Hospital e Maternidade Santa Clara entrega ampliação aos clientes e recebe nova diretoria

Os diretores do Hospital e Maternidade Santa Clara se emocionaram ao prestar homenagens no dia 8 de abril durante um grande coquetel, quando foram inauguradas as novas instalações do Hospital com ampliação da capacidade de atendimento, gerando mais conforto para seus clientes e também para os profissionais que atendem no dia a dia.

Autoridades constituídas, médicos, familiares, convidados especiais e imprensa estiveram presentes na solenidade que sintetizou um pouco do muito que foi a administração dos diretores: Dr. Luiz Henrique Guerreiro Vidigal – Diretor Administrativo; Dra. Tânia de Fátima Alves – Diretora Técnica e Dr. Eliezer Antônio Narciso – Diretor Clínico, na gestão de 2009 a 2013.

Todos os presentes foram convidados a conhecer como será o funcionamento de agora em diante no Hospital e as novas inatalações, que contemplam às áreas: 30 novos leitos, nova ala maternoinfantil com novo berçário, novo setor de cardiologia com Ecocardiograma 3D, sendo o primeiro Hospital privado a contar com esta tecnologia, nova recepção com revistaria e lanchonete e também entradas diferenciadas para atendimentos eletivos e pronto atendimento, proporcionando maior conforto e espaço.

Homenagens

A inauguração da ampliação do Hospital foi marcada por várias homenagens às pessoas presentes e familiares de algumas que já partiram para a morada eterna, inclusive intitulando alguns setores da instituição com os nomes destes grandes profissionais.

A ala maternoinfantil recebeu o nome do saudoso Dr. Ismael Ferreira Rezende; a UTI adulto recebeu o nome do Dr. Paulo Vitor Portela Silveira, também de saudosa memória. Outro grande profissional, a exemplo dos demais, foi o Dr. Público Paraízo de Freitas, que foi homenageado com o seu nome no Centro Cirúrgico, e, por fim, um dos fundadores do Hospital e que estava presente, foi o Dr. Hermilon Corrêa, homenageado com o seu nome no novo auditório.

Promotor de Justiça

Presente no coquetel de inauguração da ampliação do Hospital e Maternidade Santa Clara, o Dr. Lúcio Flávio, Promotor da Vara da Saúde em Uberlândia, afirmou à Dystak’s que: “esta inauguração é essencial. Uberlândia está crescendo a cada dia e termos um Hospital com esta categoria, qualidade nos serviços, acreditado ONA 2, enfim um Hospital moderno, é muito importante e traz tranquilidade para todos nós cidadãos que residimos aqui e também para visitantes e empresários que queiram investir em nossa cidade”, sintetizou.

O município

O vice-prefeito Paulo Vitiello Filho, falando em nome do executivo sobre as ampliações do Hospital e Maternidade Santa Clara, afirmou que é um trabalho de parceria entre a iniciativa privada e o serviço público. “É uma característica da iniciativa privada estar sempre à frente de seu desenvolvimento, estando sempre ligada ao público também. Se Deus quiser, breve este espaço vai estar atendendo ao público em geral através do SUS, devido as negociações que nós estamos realizando com o Hospital. Isto é Uberlândia crescendo e se desenvolvendo e o Santa Clara prestando um grande atendimento ao nosso povo”, encerrou.

Unimed

O presidente da Unimed Uberlândia, Dr. Elias Izeth, também sócio do Hospital, disse que “para nós enquanto médicos ou mesmo na presidência da Unimed é uma honra muito grande ver esta ampliação concretizada. O crescimento da rede hospitalar de Uberlândia beneficia a população da cidade e região do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas, Alto Paranaíba, que abrange pela Unimed mais de 300 mil vidas. Só em Uberlândia temos uma abrangência de 135 mil e mais 85 mil clientes que usam os nossos hospitais e clínicas de saúde através de intercânbio de outras regiões. Só de nossa micro região há um suporte para 13 cidades. No ano passado a Unimed Uberlândia atendeu 750 mil consultas, 19.500 internações e 152 mil tratamentos ambulatoriais. Isto faz com que o crescimento da rede hospitalar de Uberlândia seja necessário e nós temos que cumprimentar a direção do Hospital e Maternidade Santa Clara por este brilhante trabalho que é o de entregar esta grande ampliação a comunidade como um todo”, afirmou Dr. Elias Izeth, presidente da Unimed Uberlândia.

Diretor Clínico do Hospital Santa Clara

“É difícil falar neste momento, como também sempre será em qualquer grande inauguração ou acontecimento social e empresarial. Para ser sincero, normalmente quando concedemos entrevista para falar sobre assuntos importantes, nós tomamos cuidado com as palavras, mas neste momento me preocupo em conseguir fazer um pronunciamento sem me emocionar. Estão sendo completados quatro anos de administração à frente do Hopital Santa Clara e agora estamos conseguindo entregar esta ampliação. Estou muito feliz pelo trabalho dos médicos, de todos os colaboradores e gestores do Hospital e também por essa direção incrível que me deu a primazia de fazer parte dela junto à Dra. Tânia de Fátima Alves, Dr. Eliezer Antônio Narciso e o Dr. Cláudio Ceccon que é presidente do Conselho de Administração, e a todos que nos ajudaram a chegar onde estamos, entregando as chaves aos clientes do Hospital. Isso é um presente para os nossos pacientes, para nossos médicos, para a cidade de Uberlândia e toda a região, que sempre pode contar com os serviços e benefícios a saúde de cada cidadão”, sintetizou o Dr. Luiz Henrique Vidigal, ao entregar a ampliação do Hospital Santa Clara durante a sua administração.

Dr. Luiz Henrique enfatizou ainda que em estrutura, equipamentos, mobiliários e outros benefícios para que houvesse a inauguração, foram investidos cerca de quatro milhões de reais. As novas instalações estão numa área construída de 1647m² e aumentará em possíveis 25% nos atendimentos, ou seja, mais de 500 diárias mês.

Nova diretoria

No dia 11 de abril, marcando um novo tempo dentro do Hospital e Maternidade Santa Clara, foi eleita a nova diretoria com votação dos médicos cotistas e do corpo clínico. Foram eleitos para o mandato de dois anos (2013-2015) os doutores Tânia de Fátima Alves, Diretora Administrativa; Luiz Alessandro de Moraes, Diretor Técnico e Luiz Henrique Guerreiro Vidigal, Diretor Clínico.

Após as eleições que duraram todo o dia, os eleitos prometeram continuar com os bons trabalhos que já vinham sendo feitos, implantando novos métodos, acompanhando o desenvolvimento da medicina e contando sempre com o apoio dos colegas médicos e de todos que fazem parte da família do Hospital e Maternidade Santa Clara.

Dra. Tânia de Fátima Alves, que foi eleita para o cargo de diretora administrativa, resumiu em poucas palavras a sua posição no cargo: “minha intenção é continuar com o brilhante trabalho que já havia sendo realizado, ampliando a área de atuação do Hospital. É isto que o nosso corpo clínico e clientes esperam. Agradeço a todos pelo carinho e voto de confiança e espero contar com o profissionalismo de todos para estes próximos dois anos e nas gestões futuras”.

A história

O Dr. Hermilon Correia é natural da cidade de Sacramento e nascido em 15 de novembro de 1923. Foi casado com Norma Teixeira, falecida há dois anos. Ele tem duas filhas: Consuelo Correia Almeida e Hebe Correia Lima. Concluiu o curso de Medicina na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro.  É o único fundador do Hospital Santa Clara ainda vivo. Em entrevista exclusiva à Dystak’s, ele contou como tudo começou em 1951.

“A Casa de Saúde Santa Clara foi fundada pelo empresário e pioneiro da medicina na região Dr. Rui Cota Pacheco. Na ocasião ele precisava de mais profissionais na equipe, porque a cidade começava a crescer e os clientes da região vinham tratar aqui. Eu estava no Rio de Janeiro e fui convidado para atuar na Casa de Saúde. O crescimento era constante e a Santa Casa chamou para trabalhar aqui os Drs. Ismael Rezende, José Olímpio e José Bonifácio. Nós quatro conversamos com o Dr. Rui Cota Pacheco e este decidiu vender a Casa de Saúde, pois nós dois trabalhávamos sozinhos e havia demanda para mais gente, como ainda há até hoje em todos os setores da saúde. Isto aconteceu em 1956, quando foi constituído o atual Hospital e Maternidade Santa Clara de Uberlândia. Naquela época não havia contrato com os médicos e nem cooperados. Os bons profissionais da época vinham fazer cirurgias no Santa Clara e nossa esperança era o progresso do Hospital. Foram os casos do Dr. Arnaldo Godoy Souza, Dr. Délio Menicucci, Walter Manhães, e muitos outros que faziam cirurgias de seus clientes em nosso Hospital. É uma história impressionante”, afirma.

Sobre evolução da medicina o Dr. Hermilon Corrêa salienta que “hoje as coisas mudaram muito. A informatização é uma aliada fantástica e não há o que discurtir sobre as doenças que apareceram e nem como elas estão sendo tratadas. Evolução que ninguém esperava. Este avanço considerável é tudo que se pode pensar em termos de evolução da saúde. Tudo progrediu muito e os pioneiros ficam admirando como está sendo feita a medicina nos dias de hoje com aparelhos de última geração”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *