Dia do Bombeiro foi comemorado com homenagens e gestos de solidariedade

Por: Luzia Castelo Branco

bombeiroslider

Ao comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, dia 2 de julho, o 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em conjunto com o 5º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberlândia realizaram várias atividades durante a Semana do Bombeiro, com destaque para a solenidade de homenagens, que aconteceu no Centro de Convenções do Center Shopping, na manhã do dia primeiro de julho e aos gestos de solidariedade da corporação.

A solenidade reuniu empresários e várias autoridades entre elas estavam secretários municipais, vereadores, deputados estaduais, presidentes de associações, promotores, militares, profissionais da imprensa, entre outras pessoas que foram reconhecidas pelo comandante do 2º Comando Operacional, coronel Felipe José Aidar Martins e o comandante do 5º BBM de Uberlândia, o tenente coronel Itamar Caetano Filho.
Durante a cerimônia foram homenageadas com o manifesto de gratidão, 124 pessoas compostas por autoridades e empresários que são parceiros da instituição, personalidades que contribuem com a atuação do Corpo de Bombeiros em Uberlândia e 20 Bombeiros Militares reformados que serviram o 5º BBM.
Na ocasião aconteceu a premiação da equipe campeã dos jogos acadêmicos militares, campeonato que abriu a Semana do Bombeiro, que foi recheada de atividades recreativas, de prevenção e gestos de solidariedade ocorridos no período de 26 de junho a 04 de julho.
Com destaque para o ato de amor ao próximo, onde os integrantes da corporação demonstraram solidariedade, fazendo doação de sangue ao Hemocentro Regional de Uberlândia – Fundação Hemominas e se cadastraram no banco de doadores de medula óssea, além do passeio de barco e moto aquática no Parque do Sabiá, com as pessoas que participam dos projetos sociais, Novos Horizontes e Pró – Dinata, que foram desenvolvidos no Batalhão.
“A Semana do Bombeiro foi instituída para tratarmos dessa questão da prevenção. Para nós é um momento de reflexão e de alegria, mas principalmente de responsabilidade renovada, por termos um compromisso cada dia maior devido às situações de novos eventos adversos. Hoje é um dia muito especial e fazemos questão de homenagear estas pessoas, porque nós aprendemos no Bombeiro que não fazemos nada sozinhos, dependemos muito da ajuda das pessoas, principalmente nesse trabalho em conjunto que realizamos e aprimoramos cada dia mais para atendermos melhor a população”, afirmou o coronel Felipe José Aidar Martins.
“O Dia do Bombeiro é um pequeno reconhecimento que damos a nossa tropa, que demonstra a sociedade também a importância que nós temos. Essa data tem esse propósito de comemorar os feitos, mostrar o nosso trabalho e reconhecer também aquelas pessoas que tem sido parceiras em nossa labuta diária, porque nenhuma instituição quer seja pública ou privada, consegue fazer alguma coisa sem que haja parcerias”, disse o tenente coronel Itamar Caetano Filho.
Foi a primeira vez que o 2º Comando Operacional fez homenagens, pelo fato de que a instituição regional foi inaugurada no dia 14 de março de 2014.
A cerimônia iniciou ao som da banda musical do 36º BIMtz, com o Hino Nacional. Logo em seguida aconteceu uma demonstração de respeito e gratidão a várias pessoas da sociedade uberlandense e ao mesmo tempo foi reforçada a importância desses profissionais militares que arriscam suas vidas para salvar vidas.
Após a entrega dos certificados, o coronel Felipe José Aidar Martins fez agradecimentos, encerrou a solenidade e anunciou o Hino do Bombeiro, que foi cantado de forma muito honrosa pela tropa de militares.

Homenageados

Durante a solenidade, a nossa equipe falou com alguns dos homenageados, que nos deram seus depoimentos e fizeram agradecimentos ao Corpo de Bombeiros.
“Me sinto gratificado, sendo especial essa corporação do Corpo de Bombeiros, que são os verdadeiros anjos da guarda da população. São as pessoas que nos socorrem principalmente em suas horas mais difíceis. E por outro lado eu também me sinto feliz por ter sido um deputado à época quando votou no Congresso Nacional, a constituição da Polícia Militar de Bombeiros. Portanto para mim é um grande dia e me sinto muito feliz de estar presente ao lado de mulheres e homens que servem a nossa cidade e o nosso estado”. Ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.
“Sinto-me muito honrado de ser lembrado pelo Corpo de Bombeiros, nesta ocasião, quando se comemora o Dia Nacional do Bombeiro e espero que a gente possa continuar com essa integração não somente com essa instituição, mas com a Polícia Militar e todo o sistema de defesa social”. Dr. Samuel Barreto, delegado Chefe da 9ª DPC de Uberlândia.
“A instituição Corpo de Bombeiros é um patrimônio nacional que nós como sociedade temos que cada vez apoiar mais. Porque é ela que nos ajuda primeiro a criar um produto para o setor da construção civil, que seja adequado e que realmente atenda as suas exigências. Então receber esse reconhecimento é uma grande honra, principalmente por termos uma instituição que presta um trabalho maravilhoso para a nossa sociedade e nós como construtores podermos atender essas exigências para entregarmos a sociedade um produto que tenha cada vez menos riscos para os seus moradores e habitantes”. Efthymios Panayotes, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – SINDUSCON – TAP.
“Ao participar de uma solenidade e ser homenageado ao lado de ilustres personalidades dos principais segmentos sócio empresariais de Uberlândia, sinto-se muito honrado. Recordo quando eram apenas dez componentes do pelotão localizado na Avenida Cesário Alvim, obedecendo a ordens do comando da Companhia de Uberaba. Depois foi instalada uma Companhia na Avenida Marcos de Freitas Costa, que passou a funcionar na Rua Maria Quitéria, transformando em Batalhão. O governo estadual construiu uma sede na Avenida Rondon Pacheco, onde estão hoje todos os componentes do 5º BBM, ficando a sede do 2º Comando Operacional instalado na 9ª RISP, em conjunto com as policiais Civil e Militar. Lembro das vezes que fui transportado pelas ambulâncias e agradeço a todos os Bombeiros nas pessoas do Coronel Felipe Aidar e do Tenente Coronel Itamar Caetano Filho. Esta homenagem que estou recebendo faz parte do trabalho da equipe Dystak’s, e sou muito grato, pois ela representa parte de nossa história como mídia impressa que está atuando há 29 anos”. – Mauro Mendonça – Superintendente Rede Dystak’s de Comunicação.
“Estou satisfeito e muito feliz por estar presente neste momento, prestigiando esta comemoração com várias autoridades e amigos, me sinto privilegiado por ser agraciado por uma corporação tão respeitada como é o Corpo de Bombeiros, onde nós vemos várias pessoas saindo de acidentes e eles adentrando para salvar vidas, acho que a maior riqueza do Bombeiro é salvar vidas alheias”, agradeço em meu nome e em nome do hospital. Paulo Monteiro, diretor do Hospital Santa Catarina.
“Sinto-me lisonjeado por essa deferência e respeito, tenho um carinho especial com o Corpo de Bombeiros, desde quando essa instituição era ligada a Polícia Militar. Em unidades por onde eu passei, a gente tinha uma afinidade muito grande, trabalhamos em conjunto e quando atuei como comandante da 9ª RPM estive muito próximo deles. Muitas ações foram desenvolvidas em conjunto, buscando sempre elevar as duas instituições visando produzirmos cada vez mais, um resultado, que atendesse os grandes anseios da sociedade”. Coronel Dilmar Fernandes Crovato, diretor de Segurança da Rodoban.
“É uma honra muito grande ser homenageado pelo Corpo de Bombeiros, principalmente por ser uma instituição muito querida pela sociedade. Sinto-me reconhecido pelos meus 50 anos de profissão em Uberlândia e estou muito lisonjeado com a homenagem”. Editor chefe do Jornal Gazeta, jornalista, Ademir Reis.
“Estou muito feliz em receber esta homenagem porque é uma instituição muito séria, que está sempre presente em nossa sociedade, falo em meu nome e em nome dos produtores rurais. Agradeço, com muito carinho aos comandantes, coronel Felipe José Aidar Martins e o tenente coronel Itamar Caetano Filho”. Presidente do Sindicato Rural, Thiago Soares.
“É uma honra receber uma homenagem do Corpo de bombeiros, principalmente do 2º Comando Operacional, que é a primeira homenagem feita por eles em Uberlândia, até mesmo porque a criação dele foi no ano passado, com instalação em março deste ano. Fico muito feliz, não somente pela homenagem, mas pelo reconhecimento de todo o trabalho que o Corpo de Bombeiros tem feito por todo o estado de Minas Gerais”, afirmou o deputado estadual, Luiz Humberto Carneiro.
“Estou muito feliz e honrado por estar aqui hoje sendo homenageado por uma das instituições mais sérias do país. Em todas as pesquisas que são feitas, o Corpo de Bombeiros está entre as que têm mais credibilidade. Aproveito a ocasião para cumprimentar a tropa pelo Dia Nacional do Bombeiro e agradecer aos comandantes do 2º Comando Operacional e do 5º BBM pela iniciativa”. Deputado estadual, Tenente Lúcio.
“Estou me sentindo muito orgulhoso por receber esta homenagem de uma instituição que salva vidas, que é o Corpo de Bombeiros, estou sempre participando dos acontecimentos aqui na cidade e acompanho o trabalho do coronel Felipe José Aidar Martins e do tenente coronel Itamar Caetano Filho, que comandam com muito fervor as suas corporações, fico muito agradecido por este reconhecimento”. Empresário, Mustafá Mohamad Hamdan.
“É sempre uma honra receber homenagem do Corpo de Bombeiros, estou sendo agraciado por esta instituição muito confiável e respeitada em todo o estado de Minas Gerais, então fico muito lisonjeado por receber esse título”. Empresário Lázaro dos Reis Magalhães, presidente da Politriz e da UNEDI.
“É uma grande honra ser homenageada por uma instituição tão séria e respeitada, estou muito feliz por essa iniciativa do Corpo de Bombeiros, por esse reconhecimento e me sinto lisonjeada por participar desta celebração tão importante para a corporação”. Dra. Flávia Carvalho, Secretária Municipal Antidrogas e de Defesa Social de Uberlândia.
“Eu fico muito feliz por essa homenagem e muito grato, porque sou de Uberlândia e participar de um momento como este, junto com importantes autoridades que contribuem com o município, me sinto muito envaidecido”. Empresário, Elias Ibrahim Antoun da panificadora Le Crocant.
“Estou muito orgulhosa porque ser agraciada por esses heróis que necessitam de serem homenageados todos os dias em agradecimento da população, eu me sinto honrada, o Corpo de Bombeiros tem demonstrado competência, eficiência e proteção ao nosso povo Mineiro. Fico orgulhosa de ser parceira de votar matérias favoráveis, de lutar para sua estrutura e de fazer com que o Corpo de Bombeiros seja valorizado do jeito que realmente eles merecem, porque são pessoas que contribuem com a nossa sociedade”. Deputada Estadual, Liza Prado.
“O Corpo de Bombeiros é uma entidade séria e competente, muito batalhadora, que defende a vida do cidadão, assim fico muito satisfeito com essa homenagem e agradeço a toda a corporação, principalmente porque estão agraciando pessoas que ajudam a melhorar a sociedade”. Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda.
Após a solenidade a equipe da Dystak’s homenageou o Superintendente Mauro Mendonça com um almoço onde estiveram presentes ainda, o Coronel Felipe Aidar, o Tenente Coronel Itamar Caetano, o vereador Norberto Nunes, o chefe de Cartório do 9º DPC de Uberlândia, Wanderson Damião Mota, o coronel QOR Dilmar Fernandes Crovato, o jornalista Ademir Reis, as capitãs Ana Paula e Vanessa, e o Dr. Samuel Barreto, delegado chefe do 9º DPC de Uberlândia, além dos competentes membros da equipe da revista Dystak’s.

Dia do Bombeiro

O Dia Nacional do Bombeiro comemorado em todo o país foi instituído pelo decreto federal, nº 35.309 de dois de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação dos serviços de combate a incêndio, fundado em 02 de julho de 1856. Na data o comarca Dom Pedro Segundo, assinou o decreto imperial nº 1775 e regulamentou pela primeira vez os serviços de extinção de incêndio no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros provisório da Corte. A mesma legislação instituiu que fosse realizada a semana de prevenção contra incêndio, visando atividades que minimizassem ocorrências de sinistros.

2º Comando Operacional

O 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está instalado na 9ª Região Integrada de Segurança Pública em Uberlândia e tem sob sua jurisdição três Batalhões, com abrangência de 169 municípios, composto por 1609 militares. Os Batalhões subordinados são: 5º BBM em Uberlândia, que em sua totalidade compreende todo o Noroeste de Minas Gerais e Alto Paranaíba; 8º Batalhão de Uberaba, que constitui toda a parte Sul do Triângulo Mineiro e o 10º Batalhão em Divinópolis, que engloba o Centro-Oeste de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *