Marcio Nobre reúne imprensa e faz prestação de contas

No dia sete de janeiro às 14h, na sala de reuniões João Pedro Gustin, da Câmara Municipal de Uberlândia, o presidente Marcio Nobre, reuniu vereadores, a equipe de diretores da Instituição e a imprensa, quando fez a prestação de contas referente ao seu primeiro ano de gestão (janeiro a dezembro 2013).

Desde que Marcio Nobre assumiu a presidência em 2013, as mudanças foram visíveis e significativas. Ele coordenou junto com sua equipe, mudanças na parte interna da estrutura física, quando reformou o gabinete da presidência, posteriormente montou uma equipe para a área de comunicação, onde está reestruturando os meios de veiculação. Mudou a programação da TV Legislativa quando lançou a TV Câmara, realizou mudanças no setor administrativo, ao implantar um Conselho Administrativo, para análise de investimento em cada área da Câmara Municipal de maneira integrada com outros departamentos no sentido de planejar e viabilizar sua gestão especialmente no que diz respeito a questões orçamentárias e controle financeiro. Algo que foi relevante na prestação de contas, quando anunciou a devolução de quase um milhão de reais em cheque para a Prefeitura Municipal de Uberlândia, recurso que foi disponibilizado ao poder Legislativo, através da previsão orçamentária feita pelo poder Executivo. O cheque foi entregue ao prefeito em exercício, Paulo Vitiello, no Centro Administrativo, logo após a prestação de contas, onde foi sugerido que o valor fosse utilizado para contribuir com a educação infantil, uma economia relevante, que ultrapassou o valor devolvido na gestão anterior do Legislativo. Além do cheque, Marcio Nobre anunciou que apesar da Câmara ter feito a aquisição de dois veículos no último ano, estariam sendo repassados cinco veículos bem conservados ao poder Executivo, três carros e duas motos que segundo o presidente deveriam ser encaminhados para contribuir com a necessidade das seguintes Instituições: Biblioteca Municipal, Superintendência dos Distritos, PROCON e DMAE.

Destaques das atividades realizadas em 2013

Entre os grandes trabalhos em 2013, houve a promoção de mais de 40 eventos através da Escola do Legislativo, dentre eles cursos palestras, seminários, debates, levando em consideração que passaram mais de 3.000 alunos pela Escola; mudança de pessoal estabelecendo parcerias para ingresso de estagiários e jovens aprendizes; benefícios para o Servidor Público: conquista do Plano de Saúde, auxílio alimentação mediante a iniciativa do Poder Executivo; Trabalhos Legislativos: promoções de mais de 20 audiências públicas dos mais variados temas, onde se destacaram: Mobilidade Urbana, Saúde, Educação e Transporte; Aprovação de 525 projetos, dentre eles 308 de autoria do Executivo e 217 de autoria dos vereadores, quanto aos Decretos Legislativos e Projetos de Lei Ordinária foram 11.896 requerimentos aprovados.

Investimentos financeiros

Aquisição da TV Digital; veículos, Van e Microônibus; compra de equipamentos audiovisuais; tecnologia, entre outras benfeitorias no setor da comunicação.

Projetos Futuros

 

Após a prestação de contas, Marcio Nobre falou sobre os principais desafios para esse ano e sobre as metas que foram traçadas em especial sobre a TV Digital, comentou sobre a implantação do Portal Câmara, a respeito do projeto para a instalação da Rádio Legislativa e sobre a construção do prédio anexo e reforma do atual prédio da Câmara Municipal.  “Temos que produzir conteúdo para veicular na TV durante 24h em canal aberto com sinal digital, sendo este um dos grandes desafios que nós temos para essa Legislatura, implantar a TV própria. No que diz respeito à construção do prédio anexo e sobre a reforma do atual prédio da Câmara Municipal, o presidente afirmou que já teve a condição de já utilizar dentro do orçamento previsto do último ano, o pagamento de todos os projetos que serão necessários para as obras. Será viabilizado um empréstimo através da Prefeitura Municipal para concretização, mas serão pagos com os recursos da Câmara, um investimento para que a cidade tenha uma Câmara à altura de Uberlândia”.

O presidente também destacou que será gerido um novo e moderno sistema de tecnologia, com gestão integrada, onde todos os departamentos participarão de um conselho, integrando a contabilidade da Prefeitura com a prestação de contas do Município de Uberlândia. “Visamos cumprir as exigências do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), tudo informatizado com o projeto macro de tecnologia”.  A coletiva foi encerrada com discurso de agradecimento do presidente, que fez menção ao apoio dos vereadores e a imprensa, sendo que o Ordenador de Despesas e vereador Alexandre Nogueira reforçou a questão da economia que foi feita pelo Legislativo em relação ao mandato em 2013, agradecendo o apoio dos companheiros, do executivo e da população como um todo, reafirmando que em 2014, a Câmara estará aberta para atender as reivindicações de todos os setores da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *