Delegado Federal assume secretaria em Araguari

O delegado licenciado da Polícia Federal, José Pacífico, que atuou na instituição por muitos anos pediu seu afastamento e tem cinco anos para voltar às fileiras da corporação ou se aposentar. O grande policial já confidenciou aos amigos que não volta mais e que seu sonho agora é trabalhar pelo social, o que já fez em Uberlândia e agora começa no trabalho de Araguari, onde foi nomeado Secretário Municipal Antidrogas no dia 4 de março de 2013 através da lei complementar 86/2013.

A posse

A sessão solene de posse aconteceu na manhã do dia 30 de abril, quando dezenas das mais importantes autoridades do judiciário, público e privado estiveram presentes para abraçar o homem que está seguindo um novo caminho em sua vida, para lutar pelas causas sociais prevenindo o uso de drogas. Entre os representantes ilustres que participaram do evento estavam promotores, juízes, deputados, vereadores, empresários, amigos, secretários municipais, familiares e imprensa de Araguari e Uberlândia, onde o mesmo tem milhares de amigos que o respeitam e admiram pelo trabalho realizado.

A solenidade foi presidida pelo prefeito municipal de Araguari, Raul Belém, e na mesa estavam além do chefe do executivo, o presidente da Câmara Sebastião Joaquim Vieira, o novo secretário José Pacífico, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro e o vice-prefeito Wirley Macedo. No auditório do Centro Administrativo de Araguari entre outros estavam o Juiz de Direito, Dr. José Luiz Moura Faleiros; o vereador Luiz Construtor; o promotor e coordenador do Curso de Direito da UNIPAC Araguari, professor Marco Aurélio; o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro; Dr. Cleber Eustáquio, procurador geral da União; Marcelo Mujali; Dr. Leonardo Furtado Borelli; Dr. César Monteiro, Delegado Regional da Polícia Civil; Dr. Antônio Caixeta, advogado; Antônio Naves de Oliveira, presidente da ICASU Uberlândia e Dr. Oscar Virgílio, advogado.

Os discursos

Após assinatura do novo Secretário, o prefeito Raul Belém falou sobre o ato, dizendo que era a 18ª secretaria de seu governo e esta criada em sua administração iniciada em janeiro. Em suas palavras o novo secretário afirmou que era o 18º secretário a ser empossado, mas garantiu que com ajuda dos demais colegas, do prefeito, das autoridades e da população irá colocar a Secretaria Municipal Antidrogas de Araguari como uma das primeiras em atuação no combate ao terrível mal que assola a humanidade.

Exclusivamente para a Dystak’s, José Pacífico afirmou: “já existia um ajuste de conduta antes da eleição do ano passado entre ministério público e os prováveis prefeitos. Então assim como Raul Belém ganhou em Araguari, ele assumiu o pacto e criou a secretaria antidrogas. Tive a honra de ser convidado e aceitei este desafio que não é só para mim, e sim para toda a comunidade de colocar em prática o projeto que tenho para este município e porque não dizer para a região. Vamos fazer o diagnóstico de área e dentro de 30 dias aproximadamente iniciaremos o planejamento estratégico. Vamos apresentá-lo ao prefeito Raul Belém e, se aprovado, vamos apresentar à sociedade para que possamos desencadear esse projeto. Espero que a imprensa da região esteja sempre presente em nossas ações e agradeço desde já vocês da Dystak’s”, afirmou.

“Olha, eu direi que é um passo. Um avanço muito grande do prefeito Raul Belém, o, Raulzinho, porque hoje essa é a grande preocupação da população brasileira e Minas tem se preocupado muito com isso. Nós ficamos felizes quando vemos os prefeitos também dentro dessa preocupação. Ainda mais assumindo a frente dessa secretaria o Dr. Pacífico, que é um delegado federal que tem uma larga experiência nesta área, mesmo porque já ocupou o cargo na administração passada de Uberlândia e traz um vasto conhecimento aqui. Eu tenho absoluta certeza que essa será uma grande secretaria que estará apresentando grandes resultados ao povo Araguarino”, disse o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro.

Dr. César Monteiro, delegado regional da Comarca de Araguari, declarou que: “essa secretaria antidrogas é essencial no auxílio à Polícia Civil e Militar no que tange a prevenção. A nomeação do Dr. Pacífico é muito importante porque é um homem de conhecimento de causa, experiente e sabe captar os recursos para os benefícios, principalmente naquilo que mais traz o pavor à população e aos pais, que é a droga. Nisso ele tem conhecimento para tratar a área que é mais importante, fazendo a prevenção e auxiliando tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar”.

O promotor de Justiça Breno Lintz afirmou que: “eu acredito que a criação desta secretaria será de muito valor na tentativa de combate ao uso e tráfico de drogas. A atitude que o Dr. Pacífico poderá ter aqui em Araguari trará mais resultados do que na nossa Uberlândia, porque aqui ainda é uma cidade que se consegue controlar e fazer uma avaliação generalizada do que é o uso e o tráfico de drogas. Uberlândia já passou a ser uma cidade, vamos dizer assim, além da possibilidade de controle. Tem que haver combate. Eu acredito que o trabalho aqui fará muito bem para comunidade em Araguari”.

Ao ser apresentada ao Secretário Municipal Antidrogas, a secretária de Educação Iara Faria disse: “é um prazer estar aqui com a Dystak’s mais uma vez. É com muita alegria que nós já vislumbramos o trabalho da Educação com a Secretaria Antidrogas, agora com o Dr. Pacífico. A cidade está ganhando muito com isto. As iniciativas do nosso prefeito Raul Belém e do seu vice, Werley Macedo, foram de uma total felicidade e como atuante na Educação damos boas vindas ao novo colega secretário”, sintetizou.

Dr. Daniel Ladeira Carvalho, delegado da Polícia Federal, sintetizou suas palavras analisando os cargos que o Dr. José Pacífico ocupou, dizendo que foi uma atuação maravilhosa na repressão ao entorpecente e sendo responsável por gigantescas apreensões. Lembrou os trabalhos na Secretaria Antidrogas de Uberlândia com o prefeito Odelmo, e agora vem continuar esse trabalho maravilhoso de prevenção e recuperação de usuários de entorpecentes aqui na cidade de Araguari. A cidade está muito bem servida com o delegado Pacífico na secretaria antidrogas, disse o Delegado Federal. A Secretaria Municipal Antidrogas de Araguari já está funcionando no Palácio dos Ferroviários e o Dr. José Pacífico está reunindo equipe para os trabalhos que serão desenvolvidos em toda a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *