Festas. O custo é alto e as dificuldades mais ainda

Ao encontrar com empresários promotores dos principais eventos regionais, constatamos que a realização de grandes festas está se tornando cada vez mais difícil e arriscada, especialmente pelas exigências dos contratantes que acima de qualquer coisa recomendam uma organização vip, onde a segurança é um dos fatores que mais chamam atenção, exigindo tudo de primeira qualidade e no menor preço.

Profissionais do setor como cerimonialistas, promoters e outros que atuam na area afirmam que a festa deve ser sempre motivo de alegria e as vezes os preparativos envolvem tantos cuidados que a dor de cabeça começa antes do evento. “É bom que tudo de preparação aconteça antes da festa para que na grande data tudo saia de acordo com o esperado”, diz Marli de Souza, proprietária do Buffet Marly Festas.

O cerimonial

O cerimonialista Marcelo Martins, um dos mais conhecidos da região, afirma que já realizou uma infinidade de festas para crianças, jovens e adultos envolvendo as mais diferenciadas camadas da sociedade de toda a região de Minas, Goiás, Distrito Federal e São Paulo.

“Por incrível que pareça uma das festas mais difíceis de se organizar é aquela que envolve nossas próprias famílias, porque qualquer erro pode ser fatal. O nosso trabalho é acima de tudo profissional e a preocupação vai desde o local do evento, fotografias, filmagens, celebrações, buffet e uma série de outras coisas que só mesmo quem está no meio é capaz de imaginar. O cerimonialista deve estar sempre acompanhado de uma equipe profissional composta por homens e mulheres polivalentes, para atender as exigências de crianças, jovens e adultos seja quem for o artista do evento. A nossa empresa está muito ligada aos eventos de família e aí envolvem aniversários de crianças, 15 anos, formaturas, casamentos, bodas e outras atrações, mesmo dentro do setor de empresas. Assim os clientes ficam tranquilos e este mesmo profissionalismo está sendo adotado hoje também por outros colegas que atuam na área de cerimonial. O que eu acho é que o principal de uma festa é o cerimonialista e para isto estamos preparados para o melhor atendimento”, afirma o empresário Marcelo Martins.

Trabalho empresarial

A diretoria da Rede Castelli foi ouvida pela equipe da Dystak’s e os empresários afirmaram em uma só voz que os principais atrativos de uma festa estão na relação dos convidados, organização do cardápio, serviço de atendimento e até os profissionais que vão estar presentes em cada evento. Hoje a rede oferece tudo a quem vai fazer uma festa de casamento, aniversário, formatura ou evento empresarial. Além dos amplos salões do Castelli Master e Hall em Uberlândia, a rede tem uma unidade para eventos em Goiânia e outra em Itajubá onde os trabalhos são iguais com profissionalismo e dedicação. Os eventos na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e interior de São Paulo são atendidos pelo Buffet de Uberlândia; Itajubá cobre a outra região e Goiânia fica com as festas de Goiás e Distrito Federal. Todo o sistema de segurança do Castelli obedece critérios rigorosos e um dos itens que a diretoria não abre mão é a equipe de brigadistas sempre presente em cada festa, especialmente nos eventos noturnos. Para um atendimento de primeira classe a Rede Castelli disponibiliza para seus clientes o melhor sistema de informações podendo ser acessado no site www.castellionline.com.br.

O Palácio

Sempre presente em todos os eventos realizados em sua casa de espetáculos, o empresário Rodrigo Magalhães cuida de cada detalhe para realização de qualquer festa que se realiza no Palácio de Cristal.

“São várias as coisas que nos deixam contentes, mas uma em particular eu tenho que destacá-la. Foi quando o ex-prefeito Virgílio Galassi, em discurso na festa da Dystak’s, declarou que tinha que cumprimentar-me por eu ter saído de Patos de Minas para montar toda a estrutura que temos hoje no Palácio de Cristal. Aqui em nosso salão, que pode ser modulado para os mais variados tipos de eventos, oferecemos aquilo que o cliente precisa, desde a lista de cerimonialistas até o guardanapo especial que marca cada aniversário, casamento, formatura ou promoções empresariais, incluindo feiras, simpósios, palestras, shows e espetáculos diversos. Temos que destacar que em abril a nossa empresa estará completando 20 anos de instalação em Uberlândia. A nossa festa será de orações em agradecimento por tudo que alcançamos até hoje em nossa vida. No entanto as chuvas já terão passado e para não deixar em branco estaremos iniciando a obra do novo espaço do Palácio de Cristal, cujas instalações vão ser em três pavimentos e vão atingir um valor final de aproximadamente 40 milhões de reais, oferecendo o conforto exigido pelos felizes frequentadores. Serão três pavimentos, estacionamento para 900 veículos e possibilidades de realização de até dez eventos ao mesmo tempo, sem nenhuma interferência de som ou circulação de pessoas. Vai ser um luxo e à altura desta cidade onde os empreendedores sempre andam na frente”, afirma Rodrigo Magalhães.

O conforto dos convidados

O Center Convention tem sediado nos últimos anos as maiores festas de Uberlândia. Um dos fatores que levam a preferência é a localização, estacionamentos próprios, hotel, restaurantes, lanchonetes e outras atrações que são oferecidas aos convidados, especialmente pessoas que aportam aqui apenas para a festa. Inaugurado no dia 31 de outubro de 2000, o Center Convention já sediou eventos festivos e empresariais de todas as camadas da sociedade. O amplo salão com capacidade total para 3.500 pessoas pode ser modulado e dividido em espaços atendendo ao gosto de cada cliente. O atendimento é vip e a direção faz questão de observar cada detalhe da festa, oferecendo além dos salões modulados, o serviço de buffet com garçons treinados e cozinha internacional.

Casamentos, aniversários, festas estudantis, formaturas, feiras, simpósios, shows e palestras sempre são atrações no Center Convention, mais conhecido como salão do Center Shopping e onde a equipe Dystak’s tem observado sempre o grande atendimento aos clientes que podem obeter maiores informações no site www.centerconvention.com.br ou pelo telefone (34) 3239-8400.

Espaço Empresarial

O Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) foi criado para atender aos interesses dos associados. Aconteceu por pedidos da comunidade social a extensão do salão para toda a sociedade e ali são realizadas grandes festas entre convenções, simpósios, apresentações teatrais, shows, palestras, cursos e inclusive a Festa da Secretária promovida pela Rede Dystak’s de Comunicação. A diretoria sempre se coloca à disposição dos associados e dos clientes, oferecendo atendimento personalizado, espaço para 450 pessoas sentadas, área de festas, serviço de som, estacionamento coberto e tudo mais que um médio evento precisa. Informações: www.cdludi.org.br/index.php?idSubSecao=3.

Cuidado com preços. Atendimento é tudo

A empresária Angélica Ferreira, atuante profissional da área de eventos, é responsável hoje por atender parte dos clientes interessados em festas no Palácio de Cristal. Ela afirma que sua área é geral, mas especificamente tem encontrado o problema da segurança, pois tem muita gente que oferece uma coisa e entrega outra. “Em nossas visitas sempre procuramos oferecer aos clientes aquilo que vamos entregar e não ficar mascarado na hora da festa. Os clientes do Palácio sempre têm aplaudido e indicado para outros os nossos serviços, e hoje sinceramente estamos esperando ansiosos pela construção do novo espaço, onde será possível a efetivação de até 10 festas ao mesmo tempo. Ao fechar um contrato o cliente, especialmente turmas de formandos, deve estar atento ao cardápio, cerimonial, o que vai ser feito, musical, colocação de mesas e tudo mais que se refere a qualidade e quantidade de cada festa. O atendimento é tudo e muitas vezes o cliente fica aborrecido com alguns resultados obtidos em alguns salões especificamente pela economia na hora de fechar o negócio. Isto é importante e não se pode economizar um palitinho numa festa onde existe toda uma expectativa de sucesso”, afirma a empresária.

Existem opções

A cidade de Uberlândia conta hoje com inúmeras outras opções para realização de eventos. Na Avenida Imbaúbas está localizado o salão Odisséia que tem sido palco de uma variedade de espetáculos em formaturas, eventos empresariais, estudantis, teatrais, bailes, casamentos e outras atividades que constam no contexto da casa com dois pavimentos, palco, camarins, bares independentes, cozinha e estacionamento.

O Egipthall, na rua Bernardo Saião, 203, Bairro Custódio Pereira, também tem sido procurado por grande parte da sociedade e ali a sua diretoria prima muito por espetáculos que possam agradar aos organizadores e convidados.

Espaço Pyth, Eldorados, The Place, Aquarius, Acrópole, Apoteose, Gold Festas e Eventos, Casa Blanca, Day After Eventos, Santiago Eventos, Estrelas, Alugarte, Le Trois, Celebration e muitos outros fazem parte ainda do leque de opções em que os clientes vão encontrar a oportunidade de realizar uma festa dentro de seus gostos.

As imagens

O fotógrafo Leandro Mendes, que há oito anos montou empresa própria, diz que a sociedade sabe muito bem escolher o melhor. “Em nossos trabalhos fotográficos na Bahia, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e na grande Uberlândia, o atendimento à sociedade tem sido perfeito. A preferência pelo trabalho dos profissionais daqui é coisa que chega a assustar. Posso ser sincero ao dizer que fotógrafos iguais aos de Uberlândia é muito difícil de encontrar e com isto os eventos que cobrimos têm imagens de todos os setores da cerimônia em festas infantis, bodas, aniversários, casamentos, festas empresariais, formaturas e outros trabalhos profissionais que são realizados não só pela equipe Leandro Mendes, mas pelos colegas da área. Tenho certeza que estamos muitos passos à frente e isto é importante para quem procura os serviços fotográficos dos profissionais de Uberlândia que são indicados até para atuar no exterior”, disse o fotógrafo dos grandes eventos, inclusive mantendo exclusividade com a Rede Dystak’s de Comunicação.

Buffet é fundamental numa festa

“Eu sinceramente sou até suspeita para falar qualquer coisa. O crescimento de nosso buffet atesta a preferência do grande público consumidor pelas coisas bem feitas aqui em Uberlândia. Acabamos de inaugurar instalações próprias de nosso buffet e agora a próxima meta é nosso salão, apesar de que os clientes têm priorizado apenas o contrato com os serviços que já disponibilizamos há bastante tempo”. As afirmações são de Marli de Souza, empresária que atende aos clientes de Uberlândia, Alto Paranaíba, Brasília, Goiás e interior de São Paulo, oferecendo buffet completo para todo e qualquer tipo de evento da alta sociedade.

Elegância, charme e beleza

A empresária estilista Marília Crosara, do ateliê Maristeles Crosara, destaca que “a festa só é completa quando os convidados cumprem o que determina a etiqueta e o bom senso. É comum para muitas pessoas não observarem e valorizarem o convite que recebem, seja para casamento ou formatura. Estes dois eventos em particular não são apenas mais uma festa ou uma reunião casual de amigos e parentes; é o momento, é o evento é a cerimônia. Mesmo no aniversário, que é uma data que se reúne parentes e amigos todo ano, é necessário que haja o bom senso na hora de se vestir; camiseta promocional ou do seu candidato político ficam excelentes numa pescaria. Não é difícil de ver em bailes de formatura homens usando calça jeans, tênis e até boné, e moças com micro-vestidos de malha! Nada contra os trajes, mas sim, onde e quando estão sendo usados. Formatura é o tapete vermelho dos formandos, eles são celebridades, é o Oscar da vida desses jovens. O baile é traje de gala: vestido longo para as mulheres e se for curto tem que ser de arrasar. Os homens: smoking ou no mínimo o terno completo. É bom que o homem se preocupe em compor seu traje com sua acompanhante ou companheira. Isso faz a diferença para o evento de quem o convidou. Mesmo sendo parente ou amigo íntimo, quando tratar de festa, o convidado deverá ser cauteloso na hora de se vestir porque senão perceberá que não harmonizou com os demais e que foi excluído das fotos e filmagens. Em minha opinião uma festa ou evento precisa ter uma leitura visual harmoniosa, ou seja, tudo dentro do figurino. Uberlândia atualmente conta com excelentes cerimonialistas, fotógrafos, cinegrafistas, buffets e na minha área específica que é a de roupas para festa e casamento temos um grupo de bons ateliers, onde nós do Maristeles Crosara Ateliê também estamos com o show-room em Brasília, com atendimento personalizado à sociedade da região da Capital Federal”, concluiu Marília Crosara.

Cuidado com a lei do silêncio

Chácaras, residências, pequenos salões e outros locais já serviram muito para realização de festas. Hoje com a determinação da lei do silêncio, que se aplica a qualquer distúrbio sonoro que ponha em perigo ou prejudique a saúde e o bem estar público, a realização de festas ficou restrita aos salões preparados para cada tipo de comemoração, obedecendo aos padrões e horários que ficaram assim divididos: diurno – entre 7:00 e 18:00 horas; vespertino – entre 18:00 e 22:00 horas e noturno – entre 22:00 e 7:00 horas da manhã. Os níveis de decibéis para cada horário são: diurno – 70 db; vespertino – 60 db e noturno – 50db.

A Polícia tem agido com atenção e em qualquer caso as leis são aplicadas com rigor, resultando em multas cabíveis e em último caso até os organizadores da festa são conduzidos à presença do delegado. Os táxis têm sido muito usados nos finais de festas, porque os frequentadores ingerem bebidas alcoólicas e para não serem flagrados acabam sendo conduzidos por veículos de aluguel.

A proibição

As proibições de eventos em locais variados acabam por interromper uma série de grandes espetáculos que eram vistos no salão mais encantado da cidade. O Uberlândia Clube sediou no início as festas da Dystak’s, os grandes casamentos, simpósios, palestras, e hoje acontecem ali apenas eventos que não usam som acima da capacidade permitida, mas o salão continua lindo e tráz saudades às pessoas que por ali passaram.

Praia Clube, UTC e Cajubá também estão com o mesmo problema e isto faz com que seus eventos sejam realizados mais cedo, evitando reclamações de moradores que se sentem incomodados especialmente com o som das bandas que se exibem nos locais.

Não deixe sua festa passar em branco

Lembra aquela festa que você ofereceu? Ainda recorda de seu casamento? E sua empresa, quando é que ela foi fundada ou fez aniversário? O noivado, casamento ou formaturas de seus filhos você nem se lembra mais.

A sugestão é que você contrate um ótimo fotógrafo, faça se possível uma reportagem interessante e tenha para sempre a sua festa guardada para que ela sirva de lembranças e no futuro quem ver as fotos, assistir um vídeo ou ler uma reportagem, tenha saudades de todos os que compareceram ao seu grande evento.

Sendo assim, tome cuidado! Festa é para ser lembrada com alegria e não uma marca de decepção daquilo que você economizou no momento para sofrer sérios danos no futuro. O custo pode ser alto, mas você terá sempre a oportunidade de fazer com que seus convidados lembrem e tenham como exemplos aquilo que você organizou com carinho e não o que deixou de fazer.

Sugestões para consultas de alguns salões para festas em Uberlândia

Acrópole

www.acropoleonline.com.br

Apoteose

www.apoteosefestas.com.br

Palácio de Cristal

www.palaciodecristal.com.br

Egypt Hall

www.egypthall.com

Eldorados Eventos

www.eldoradoseventos.com.br

Odisséia

www.odisseiaeventoseconvencoes.com.br

The Place

www.leartebuffet.com.br – 3236-7171

Espaço Gold Festas e Eventos

www.espacogoldfestas.com.br

Casa Blanca

www.casablancasalaodefestas.com.br

CDL Convenções e Eventos

www.cdludi.org.br/index.php?idSubSecao=3

Center Convention

www.centerconvention.com.br

Castelli

www.castellionline.com.br

Espaço Pyth

www.espacopyth.com.br

Villa Alvim Eventos

http://www.facebook.com/villa.alvim.1?fref=ts

Inácio’s (Royal Host – Buffet)

www.royalhost.com.br

Espaço Solarium

www.espacosolarium.blogspot.com

Bora Bora

www.boraboraeventos.com.br

Oriba

www.oriba.blogspot.com.br

Torre 130

www.torre130.com.br

Bala e Balão

www.balaebalao.com

Blue Moon

www.bluemoonbuffet.com.br – 3210-0774

Salões com sites em construção,

ou mantém parcerias

 

Toca do Gambá

3219-3003

Espaço e Cia

9137-1120

Castle House

3234-4343

Recanto dos Mineiros

3217-9017

Castelo Rá Tim Bum

3237-1492

Fábrica da Fantasia

3219-2684

Espaço Ilha

3217-4000

The Farm Espaço para Eventos

3214-9409

Estrelas Salão de Festas & Eventos

3232-2930

Le Trois Celebration Festas e Eventos

4141-3333

Alugarte Salão de Festas – Salão de Festas JM – 3236-8208

Classy Hall

9684-6780

Recanto das Festas

8829-8869

Aquárius Eventos

3236-1311 | 8827-8895 | 3234-5733

Gran Hall

7811-0269 | 3226-9929

Garcia Salão de Festas

3210-0952

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *