Deputados de Uberlândia são empossados em Belo Horizonte e Brasília  

deputados-slider

Nas eleições para deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República, Uberlândia chamou a atenção, pelo número de candidatos eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Câmara dos Deputados, em Brasília, no pleito realizado em cinco de outubro de 2014. Contudo há de ressaltar o pleito eleitoral de 1986, quando foram eleitos quatro deputados estaduais (Renato de Freitas, João Pedro Gustin, Mário Pacheco e Geraldo Resende); além de quatro deputados federais (Chico Humberto, Virgílio Galassi, Homero Santos e Luiz Alberto Rodrigues), como também o senador, Ronan Tito.

Uberlândia que é a primeira cidade em número de habitantes do interior de Minas, ficando atrás apenas da capital que é Belo Horizonte, apresentou em seu colégio eleitoral 444.792 eleitores em condições de votos, e os candidatos inscritos contaram ainda com o apoio regional, onde os eleitos conseguiram sufrágios suficientes para ocuparem cadeiras em Belo Horizonte e Brasília. As posses aconteceram no dia 1º de fevereiro de 2015.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais é presidida atualmente por Adalclever Lopes (PMDB), eleito pelos 76 parlamentares no dia 1º de fevereiro de 2015, e vai comandar a entidade até 2017.

Em Brasília, o presidente da Câmara, também eleito no dia 1º de fevereiro, dia da posse, é Eduardo Cunha (PMDB).

Câmara dos Deputados

Na região de Uberlândia, a liderança dos votos ficou com o deputado Weliton Prado (PT), que já foi vereador de Uberlândia por dois mandatos e deputado estadual, além de outras atividades ligadas aos meios sociais especialmente o estudantil. Agora tomou posse no dia 1º de fevereiro de 2015, como deputado federal com um total de 186.098 votos. Ele vai desenvolver o seu segundo mandato.

Odelmo Leão

Odelmo Leão (PP), que foi prefeito de Uberlândia por dois mandatos seguidos (2005/2008 e 2009/2012). O parlamentar nasceu em Uberaba, no dia 26 de maio de 1946. Foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1991/2004), além de ocupar o cargo de Secretário da Agricultura de Minas Gerais, e a população tem verdadeira admiração pelo político que trabalhou em benefício de todas as classes sociais da cidade, pensando primeiro na infraestrutura quando imaginava cada projeto. Ocupou ainda o cargo de presidente do Sindicato Rural – (1975 – 1988), foi membro da União dos Estudantes Secundaristas de Uberlândia; em 2014 foi eleito com 179.652 votos, sendo 153.759 de eleitores de Uberlândia.

Tenente Lúcio 

Nascido em Uberlândia, Tenente Lúcio (PSB) assumiu o seu primeiro mandato como vereador em 1993, função que exerceu por quatro mandatos, foi secretário de Esportes nas gestões dos ex-prefeitos, Paulo Ferolla e Virgílio Galassi, vice-presidente da Câmara Municipal em uma legislatura e por fim três vezes eleito como presidente do Legislativo.

Na primeira vez que concorreu ao cargo de deputado estadual, ficou na suplência e com o afastamento do atual prefeito de Nova Serrana, Paulo Cesar, o Tenente Lúcio, passou a ocupar o cargo na Assembleia, o que repetiu a partir de 2010, quando se reelegeu em nossa região. Tenente Lúcio teve um total de 67.459 votos na contagem geral, sendo que 33.830 vieram dos eleitores de Uberlândia. Assim Uberlândia, consegue três vagas na Câmara dos Deputados e nossos representantes com certeza irão trabalhar pelo engrandecimento da região e de Minas Gerais, como um todo.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

 

Uberlândia que é base comercial e abastecimento de toda a região conseguiu no pleito do dia 5 de outubro, um feito histórico, quando foram eleitos cinco deputados para ocuparem cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Luiz Humberto Carneiro

O deputado Luiz Humberto Carneiro, (PSDB), nascido no dia 24 de março de 1963, foi reeleito deputado estadual pela quarta vez consecutiva sendo que desde 2003, ocupa o cargo em Belo Horizonte e na maioria das vezes como líder do governo na Assembleia.

Nas eleições de 2014, o deputado obteve 65.301 votos, sendo que a região e o estado acompanharam de perto os trabalhos e aprovaram a reeleição.

Felipe Attiê

O deputado Felipe Attiê (PP), foi vereador em Uberlândia por cinco mandatos, teve passagem e fez um ótimo trabalho como membro da Comissão de Finanças e Orçamentos do Município. Foi assessor de gabinete do grande ex-prefeito Paulo Ferolla (1993 – 1996).

Foi também vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia no ano de 1997. Atuou como secretário municipal de Habitação na gestão do ex-prefeito, Odelmo Leão (2009/2012).

Conquistou a confiança do povo uberlandense, recebendo 64.597 votos. Tomou posse do cargo de deputado estadual no dia 1° de fevereiro.

Leonídio Bouças

Leonídio Bouças (PMDB), nascido em nove de novembro de 1961, está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Conquistou cerca de 43.300 votos nesta última eleição, com número significativo de votos pelos nossos eleitores.

Em Uberlândia foi vereador pela primeira vez em 1988, foi vice-presidente da Câmara Municipal (1989 – 1990) e presidente em 1991; além de ter sido também secretário municipal e vice-prefeito da cidade no ano de 1992.

Hoje seu desafio é estar no comando como deputado estadual em Belo Horizonte, além da excelente atuação como empresário da educação em Uberlândia.

Arnaldo Silva

O deputado Arnaldo Silva Júnior, nascido em Frutal – MG tem domicílio eleitoral na cidade de Uberlândia.

Sua passagem e atuação no município se deram especialmente na gestão do ex-prefeito Odelmo Leão, quando prestou consultoria para a Prefeitura em Gestão Pública, trabalho que realiza também para outros prefeitos da região. É advogado formado pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia fez curso de pós-graduação em Direitos Fundamentais pela Universidade de Castilla-La Mancha, em Toledo, na Espanha, e especialização na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. O número de votos recebido pelo deputado foi de 44.154.

Elismar Prado

Reeleito o deputado Elismar Prado (PT), carrega o sobrenome Prado, já conhecido há anos na região por estar sempre envolvido na política mineira.

Foi o mais bem votado dentre os deputados estaduais não só em Uberlândia, mas em todo o Triângulo Mineiro, com 86.515 votos.

É músico e sociólogo por formação. Foi diretor do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (1998), também diretor do movimento estudantil da UNE (União Nacional dos Estudantes). Em 2004 foi o vereador mais bem votado em Uberlândia. Hoje reafirma seu compromisso com a gestão e preocupação com a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Assim a cidade de Uberlândia e o Triângulo Mineiro, terão três representantes na Câmara Federal e cinco na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, feito que sem dúvida nenhuma, é um recorde e satisfação para a população do Triângulo Mineiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *