do dia 13 de fevereiro de 2017 no Center Convention a solenidade de passagem de comando da Nona Região da Polícia Militar de Minas Gerais (9ª RPM). A troca de comando foi realizada após o café da manhã oferecido pela instituição. Conforme a tradição da PM, a cerimônia foi dirigida pelo comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Helbert Figueiró de Lourdes, que assumiu o cargo de chefe da corporação mineira em 30 de janeiro de 2017.

Compareceram ao evento a imprensa, autoridades civis, militares, políticas, empresários, familiares e outras personalidades importantes da sociedade uberlandense e da região. Em especial os comandantes de outras unidades militares prestigiaram a solenidade que empossou o novo comandante. Entre eles marcaram presença: ten. cel. Geraldo Rogério de Oliveira – chefe do Estado Maior da 9ª Região da Polícia Militar; major Célio Márcio Tameirão Júnior do 9º Batalhão de Missões Especiais; major Davi de Brito Júnior – comandante da 9ª Cia. PM Ind MAT; ten. cel. Carlos Sandro de Oliveira Aquino – comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar; ten. cel. Ailton Donisete de Souza – comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar; ten. cel. Adriano César Ribeiro Araújo – comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar; ten. cel. Alisson Willian da Silva – comandante do 54º Batalhão de Polícia Militar; major William da Silva Desiderio – chefe do Centro de Apoio Administrativo 9; major André Marcio Alves Rodrigues – comandante do Colégio Tiradentes; Jerônima Nunes de Almeida – diretora Pedagógica do Colégio Tiradentes; major Christiano Carvalho Bispo – comandante da 2ª CORPAER; major Rodrigo Brasil – chefe do COPOM da 9ª RPM; ten. cel. QOR Ednaldo Assis de Andrade; major QOR Carlos Magno Nunes; ten. cel. QOR Matuzalém José Ferreira; 1º Sgt QOR Asteclides Ferreira da Silva – diretor Regional da ASPRA; diretor Geral da Penitenciária Pimenta da Veiga – Rafael Rodrigues dos Santos; cel. James Ferreira Santos – juiz presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – TJM; Sérgio Barbosa Menezes – secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais – SSP; coronel QOR Marco Antônio Badaró Bianchini – ex-comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais; ten. cel. Rubem da Cruz – comandante do 2ª Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Uberlândia; ten. cel. André Humia Casarim – comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberlândia; os deputados, Leonídio Bouças, tenente Lúcio e Luiz Humberto Carneiro; Dr. Joemilson Donizetti Lopes – juiz da 2ª Vara Criminal de Uberlândia; Dr. Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro – juiz de Execução Penal e diretor do Foro de Uberlândia; Cícero Heraldo Novaes – presidente da CDL; Fábio Pergher – presidente da ACIUB; Everton Magalhães de Siqueira – presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba; Eversio Donizete de Oliveira – Tabelião substituto do Cartório de Protestos de Uberlândia; Valder Steffen Júnior – Reitor da Universidade Federal em Uberlândia – UFU; ten. cel. Marcus Vinicius Gomes Bonifacio – comandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado; Dr. Hamilton Tadeu de Lima – delegado Chefe do 9º Departamento da Polícia Civil em Uberlândia e os promotores, Adriano Arantes Bozola e Daniel Marotta Martinez.

Quem está à frente da 9ª RPM, é o coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, ele foi promovido em Belo Horizonte da função de tenente coronel para coronel, no dia 20 de janeiro de 2017, através de ato assinado pelo comandante Geral da PM e pelo Governador de Minas Gerais. Agora assume a corporação com sede em Uberlândia, que é de extrema importância para a segurança pública da região, tendo sob sua responsabilidade os 18 municípios de abrangência da 9ª RPM.

O coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha que está na PM há 27 anos, veio de Belo Horizonte com a família, é casado com Jeana Mendonça de Melo Franco Rocha, e tem quatro filhos: Mariana Melo Franco Murari; Artur Melo Franco Murari; Cláudio Vitor Rodrigues Rocha Júnior e Maria Vitória Melo Franco Rocha.

“É com muita honra que venho para Uberlândia, e assumo o comando da 9ª RPM. Pretendo dar continuidade ao trabalho do coronel Marques, conto com o apoio da corporação e da sociedade, inclusive das autoridades locais e da região para que possamos fazer um trabalho bem sucedido. Pretendo inicialmente trabalhar no aumento das bases comunitárias móveis e nas demais ações de prevenção a criminalidade”, afirmou o novo comandante.

Durante o evento, o coronel Volney Marques transferiu o cargo de comandante e recebeu o Emoldurado da Bandeira Insígnia da Nona Região da Polícia Militar, um reconhecimento da PM ao seu valor como comandante. A Bandeira Insígnia do comandante da Nona Região daPolícia Militar é o símbolo maior de sua presença no aquartelamento.

Volney Halan Marques que deixou o cargo de comandante e entrou para o Quadro de Oficiais da Reserva (QOR), é natural de Bom Despacho (MG). Ele ingressou na Polícia Militar, através do curso da Academia de Polícia e se formou em 02 de novembro de 1989.  Esteve à frente do 53º BPM de Araguari por três anos e comandou a 9ª RPM desde o dia 26 de fevereiro de 2014.

O ex-comandante agradeceu a homenagem, ao profissionalismo de todos os policiais que se empenharam durante a sua gestão, e a toda a sociedade uberlandense. Ele afirmou que está deixando o comando com muita hombridade e com a tranquilidade da missão cumprida. “Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para reduzir os índices de violência em Araguari, Uberlândia e na região. Agora que estou no Quadro de Oficiais da Reserva, vou permanecer em Uberlândia por um tempo, depois eu vou ver o que fazer, meus filhos vão fazer vestibular, aí vamos ver se nós vamos nos mudar”, afirmou o ex-comandante.

Na ocasião também foram homenageados pela Polícia Militar de Minas Gerais, os civis Wilno Roberto de Souza Silveira, João Batista Rodrigues de Souza e Pércio José de Oliveira. Eles receberam o Galhardete da Nona Região da Polícia Militar (uma peça forjada em cristal murano), um reconhecimento da instituição, por terem sido as pessoas que mais se destacaram no ano de 2016 na ajuda a Polícia Militar de Minas Gerais. Os homenageados agradeceram e ficaram lisonjeados com a honraria.

Após a assinatura do termo de posse a solenidade foi encerrada ao som da Banda de Música do 17º Batalhão de Polícia Militar. Momento de confraternização entre os profissionais do meio militar que estiveram reunidos para a despedida do coronel Marques, e para dar as boas vindas ao novo comandante regional da Polícia Militar, o coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, que inicia sua nova jornada.

Comandantes da 9ª RPM

Ao ser fundada pela Polícia Militar de Minas Gerais, através da Resolução de número 3346 de 24 de janeiro de 1997, assinada pelo então comandante Geral coronel Nelson Fernando Cordeiro, a Nona Região da Polícia Militar – 9ª RPM, com sede em Uberlândia estava sob o comando do cel. Antoninho de Oliveira, que atuou no período de 06/02/97 a 10/02/99. Cel. Flávio Luizi Lobato – 10/02/99 a 18/02/02; cel. José Sebastião Alves de Aguillar – 18/02/02 a 31/01/03; cel. Davidson Lopes da Silva – 31/01/03 a 31/01/05; cel. Márcio Martins Sant’Ana – 31/01/05 a 21/01/06; cel. Robson Nogueira – 22/02/06 a 13/02/09; cel. Dilmar Fernandes Crovato – 13/02/2009 a 26/02/2014. O coronel Volney Halan Marques assumiu em 26/02/2014 e esteve à frente da corporação até o dia 13/02/ 2017, quando passou o comando para o coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, empossado oficialmente.

A Rede Dystak’s de Comunicação deseja aos comandantes e comandados felicidade de uma grande jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *