Gilmar Machado toma posse em noite de gala

O professor Gilmar Machado, 51 anos, casado com a odontóloga Rosângela Paniago, pai de 2 filhos, natural de Cascalho Rico, filho de Sebastião Delfino Machado e de Maria Floripes, deixou o seu quarto mandato como deputado federal para ocupar a cadeira de prefeito da cidade de Uberlândia.

Com um brilhante trabalho da Justiça Eleitoral, a proclamação foi registrada quando a apuração mostrava que Gilmar apresentou uma vantagem superior a 50% dos votos às 21 horas do dia 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições em todo o Brasil.

O ex-deputado foi eleito no primeiro turno das eleições da cidade com um total de 236.418 votos contra 96.607 de seu principal oponente, o atuante deputado estadual, líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas, Luiz Humberto Carneiro, natural de Uberlândia. O mandato de Gilmar vai durar até 31 de dezembro de 2016.

O novo prefeito

Gilmar Machado assumiu o comando do município em cerimônia oficial às 19 horas e 20 minutos do dia 1º de janeiro de 2013, no Center Convention, assinando o livro de posse e agradecendo ao ex-prefeito Odelmo Leão por tudo que ele fez pela cidade, dizendo esperar seu apoio no cargo a partir de agora.

Estavam presentes na solenidade amigos, correligionários políticos, empresários, futuros secretários, vereadores e a imprensa que jamais se furtou de cobrir os grandes acontecimentos sociais, empresariais e tudo que envolve a grande metrópole.

Mesa de cerimônia

A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Ademir Torido dos Reis. Na mesa principal figuraram o ex-prefeito Odelmo Leão; o prefeito entrante Gilmar Machado acompanhado do vice Paulo Vitiello; Vereador Vilmar Resende – ex-presidente da Câmara Municipal; Dr. José Luiz Moura Faleiros – Juiz de Direito, representando o Poder Judiciário; Dr. Breno Lintz – Promotor de Justiça, representando o Ministério Público; Dom Paulo Francisco Machado – Bispo Diocesano; Pastor Antônio Oliveira – Igreja Batista Central; Dr. Rondon Pacheco – ex-governador do Estado de Minas Gerais; Dr. Zaire Rezende – ex-prefeito Municipal; Weliton Prado – Deputado Federal; Luiz Humberto Carneiro – Deputado Estadual; Dr. Elmiro Santos Rezende – Reitor da UFU; João Bittar Jr. – Deputado Federal; Elismar Prado – Deputado Estadual; Leonídio Bouças – Deputado Estadual; Murilo Ferreira – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho representando o Deputado Estadual Tenente Lúcio; Coronel PM Dilmar Fernandes Crovato – Comandante da 9ª Região da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; Tenente Coronel Rocha Lima – Comandante do 36º BIMtz; Dr. Emerson Gonçalves de Aquino – Delegado Chefe da Polícia Federal em Uberlândia; Dr. Samuel Barreto de Souza – Delegado Chefe do 9º Departamento de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Dr. Egmar Sousa Ferraz – Presidente da 13ª Subseção da OAB/MG; Thiago Soares Fonseca – Presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e Joédis Marques Ferreira da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Junto das mais de 3.800 pessoas do auditório no Center Convention, estavam figuras dos mais diversos segmentos, todas importantes e que pelo cerimonial se consideraram também fazendo parte da mesa.

Após assinado o termo de posse, o ex-prefeito Odelmo Leão pediu licença, se retirou da mesa e consequentemente do evento, acompanhado do ex-governador Rondon Pacheco e simultaneamente de todos os ex-secretários presentes no auditório.

Os discursos

Em seu discurso de despedida o prefeito Odelmo Leão, sempre atento ao muito obrigado, mencionou nominalmente todos os setores por onde passou, atuou e realizou obras que beneficiaram a grande Uberlândia.

Com um discurso mais emocionado, até mesmo pela situação vivida no momento, o prefeito entrante Gilmar Machado foi efusivo e muito aplaudido em suas declarações de cumprimentos, agradecimentos e pedidos para que a população possa cooperar com sua administração que segundo ele será um modelo para o país, mas para isso tem que contar com o apoio dos vereadores da Câmara Municipal, os setores que geram a economia, enfim, todos os munícipes.

Os vereadores

Na ocasião tomaram posse também os novos vereadores que a partir de agora terão a missão de ajudar na administração municipal olhando, fiscalizando e fazendo com que o povo se sinta mais feliz e realizado pelas escolhas que fizeram nas urnas.

Todos os empossados e os suplentes já haviam sido diplomados durante sessão oficial da Justiça Eleitoral realizada no dia 18 de dezembro no Center Convention. A sessão de diplomação foi dirigida pelo Juiz de Direito Dr. César Aparecido de Oliveira, Diretor do Foro Eleitoral de Uberlândia e todos os eleitos juraram o cumprimento de seus deveres cívicos com o município desde 2013 até o final de cada mandato em 31 de dezembro de 2016.

Tomaram posse os vereadores Adriano Zago, Alexandre Nogueira, Delfino Rodrigues, David Thomaz, Doca Mastroiano, Dr. Paulo Bouças, Dra. Flávia Carvalho, Estevão Bittar, Felipe Attiê, Gláucia da Saúde, Isac Cruz, Ismar Prado, Jerônima Carlesso, Juliano Modesto, Lelis Lima, Marcio Nobre, Marquinho Mega Box, Michele Bretas, Norberto Nunes, Professor Neivaldo, Rodi, Sebastião Galego, Vico, Vilmar Resende, Willian Alvorada, Wilson Pinheiro e Zezinho Mendonça.

Os secretários

Aproveitando a grande solenidade e a falta de tempo para realização do evento em outra ocasião, o prefeito Gilmar Machado pediu a comissão de organização do cerimonial que empossasse também os novos secretários que já estão trabalhando desde uma reunião com o novo prefeito realizada ás 8 horas do dia 2 de janeiro.

Foram empossados e prometeram muito trabalho: Gilmar A. Machado – Prefeito Municipal; Paulo Vitiello Filho – Vice- Prefeito de Uberlândia; Alexandre Andrade – Secretário Municipal de Trânsito e Transporte; Aniceto Ferreira – Diretor da FERUB; Delfino Rodrigues – Secretário Municipal de Habitação; Dr. Almir Fernando Loureiro Fontes – Secretário Municipal de Saúde; Dr. Luiz Antônio Lira Pontes – Procurador Geral do Município; Dr. Placidino Stabile de Oliveira – Diretor da PRODAUB; Dra. Flávia Carvalho – Secretária Municipal de Qualidade de Vida; Eduardo A. Afonso Castro – Secretário Municipal de Serviços Urbanos; Fernando A. T. Nascimento – Secretário Municipal de Obras; Gercina Santana Novaes – Secretária Municipal de Educação; Gilberto Neves – Secretário Municipal de Cultura; Gustavo Moreira – Secretário Municipal de Comunicação Social; Hélio Alves Mendes – Secretário Municipal de Meio Ambiente; Ismael Costa – Diretor Executivo da EMAM; José Caldeirani Filho – Secretário Municipal de Planejamento Urbano; Lílian Machado de Sá – Secretária Municipal de Administração; Marcos Américo Botelho – Superintendente do IPREMU; Murilo Ferreira Alves – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho; Orlando Resende – Diretor Geral do DMAE; Paulo Romes Junqueira – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Rosângela Paniago Machado – Secretária Municipal de Governo; Stoessel Luiz Vinhas Ribeiro – Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia; Vanessa Petrelli Corrêa – Secretária Municipal de Agropecuária e Abastecimento; Vitorino Alves da Silva – Secretário Municipal de Finanças; Zezinho Mendonça – Diretor Geral da FUTEL.

Agora é mãos à obra e aqueles que sempre tiveram ideias mirabolantes e outras de real benefício para a população estão ocupando os mais diversos cargos e poderão trabalhar dentro do que está previsto na Constituição do Município, fato que todos na cidade de Uberlândia estão esperando para que ela continue sendo modelo de empreendedorismo para todo o Brasil, cuidando do social e fazendo com que a região cresça ainda mais.

A equipe Dystak’s, ao mesmo tempo em que agradece a atenção sempre dispensada pelo prefeito Odelmo Leão e equipe, deseja felicidades na administração Gilmar Machado e que ele conte sempre com o dinamismo de todo o secretariado, vereadores e aqueles que forem chamados para contribuírem no mandato 2013/2016, assim como tem demonstrado em seus primeiros dias de governo, recebendo todos que o procuram com a maior atenção.

Depoimentos

“Eu vejo a nova administração com muito otimismo, por ser um time tecnicamente muito bem preparado e que tem história. Uberlândia é uma cidade de muita sorte porque ela é premiada por este perfil de gestor. O Gilmar tem uma história muito grande e Uberlândia comprovou isso através dos votos nas urnas. O time que ele selecionou é técnico e competente, embora precise de trabalhar. Especificamente na área da saúde, a recepção foi muito boa quanto ao nome do professor Almir Fernando Loureiro Fontes. Eu o conheço há mais de 20 anos. Ele tem uma formação técnica e humanista voltadas para programas populacionais. Apesar de ser um médico de alto currículo, eu o acompanho desde que ele se formou em Juiz de Fora, como um profissional com um cunho social e dono de um grande apelo para programas. Então vemos com muito otimismo a entrada da nova administração no dia 1º de janeiro de 2013. Caso as conjunturas estadual e federal convirjam em sintonia com Uberlândia, nós vamos continuar um trabalho muito bom e isto é o nosso otimismo”. – Roberto Botelhoprofessor e médico diretor do Instituto do Coração de Uberlândia.

O empresário Luiz Fernando Violatti, diretor da Dreste Construtora, comentou sobre a substituição de Odelmo à frente do município, afirmando que sai de campo um prefeito que jamais será esquecido pela população e entra um ex-deputado que deu mostras de seu amor por Uberlândia em seus mandatos na assembléia de Minas e na Câmara Federal, em favor de toda a região. E na sua opinião foi a vontade do povo e contra isto ninguém pode ter maiores comentários. Sintetizou desejando boa sorte ao amigo Gilmar Machado, vereadores e secretários de todas as pastas.

O Comandante da 9ª RPM, Coronel Dilmar Crovato, muito satisfeito com as realizações de sua tropa em 2012, afirmou que está torcendo muito pelas continuidades de todas as boas administrações no estado de Minas, onde a atuação da Polícia Militar tem sido assídua e sempre em parceria com os governantes. Nas 17 cidades abrangidas pela 9ª RPM, onde os prefeitos assumiram no dia 1º de janeiro, ele disse que os seus comandados estão esperançosos de que poderão continuar os seus trabalhos, destacando que Gilmar Machado é um líder e com certeza dará continuidade a tudo de bom que já foi plantado por outros prefeitos em Uberlândia.

“Olha, como em todo início, nós temos boas expectativas para que os compromissos assumidos durante a campanha sejam de fato implementados. Nós temos certeza absoluta que o prefeito Gilmar Machado irá desenvolver trabalhos para que Uberlândia consiga prosseguir nessa caminhada de desenvolvimento e progresso da cidade, assim como foi feito por Odelmo Leão, agora bem sucedido em pleito que foi uma escolha popular e que apontou um vencedor”, foram as palavras do Dr. Samuel Barreto, delegado chefe do 9º Departamento da Polícia Civil de Minas.

O ex comandante da 9ª Região de Polícia Militar, Coronel Robson Nogueira, hoje lecionando e atuando como advogado, disse que espera uma administração de sucesso, pois o Gilmar Machado está há muito tempo atuando com uma liderança extraordinária em todos os setores da economia. Conhece bem os caminhos para conquistas e uma das provas foi o muito que atuou encaminhando recursos durante a administração do prefeito Odelmo Leão, que olhou muito bem toda a cidade.

O advogado Carlos Henrique Melazzo afirmou que Uberlândia está entregue em boas mãos. Assim como outros prefeitos que atuaram com brilhantismo, Gilmar Machado chega em um momento de total conforto, mas não pode ficar sentado e isto não é do feitio dele. Uberlândia só vai ganhar se tiver uma administração com a vontade que Gilmar Machado está chegando. Vai depender muito também da equipe que não pode ultrapassar limites e na opinião do advogado, se isto acontecer vai ter corte na certa.

A nossa reportagem perguntou ao empresário Laurindo Rodrigues o que ele espera da administração Gilmar Machado. De imediato respondeu: “Mauro é uma grande satisfação nessa mudança que nós tivemos, principalmente na questão partidária. É maravilhoso. O Gilmar é uma pessoa fantástica, tenho ele como amigo, um parceiro grande na nova administração de Uberlândia. Você pode ter certeza que o grupo dele vai fazer nossa cidade crescer cada vez mais e avançar muito, priorizando cada área de acordo com suas necessidades”, afirmou.

O apresentador Marcos Maracanã veio de Belo Horizonte para assistir a solenidade. Perguntamos a ele se a honraria era para cumprimentar o Gilmar Machado ou se despedir do Odelmo Leão. Ele foi fantástico, como sempre, e afirmou: “primeiro eu já realizei um grande sonho, que é ver um negro na prefeitura de Uberlândia. O Gilmar é uma pessoa que eu tenho o maior carinho por ele. Desejo a ele sucesso absoluto. Ele tem uma missão muito importante pela frente, Uberlândia é uma cidade sensacional. O novo prefeito tem uma responsabilidade fora do comum e eu espero o sucesso. Agora o curioso é que ontem, segunda-feira dia 31 de dezembro de 2012, eu subscrevi uma frase, um texto no facebook dizendo o seguinte: ‘Ontem ás 19:02 horas eu vi na Avenida João Pinheiro três caminhões recolhendo o lixo da cidade. Isso demonstra e comprova o comprometimento do prefeito Odelmo com essa cidade, que disse há oito anos atrás que trabalharia incansavelmente até o último dia do mandato dele.’ E eu fiquei impressionado com isso, porque estou vivenciando uma situação complicada em Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, onde o lixo tomou conta. Prefeitos que perderam as suas eleições e abandonaram as cidades. O prefeito Odelmo não perdeu a eleição. O prefeito Odelmo ganhou Uberlândia mais uma vez, porque é um cidadão que gosta e ama essa cidade. Todos nós sabemos disso. Então agora nós desejamos boa sorte à essa nova gestão que vem por aí. Nós enquanto cidadãos, devemos cobrar. Nosso papel é esse. Eu estou lá em Belo Horizonte mas eu sou custoso. Quero ver minha querida Uberlândia sempre em primeiro lugar” afirmou.

O médico Dr. Zaire Resende, presente na solenidade, foi indagado pela nossa reportagem sobre como estava se sentindo ao assistir a posse do Gilmar Machado assumindo um cargo que já lhe pertenceu. “Esperança. Eu diria que é igual a esperança que o povo de Uberlândia depositou nele. Hoje é uma pessoa madura, experiente. Carrega sobre os ombros uma experiência no legislativo, ajudou o executivo federal, tem um ótimo projeto, é uma pessoa digna, honesta e tudo faz crer que ele poderá e fará uma ótima administração aqui em Uberlândia”, disse.

Após tomar posse no cargo de vice-prefeito de Uberlândia, indagamos ao recém empossado Paulo Vitiello sobre como ele se sentia e o que o centro comercial de Uberlândia poderia esperar na administração atual. “A nossa administração não estará com vistas voltadas exclusivamente ao centro da cidade e sim em todos os setores da economia. Os lojistas, industriais e outros setores terão atenção especial da administração Gilmar Machado, que não é só o prefeito e o vice, e sim toda uma equipe. É nossa pretensão dar um cuidado especial em todas as áreas e fazer com que tudo seja facilitado para a população que não terá que fazer grandes deslocamentos para compras, atendimentos médicos e efetuarem seus pagamentos. Vamos fazer o inverso. O comércio é que vai ao encontro do cliente. Nós ficamos dois dias reunidos no fim de semana, onde fizemos as prioridades dos 100 primeiros dias. Tudo está esquematizado e vamos trabalhar. É lógico que vão surgir prioridades, pois estamos entrando agora à frente do município e muitas coisas são desconhecidas, relatórios que não batem com a realidade e temos que enfrentar adversidades comuns de quando se muda uma administração. Acontece porém que aqui é Uberlândia e é esta cidade que nós vamos administrar. Sabemos que para uma boa administração temos que contar com a participação do nosso povo, vocês da imprensa e a comunidade em geral, pois passadas as eleições temos que pensar em uma só Uberlândia: a Uberlândia da união, da paz, prosperidade e do progresso”, concluiu.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-MG e presidente em exercício, Dr. Elizeu Marques, ao falar sobre os novos administradores esclareceu que: “olha, eu tenho certeza que a administração será a nível do executivo, do legislativo e vai surpreender. Uberlândia hoje está sendo entregue pronta para trabalhar e não podemos tirar esse mérito do Odelmo Leão. Eu tenho certeza que o nosso prefeito Gilmar Machado junto com sua equipe, a Câmara Municipal também no mesmo alinhamento, irão dar continuidade a esse trabalho, procurando melhorar mais ainda o que já foi feito. Eu tenho certeza que vai ser um sucesso, e é o que nós todos devemos esperar. Nós não podemos pensar de forma negativa. Vamos torcer para dar tudo certo e naquilo que ele precisar das instituições, nós temos que estar juntos, como estivemos junto com o prefeito Odelmo Leão, este guerreiro que vai para um merecido descanso, até quando não sei, pois na política tudo pode acontecer. Uberlândia hoje está pronta para ser dirigida, e isso nós devemos ao nosso Odelmo Leão”, disse Dr. Elizeu Marques.

O Dr. José Pereira Pires, que por muitos anos dirigiu o SENAC e hoje é advogado disse: “ eu espero que as novidades da área administrativa apareçam com honestidade como todos os prefeitos honestos do Brasil. O prefeito anterior fez uma excelente administração e eu acho que o Gilmar vai fazer também uma ótima ou melhor. O ex-deputado Gilmar Machado tem competência, tem conhecimento da área federal e vai trazer muitos recursos para Uberlândia e região. Isso para nós significa uma Uberlândia mais poderosa”, sintetizou.

O ex-secretário de Indústria e Comércio de Uberlândia na administração Zaire Resende, professor Olavo Vieira, foi entrevistado pela reportagem afirmando que: “eu acho que o Gilmar tem competência e obrigação de fazer uma boa gestão. Competência ele já demonstrou nesses tempos de deputado estadual, federal, líder do governo Lula, vereador e professor. A obrigação é porque ele só tem 50 anos, vai ter uma experiência muito boa porque ele está pegando Uberlândia como uma cidade adulta, uma renda que dá suporte para fazer uma ótima gestão. Então eu estou otimista”.

“Eu estou muito entusiasmada e acredito que ele vai fazer um trabalho bem voltado para o terceiro setor e também para a administração da cidade. O Gilmar tem uma cabeça aberta, ele já procurou outras entidades e buscou todos os setores para saber quais são as necessidades das pessoas, então eu creio que diante da preocupação dele antes de pegar o governo, acho que ele vai ser um bom prefeito para nós”, disse Dorisnei Firmino, supervisora do projeto do Instituto Politriz.

O Dr. José Luiz Moura Faleiros, que já foi militante político, disse esperar “uma administração decisória, que seja coroada de plenos êxitos, porque afinal de contas o prefeito que está assumindo pertence ao partido da presidência da república, então Uberlândia não pode parar. Estamos saindo de uma gestão de muito êxito do prefeito Odelmo e a expectativa é que o Gilmar venha dar sequência nesse trabalho progressista e que o Partido dos Trabalhadores possa corresponder às expectativas dessa grande massa de eleitores que o elegeu. O Gilmar está preparado para isso. É uma pessoa muito boa e muito capaz. Então nós confiamos e acreditamos muito no sucesso da gestão Gilmar Machado”, disse o Juiz Criminal de Uberlândia.

Para o Dr. Emerson Aquino, delegado chefe da Polícia Federal em Uberlândia, a parceria entre a instituição e o município vai continuar sempre e afirmou: “quando eu cheguei aqui o prefeito era o Odelmo Leão e a polícia federal já tinha uma parceria intensa com a prefeitura. Agora espero receber o novo prefeito Gilmar Machado o mais rápido possível para que ele conheça o nosso efetivo, conheça nossa casa e sempre estaremos com as portas abertas para contribuir naquilo que nos confere na segurança e na ordem do nosso povo”.

O atual promotor Breno Lintz era vinculado ao Partido Verde e perguntamos como está sua situação junto ao poder político. Ele respondeu que não está filiado a nenhum partido porque no período em que exerce a função de Promotor precisa desvincular. Sobre o que espera da atual administração, Breno foi categórico dizendo: “eu acredito muito na pessoa do Gilmar. O conheço razoavelmente bem para poder acreditar que ele fará um bom governo. Torço por ele, até porque tenho que torcer pela cidade. Então vamos aguardar e ajudá-lo no que for preciso para ele caminhar elevando ainda mais o nome de Uberlândia no cenário político Mineiro e do Brasil.”

“Olha eu acredito que essa administração está vindo para inovar. Penso que no ponto em que Uberlândia está hoje nós não podemos correr riscos pessimistas. Temos é que torcer para termos uma Uberlândia cada vez mais preparada e pronta para o sucesso”, foi o que disse Leonardo Lima, empresário do setor rural.

Sempre presente como participante ou animador dos principais eventos sociais e empresariais de Uberlândia, o músico Tarcísio Mano Velho disse esperar que a administração Gilmar Machado seja uma administração diferente de todas até hoje, até porque 70% da população da nossa cidade acreditou nele, tanto que confiaram seus votos para ele ser o prefeito da esperança.

“Em primeiro lugar quero desejar muita sorte para a administração que está iniciando os trabalhos à frente do município de Uberlândia desde o dia 1º de janeiro de 2013. Obviamente nós esperamos uma continuidade do progresso e desenvolvimento que Uberlândia sempre observou em todas as suas gestões, onde atuaram com seriedade e respeito com o cidadão. Nós que trabalhamos com a área da saúde, esperamos a continuidade de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido”. – Ricardo Matia – Inovar Consultoria – empresa assessora no Hospital Santa Catarina.

“Nós achamos que desde que a comunidade uberlandense elegeu pelo voto universal o deputado Gilmar Machado como prefeito de Uberlândia, foi depositada nele uma grande confiança em função de seu trabalho apresentado como parlamentar. Como todos sabemos não é fácil administrar uma cidade do porte de Uberlândia, que não pode ser administrada apenas com boa vontade. Ela tem que ser administrada com equipe coesa, trabalhadora e que realmente conheça de fato todas as áreas que vão ser trabalhadas. Então, a nossa esperança é muito grande e que o prefeito Gilmar Machado venha conseguir todo este elo para que Uberlândia possa continuar no rumo que vem há tantos anos, dando exemplos ao Brasil e oferecendo uma boa qualidade de vida à nossa população”. – Paulo Salomãomédico diretor administrativo do Hospital Santa Catarina.

“Eu tive oportunidade de ouvir o nosso prefeito Gilmar Machado e tive uma ótima impressão. Realmente ele está super animado por estar a muito tempo alinhado com o desenvolvimento de Uberlândia. Acho que todos nós devemos contribuir e se assim ocorrer a cidade só tem a ganhar, especialmente se a equipe do segundo escalão estiver disposta a fazer aquilo que a grande metrópole precisa: trabalho. Se isto acontecer será uma autêntica sequência de tudo aquilo que o ex-prefeito Odelmo Leão realizou em prol do desenvolvimento da cidade. Como professora eu acredito que ele vai colocar um foco especial na área da educação em todos os setores”. – Raquel Paes Lemeempresária da área de ensino de línguas estrangeiras – CCAA.

“Todos nós esperamos que seja o mesmo sucesso da administração anterior. A administração do Odelmo fez Uberlândia ser modelo em vários setores da economia e é isto que eu e meus companheiros esperamos do Gilmar Machado e sua equipe”. – Rogério Araújo – Coordenador da Residência Médica da UFU e empresário.

O empresário Odomires Mendes de Paula, presidente da ABRAMP – Associação Brasileira de Micro e Pequenas Empresas, sediada em Uberlândia e com abrangência em todo o território nacional, comentou sobre o ex e o que espera do atual prefeito de Uberlândia. “Eu costumo dizer que Uberlândia é privilegiada. O fantástico Odelmo Leão terminou a administração vitoriosa, com mais de 90% de aprovação popular e isso diz tudo. Agora  a expectativa é sobre o trabalho do Gilmar Machado, que ao longo dos tempos tem se mostrado um excelente político e que fez coisas fantásticas, tanto na Assembleia em Belo Horizonte e agora mais recentemente na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde exerceu 3 mandatos e meio, quando veio dedicar-se ao trabalho de prefeito. Enfim, eu particularmente acho que Uberlândia vai continuar com o progresso que sempre teve.”, enfatizou.

“O Odelmo realizou uma grande administração e agora eu espero que o Gilmar Machado possa ter uma equipe trabalhadora e que possa dar continuidade ao que de bom foi realizado, e que surjam idéias novas para que a cidade de Uberlândia possa ser destaque em todo o Brasil, conforme aconteceu nos últimos quatros anos”. – Sérgio Pedreiro – empresário.

“Eu como diretor de escola vejo a possse de um ex-professor no cargo de prefeito de suma importância para toda a classe. Tenho certeza que não só o ensino público como também o particular serão olhados com impôrtância pelo nosso prefeito Gilmar Machado”, afirmou João Gonçalves, diretor presidente da Faculdade do Trabalho.

Câmara realiza primeira sessão solene e empossa vereadores suplentes

Após a posse realizada no dia 1º de janeiro de 2013, no Center Convention, o novo presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Márcio Nobre, presidiu a primeira sessão solene no dia 2 de janeiro, quando deu posse aos quatro vereadores que vão substituir Zezinho Mendonça, Flávia Carvalho, Jerônima Carlesso e Delfino Rodrigues, que se licenciaram para atender interesses em outras áreas da administração.

A mesa que de honra foi dirigida pelo presidente Márcio Nobre e contou ainda com as presenças do prefeito Gilmar Machado; o vice Paulo Vitiello; Major Salvarani – representando a Polícia Militar; os deputados estaduais Elismar Prado, Tenente Lúcio e Liza Prado; o deputado federal Weliton Prado; o engenheiro e supervisor do DNIT João Andrea Molinero Júnior; Alexandre Nogueira, secretário e ordenador de despesas da Câmara; Rosangela Paniago, secretária de governo e esposa do prefeito Gilmar Machado; Leonardo Ferreira, representando a Maçonaria e outras inúmeras personalidades políticas, familiares, amigos e autoridades que se misturaram no auditório e tribuna do Plenário Homero Santos.

Os vereadores suplentes

Os quatro vereadores suplentes que tomaram posse no dia 2 de janeiro foram Mário Milken (PDT), Silésio Miranda (PT), Padre Amari (PSB) e Capitão Duque (PPL). Em seus discursos todos prometeram muito trabalho, agradeceram ao prefeito Gilmar Machado e em especial aos vereadores titulares que saíram para missões diferenciadas na atual administração, excessão feita á vereadora Jerônima Carlesso que se ausenta por 30 dias afim de cuidar de assuntos particulares. No entanto, foi ela quem demonstrou mais emoção no discurso apresentado no dia 2, quando enfatizou que antes do trabalho devemos agir com o coração e saber aquilo que estamos fazendo. Disse que é muito comum uma pessoa passar pela outra e nem mesmo se manifestar com um cumprimento e afirmou que isto faz mal à alma. Falou nominalmente sobre todos os membros da mesa e finalizou: “Capitão Duque, meu afilhado, vereador, policial competente e homem de grande valia junto a família. Espero que neste tempo em que você vai atuar como vereador possa concretizar sonhos e colocar em prática um pouco do muito que tem na sua mente composta por grandes projetos. A população de Uberlândia assim espera e eu muito mais”, declarou.

Fala das autoridades

“Desde o tempo em que eu era comandante no Curso de Formação de Oficiais no 36º Batalhão de Infantaria, eu dizia uma coisa para meus comandados: ‘estou aqui para aprender com vocês’. É assim que estou levando minha vida e espero que vocês vereadores tenham compromisso com aquilo que acertaram com os milhares de eleitores que lhes deram preferência nas urnas dia 7 de outubro. Estou sempre aprendendo e com vocês aprendi que caminhando devagar e sempre vamos conquistando o nosso espaço e, aqueles que não acreditavam, estão nos vendo hoje à frente de um grande partido, ocupando o cargo de deputado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enfim, comandando hoje uma coligação que pôde contribuir com a eleição de nosso querido prefeito Gilmar Machado”, sintetizou Tenente Lúcio.

Falaram também na sessão os deputados estaduais Elismar Prado e Liza Prado, todos cumprimentando os recém empossados, os demais 23 vereadores e desejando boa sorte nos trabalhos do prefeito Gilmar Machado.

A sessão foi encerrada com o pronunciamento do presidente da casa, vereador Márcio Nobre, que em gesto de humildade e reconhecimento pediu aplausos ao ex-presidente Vilmar Resende pela maneira coesa, humana e imperativa com que dirigiu os trabalhos do legislativo em seus mandatos. Em seguida convidou a todos para ao som do Hino de Uberlândia cumprimentar os empossados e amigos ali presentes, dando por encerrada a primeira sessão solene da atual administração do Legislativo Municipal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *