Dr. Samuel Barreto homenageado em Ouro Preto

Aconteceu no dia 21 de abril, em Ouro Preto, Minas Gerais, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, a principal condecoração de Minas Gerais. Momento marcante para as 240 personalidades e entidades que foram homenageadas pelo governo do estado.

O governador Alberto Pinto Coelho que tomou posse no início de abril de 2014 comandou a solenidade onde pessoas e organizações que contribuíram com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil se destacaram em suas áreas de atuação.

Entre as autoridades agraciadas estavam, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que recebeu o Grande Colar da Inconfidência, das mãos do governador e foi o orador oficial da cerimônia evidenciando os 30 anos do movimento, Diretas Já. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Diniz Pinheiro, condecorou os homenageados com a Medalha de Honra, uma das quatro designações da Medalha da Inconfidência.

Com destaque para o Dr. Samuel Barreto, delegado chefe da 9ª DPC de Uberlândia, que recebeu a Medalha Inconfidência no grau Medalha de Honra, se destacou ainda por ser a única autoridade policial do Triângulo Mineiro a receber esta importante honraria. O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), foi homenageado, mas recebeu a medalha em seu gabinete.

A Medalha da Inconfidência

 

Maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência é entregue anualmente no dia 21 de abril para celebrar o inconfidente Tiradentes. A medalha foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitschek, e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Esta foi a 63ª solenidade de entrega da Medalha, a homenagem coincidiu com os 30 anos do movimento, Diretas Já e os 25 anos da Constituição de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *