Médicos foram agraciados com a Comenda Dr. Arnaldo Godoy de Souza  

camaracomenda-sliderA Câmara Municipal de Uberlândia, em sessão solene homenageou médicos que se destacaram pelos relevantes serviços prestados na área da saúde. A outorga de títulos aconteceu excepcionalmente no dia 17 de outubro, através da Comenda Dr. Arnaldo Godoy de Souza. A Comenda contempla bienalmente os médicos de destaque na cidade, no dia 18 de outubro, Dia do Médico.

A mesa diretora da solenidade foi presidida pelo vereador Marcio Nobre – presidente da Câmara Municipal que conduziu o evento, além dos vereadores Norberto Nunes e Jerônima Carlesso, destacando ainda o deputado estadual Tenente Lúcio, que acaba de ser escolhido pelo povo como deputado federal, para o pleito 2015/2018.

A cerimônia

Durante a cerimônia a vereadora Glaúcia da Saúde fez a leitura do decreto legislativo, 1040/06 que veio a alterar o decreto 116/02, de autoria do ex-vereador Antônio Carrijo, que instituiu a Comenda Dr. Arnaldo Godoy de Souza.

Em seguida o vereador e médico Dr. Mário Milken foi convidado a proferir a palavra em nome dos Parlamentares. O vereador Norberto Nunes falou em nome do autor do projeto (Antônio Carrijo). Ele agradeceu a oportunidade de proferir a palavra, discursou sobre essa importante profissão e enfatizou a origem do Dia do Médico, data comemorativa que destaca esses profissionais em várias partes do mundo.

O deputado estadual, tenente Lúcio proferiu palavras a respeito dos médicos e das homenagens afirmando, “quero cumprimentar a todos os homenageados. Vocês que salvam vidas, sendo uma das classes mais importantes do nosso país e do mundo, pessoas que realmente servem a sociedade”.

Em seguida os amigos e as famílias dos agraciados os parabenizaram e os abraçaram no momento em que eles receberam os diplomas pelas mãos dos vereadores que os indicaram.

A sessão foi encerrada pelo presidente da Câmara e todos ao som do Hino de Uberlândia, puderam cumprimentar os homenageados, sendo que alguns ofereceram festas pelas honrarias que receberam.

Dr. Arnaldo Godoy de Souza

 

O médico que emprestou o seu nome a homenagem, Dr. Arnaldo Godoy de Souza, nasceu em 1914 e faleceu em 1988. Era natural de Mariana (MG). Iniciou seus estudos em Ituiutaba, concluindo o curso primário em Uberlândia, sob a orientação de seus pais. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e colou grau em 1938. Cirurgião muito hábil realizou inúmeras operações, tendo se destacado nas intervenções cirúrgicas do aparelho digestivo. Sempre prestou atendimento às pessoas, independente da situação financeira. Apesar dos convites para trabalhar em hospitais de outros municípios, nunca quis sair de Uberlândia. Fez questão de atuar na cidade. Foi um dos fundadores, e professor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de Uberlândia e da Universidade Federal de Uberlândia. Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Medicina e do Centro de Ciências Biomédicas da UFU. Em 1984 foi empossado como membro da Academia Mineira de Medicina. Pessoa que contribuiu muito com a área da saúde em Uberlândia e se identificava tanto com a cidade que acabou sendo considerado cidadão Uberlandense.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *