“Natal Luz” abrilhantou Uberlândia e despertou o clima da população

Há mais de 13 anos sem decoração natalina, Uberlândia voltou a brilhar com uma decoração temática que surpreendeu a população. Desde o dia seis de dezembro, a cidade foi contemplada com o projeto “Natal Luz”, uma maneira surpreendente de expressar o clima natalino, numa época tão marcante com uma iluminação especial que despertou nas pessoas, sentimentos contagiantes. Uma decoração digna de aplausos, que chamou a atenção de todos que fotografaram, filmaram e com certeza guardarão as imagens como documentos. Algo irresistível que fez com que as pessoas parassem e observassem. Aquela sensação de paz interior, uma mistura de sentimento e beleza que proporcionou alegria e entretenimento a quem acompanhou.

Vários pontos da cidade ficaram todos iluminados, as árvores lindas e brilhantes, bonitas de se verem, sendo que os destaques foram as Praças: Tubal Vilela, Clarimundo Carneiro e Sérgio Pacheco, que se tornaram mais atrativas ainda com as apresentações artísticas; no Parque do Sabiá; nas principais avenidas; de fronte ao Centro Administrativo e em outros pontos estratégicos da cidade, locais que foram evidenciados ao serem enfeitados com mais de 500 mil micro-lâmpadas de Led.

O “Natal Luz” foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Uberlândia através da Secretaria Municipal de Governo, que tem a frente à esposa do prefeito Gilmar Machado, Rosângela Paniago, que contou com os seguintes parceiros: a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proex/UFU), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), SESI, Uberlândia Refrescos e Convention & Visitors Bureau.

Além dos enfeites foi oferecida ainda uma programação cultural gratuita que reuniu mais de dois mil artistas que proporcionaram entretenimento a população no mês de dezembro, atrações que alegraram as pessoas nessa época especial.

De acordo com o ex- secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo, Edson César Zanatta, que atuou por oito anos, nas gestões de Paulo Ferolla no mandato 1993/1996 e Virgílio Galassi no período 1997/2000, pessoa que esteve à frente desse projeto na época, a decoração natalina foi feita nesse período, com recursos da iniciativa privada em conjunto com a CEMIG e a Secretaria Municipal de Cultura. Sendo que Uberlândia recebeu a decoração por último no ano de 1999. “Na época não utilizamos dinheiro da Prefeitura, fizemos uma decoração belíssima, mas após 1999, os equipamentos precisavam ser reformados e estávamos na correria de final de mandato, por isso não deu tempo de negociarmos com fornecedores e organizarmos novamente”, afirmou Zanatta.

 

Futuro, o que nos espera e o que nós esperamos?

Réveillon é o nome dado as festas noturnas, comemoradas nos dias em que se antecedem o Natal e o Ano Novo, palavra proveniente do Francês, Réveiller, que significa acordar.

No Brasil, adotamos a cultura de comemorarmos o Réveillon na noite da virada de Ano. O acontecimento faz jus ao significado, desde quando acordamos para uma nova vida, com o espírito renovado, como se estivéssemos dormindo, e ao acordarmos estaríamos prontos para reiniciarmos no próximo ano. Isso acontece quando despertamos em nós o sentimento de renovação, teremos novamente acontecimentos e fases que normalmente ocorrem e se repetem todo ano, como o carnaval, os pagamentos de impostos, as compras de materiais escolares, na sequência a páscoa, enfim os compromissos anuais, e todas as datas comemorativas, que são comuns em nosso calendário.

Dentre os acontecimentos importantes para 2014, além das eleições, época que também nos gera certa expectativa, estará em evidência a tão esperada Copa do Mundo, uma disputa que mobiliza a todos e que enche os corações dos brasileiros de alegria e esperança. Esse sentimento, esperança, aflora nos corações de todos ao encerrarmos um ciclo e iniciarmos outro, com expectativas confiantes de que nossos sonhos serão concretizados. Além da grande chance de mudanças e oportunidades de melhorarmos em vários aspectos de nossas vidas.

Nas eleições de 2012, 138.800 mil eleitores tiveram direito ao voto, mas há expectativa de que este número cresça de 5 a 7%, no pleito de 2013, quando serão eleitos deputados Estaduais e Federais, senadores, presidente e vice-presidente da República Federativa do Brasil. As informações constam nos bastidores do Tribunal Superior Eleitoral, sendo que São Paulo é o maior colégio eleitoral do País.

Uma série de mudanças ainda pode acontecer até o pleito final das eleições que vão acontecer no segundo semestre de 2014, como o voto em trânsito para presidente, que já está aprovado, a lei da ficha limpa e outras coisas que ainda podem ser aprovadas pelo Tribunal.

Por isso estamos sempre esperançosos de que muita coisa vai melhorar, de que alcançaremos nossas metas, que estão voltadas para os seguintes pensamentos: saúde, amor, e sucesso profissional, desejos esses que inspiram as vontades: casamento, constituição de família, colocar o filho na faculdade, ampliar os negócios e até mesmo adquirir bens ou algo que tenhamos planejado antes, mas que somente agora poderá ser realizado.

Se vamos realizar ou não é uma incógnita, mas vale lembrar que, esperança e expectativas positivas para o futuro nos proporcionam forças para buscarmos e continuarmos sempre crentes de que tudo dará certo, apesar dos obstáculos e dificuldades que podemos encontrar em nossos caminhos.

Para os uberlandenses as esperanças são de crescimento, onde a responsabilidade maior é do prefeito Gilmar Machado, que deve contar com a colaboração de todos os seus pares, e pessoas que ocupam cargos no desenvolvimento social e econômico da cidade e região. Empresários estão lutando com todas as suas forças, buscando uma esperança maior para que seus segmentos sejam alvos de crescimento e que isto possa contribuir para o aumento do PIB brasileiro, automaticamente significando mais empregos e rendas para os trabalhadores.

Nesse contexto contamos com as participações dos nossos clientes, amigos e parceiros, que nos falaram sobre suas perspectivas e sobre o que desejam conquistar em 2014.

“A esperança para 2014 é muito grande. Nós estamos com novo projeto, um trabalho de padrão especial que a loja vem desenvolvendo há dois anos. As expectativas são boas, porque nós temos uma direção que vem da comunhão com Deus. Temos que ter esse sentimento, então Deus nos proporciona uma direção, e nós temos que ter coragem para enfrentar 2014, porque vamos vencer mais um ano. Eu sou a Universal”. – Lázaro Lúcio – Padrão Forte.

 

“Em 2014 as mudanças já começaram e estamos nos adaptando a elas, no início estamos ajustando o sistema, mas em longo prazo, tudo vai normalizar. Vamos trabalhar para oferecer o que há de melhor para os clientes, principalmente no que diz respeito a promoções, teremos várias, levando em consideração que é ano de copa do mundo. Vamos fazer jus ao nosso nome no mercado, algo que batalhamos muito para conquistar. Sabemos que alguns aventureiros vão sair desse segmento. No entanto estamos preparados para atender as expectativas dos clientes e darmos respaldo a eles. Com o pensamento positivo e planejamento, nesse ano conquistaremos novos clientes, vamos fazer boas parcerias e galgar o sucesso em 2014”. – Augusta Maria Mendes Mota – empresária do sistema financeiro (Mota Serviços / BMG).

“Eu espero muita coisa boa. Acho que este ano vai ter muito movimento, a economia vai aquecer. Nós temos que pensar positivo sempre. Esperamos que todos tenham saúde, e a união é que faz a força”. – Edgar Felix – empresário Posto Espigão.

“Sinceramente esperamos que a união da família, o respeito com os clientes e amigos, sejam fundamentais para encerrar este ano de 2014, com a mesma felicidade de outras jornadas. Queremos que todos tenham saúde. Viveremos em paz com a presença de Deus em nossos corações, assim como pronunciou o Papa Francisco, quando esteve no Brasil”.  – Luiz Fernando Violatti – empresário Dreste Construtora.

“O que mais nos preocupa hoje, é o problema de guerra fiscal. Goiás está aqui do lado com 7% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), nós em Minas estamos com 18%. O Governo Federal, precisa agilizar mais as reformas. Sou otimista, e o meu mercado está crescendo. Atuamos com um grande produto na área de alimentação. Isto me traz um custo benefício muito bom, e o que eu produzo eu vendo, apesar de todas as dificuldades inerentes do país. A burocracia, a carga fiscal elevada, mesmo assim eu estou crescendo, porque o meu produto é um produto de custo bom, de qualidade boa, e o cliente leva porque compra com um desconto bem maior em relação ao líder de mercado e com a mesma qualidade. Hoje os produtos dos Sorvetes Tarumã, são encontrados nas principais partes do País, e somos líderes em várias regiões”. – Leonardo Ribeiro – Sorvetes Tarumã.

“Acreditamos que ainda em 2014 nós teremos uma renovação de frota. A frota dos caminhões no Brasil é bem antiga. Estamos ainda com 17 anos da frota média dos caminhões e acreditamos nessa renovação. Já estão acontecendo mudanças, nas taxas de financiamentos e para esse ano, as taxas ficarão bem mais atrativas. E nós também estamos vendo, que os segmentos do agronegócio e do agroindustrial estão crescendo bem, vai ter uma renovação devido a isso também, referente à frota e ampliação. Outra situação é a questão da mudança no que diz respeito à carga horária dos caminhoneiros, de acordo com a CLT, o horário dos trabalhadores tem que ser de oito horas por dia, fazendo no máximo duas horas extras. Isto muda um pouquinho o perfil de frota do cliente, porque de repente ele tinha um caminhão modelo, truque que levava 80 entregas. Agora ele vai ter que pegar esse caminhão, vendê-lo e comprar dois, por exemplo, com menos carga, que levaria 40 entregas cada um para fazer um trabalho mais rápido. Porque se não o tempo de ida e volta do caminhão se torna muito longo, por isso é necessário agilizar a logística dele. Então nós teremos também uma renovação no perfil de frota dos nossos clientes”. – Edson Teixeira – gerente comercial da Curinga Caminhões, revendedora IVECO.

“A nossa esperança é a de que 2014 seja um ano diferente. Estão acontecendo várias mudanças no setor financeiro do País, mas a UNICRED, com o apoio de seus cooperados tem apresentado números expressivos em termos de atendimento às necessidades dos clientes. Particularmente como diretor da UNICRED, ou como médico, quero muita paz e saúde para nossos familiares, clientes e amigos”. – Luiz Mauro Coelho Nascimento – diretor presidente da UNICRED.

“Eu espero o que todo mundo espera e quer: a felicidade. O que é a felicidade? É estar bem consigo mesmo e também com os outros. Atualmente as pessoas estão mais conscientes, estão buscando serem elas mesmas e quando não conseguem atingir esse objetivo, encontram os profissionais da psicologia, que vão ajudá-las a encontrar essa tão sonhada felicidade. Então espero muita paz e felicidade em 2014”. – Ângela Soares – psicóloga.

 

“Eu tenho refletido muito sobre o que vem acontecendo ultimamente em nosso país. A violência cresce de uma forma progressiva, assustadora e nós não estamos vendo medidas governamentais, que possam inibir ou diminuir esse crescimento da violência. Em todo instante você ouve falar que está havendo igualdade social. Então isso preocupa porque as nossas leis estão voltadas muito para o social, esquecendo de que a pena ela deve ser suficiente para inibir a prática do ato delituoso. Acho que nós precisamos rever os nossos conceitos a respeito de penas e de crimes, porque não adianta você fazer leis se elas não são cumpridas e se elas não inibem o ato delituoso. Então tenho refletido muito e estou preocupado porque nós não vemos por parte dos nossos legisladores uma preocupação em penalizar esse ato delituoso. O que você vê é quase que um incentivo a prática de crimes, e isso é preocupante, acarretando o atraso do crescimento. Desejo felicidades em 2014 e que as nossas leis sejam cumpridas”. – Roberto Matos de Brito – advogado.

 

“Nós temos que agradecer a Deus por tudo que somos. Agradecer aos clientes e amigos que nos propiciam o bem estar e os modos em que vivemos. Em 2014 espero que tudo possa aumentar os atos humanos de bondade, caridade, respeito e carinho e que nossos irmãos tenham muita saúde”. – Dirlene dos Reis Pinheiro – Café Cajubá.

 

“Até hoje conseguimos realizar muito daquilo que eram nossas esperanças enquanto cidadão, empresário e político. Esperamos que 2014 seja um ano de muitas realizações e que nossas felicidades possam crescer ainda mais dentro das metas traçadas ao iniciarmos um Ano Novo”. – Alexandre Nogueira – empresário e vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *