ISO Olhos conquista o prêmio Empresa Cidadã  

iso-slider

Em solenidade realizada no dia 17 de novembro de 2015, a equipe do ISO Olhos, foi agraciada com o Sêlo Empresa Cidadã, pela 12ª vez, uma conquista assinada pelo Clube de Dirigentes Lojistas de Uberlândia – CDL, Fundação CDL e Câmara Municipal de Uberlândia.

Esta premiação, já com 13 edições, existe desde 1999 e tem a chancela, de uma comissão de estudiosos e especialistas na área de terceiro setor e responsabilidade social do mais alto conceito na cidade, envolvendo assinaturas de três instituições que representam segmentos políticos, comerciais e sociais.

O ISO Olhos – Instituto de Saúde Ocular, um hospital especializado em Oftalmologia, hoje com 97 colaboradores, sendo 87% mulheres e 13% homens; participou da avaliação com o programa social Ver para ReviVER.

 

Apresentação do Projeto

 

O projeto foi um dos mais interessantes e acima de tudo deu continuidade a conquistas anteriores, onde o ISO sempre foi destaque. A responsabilidade social é um dos pontos fortes da política da empresa, que começou no ano 2000 com os sócios fundadores, os médicos Dr. André Rodrigues, Dra. Maria do Carmo e Dr. Mário Carvalho.

A coordenadora do programa, a Gerente de Marketing Corporativo da empresa, Isabel Rosita Leite Fialho, salientou que o apoio da diretoria e a participações dos colaboradores como voluntários, foram fundamentais para mais uma conquista.

No projeto está explícito os problemas e causas da cegueira e isto está sendo cuidado pela equipe do ISO Olhos de forma institucional, onde as ações do programa social ficam acima dos interesses mercadológicos.

 

PRINCIPAIS AÇÕES DO PROGRAMA

 

Nos 16 anos de existência do Ver para ReviVER milhares de pessoas já foram beneficiadas, abrangendo inclusive as duas pontas do ciclo de vida, infância e terceira idade, com foco na faixa da população que por vezes não tem condições de pagar pelo atendimento na rede particular ou que é penalizada pela demora no atendimento no serviço público de saúde. Com as diversas ações realizadas nesse tempo, o ISO Olhos sempre buscou formas de incentivar, insistir na importância da busca pelo tratamento, além de fazer com que a família se envolva e tenha papel de destaque na prevenção. Quanto mais pessoas com acesso à informação, maiores as chances de reduzir os índices de perda visual e de promoção de uma melhor qualidade de vida que por vezes é prejudicada pelo desconforto visual.

 

BALANÇO SOCIAL

 

Como é importante trabalhar com números reais, até mesmo para programar, organizar e angariar participação de parceiros o balanço do número de atendidos pelo projeto Ver para ReviVER nos anos de 2013, 2014 e até julho de 2015. Em 2013 foram realizados 7043 testes de acuidade visual e exame de tonometria, sendo que foram necessárias 298 consultas médicas para atender casos específicos. Em 2014, 6560 testes de acuidade visual e exame de tonometria realizados e 104 consultas médicas para atender casos específicos. Até julho/2015, 2042 testes de acuidades visual e tonometria já foram realizados nas ações e 63 consultas médicas já foram requisitadas para atender aos beneficiados. Em 16 anos, mais de 30.000 pessoas foram beneficiadas pelas atividades do Ver para ReviVER.

 

Ver Crescer – uma ação com a pastoral da criança

 

Um momento de grande relevância para o programa reviver é em época de natal momento de evidencias de solidariedade maior. Acontece no ISO Olhos uma campanha interna onde os colaboradores desenvolvem a ação que se realiza a ação comunitária junto a pastoral da criança da diocese de Uberlândia. O objetivo são atender as crianças de 0 a 6 anos que já são assistidos pela instituição católica, prestando assistência médica para a reabilitação visual, com testes de visão, consultas e indicação de óculos e até cirurgias já foram realizadas.

Em grande evento em um bairro da periferia de Uberlândia levamos também entretenimento como contação de histórias, livros, entrega de brinquedos novos, brincadeiras e lanches.

 

CONSULTAS MÉDICAS

 

As consultas e exames com os médicos são realizados nas dependências do ISO Olhos, com toda a infra-estrutura física que é utilizada por seus clientes. Nesta fase do processo é identificada a real situação da saúde ocular de cada paciente: se necessário, o mesmo é encaminhado para o procedimento cirúrgico ou tratamento de doenças e/ou somente prescrição de óculos.

A partir destas consultas é possível diagnosticar outras patologias e providenciar o encaminhamento para outros especialistas como: diabetes, pressão alta, dentre outras. Com a realização dos exames e da consulta com o médico especialista em oftalmologia, casos de glaucoma e visão subnormal podem ser identificados e, nesses casos são necessários tratamentos e acompanhamento, que é agendamento e realizado posteriormente, em um seguindo momento.

 

ENTIDADES PARCEIRAS

 

Quando é o caso, receitas de óculos são confeccionadas de acordo com a necessidade de correção do desvio visual de cada paciente.

A partir da necessidade do uso de óculos encontrada durante o atendimento pelos médicos, após a consulta os pacientes com indicação para óculos, são contemplados com os óculos doados através de um grande parceiro do Ver para ReviVER que é o Núcleo de Óticas da ACIUB. Em alguns casos, clientes do ISO Olhos fazem doações de armações em bom estado de conservação que não estejam mais em uso e as empresas parceiras, doam apenas as lentes.

É importante salientar apenas o diagnóstico não é suficiente e a entrega dos óculos é um fator essencial para atingir o objetivo final que é propiciar a reabilitação visual.

 

CIRURGIAS

 

Em casos de indicação de cirurgia, automaticamente o paciente se submete aos exames pré-operatórios: biometria (que mede a dioptria da lente intra-ocular), ultra-som; e a consulta pré-anestésica.

O agendamento da cirurgia é efetuado pela equipe de voluntários ISO Olhos de acordo com a disponibilidade dos médicos, equipe cirúrgica e sala de cirurgia/equipamentos. Os pacientes atendidos e contemplados com a cirurgia recebem todas as orientações para o pré-cirúrgico: cuidados pessoais e a dosagem e horários da medicação necessária. Todos os colírios utilizados no pré e pós-operatórios são oriundos de doação das empresas parceiras.

 

Hoje o ISO Olhos conta com uma das equipes com maior equipamento para atendimentos aos clientes e acima de tudo, profissionais que participam ativamente de cursos no Brasil e Exterior.

O funcionamento e atendimento aos clientes foi iniciado em 10 de novembro de 1998, tendo como sócios fundadores os Drs. André Rodrigues da Cunha, Maria do Carmo Monte e Mário Carvalho. Hoje a equipe que atua no atendimento médico conta com mais de 15 oftalmologistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *