Coronel Crovato comanda solenidades de aniversários na 9ª RPM

Em comemoração aos 238 anos da Polícia Militar e aos 16 anos de instalação da 9ª RPM em Uberlândia, ocorreu uma glamourosa programação do dia 10 ao dia 21 de junho de 2013, em Uberlândia, Araguari e Ituiutaba, sedes das unidades subordinadas ao Comando Geral, instalado na capital do Triângulo. A programação foi organizada pela equipe da P5 comandada pelo Capitão Miller França Michalick, dentro da 9ª RPM, a qual teve supervisão do Coronel Dilmar Fernandes Crovato.

Em Uberlândia a programação começou no dia 10 de junho com um Culto Ecumênico na sede da RISP (Região Integrada de Segurança Pública). Continuou no dia 12 pela manhã, na sede da 9ª RPM, com homenagens; dia 13 com o encontro da Grande Banda Sinfônica do Triângulo e Alto Paranaíba composta por membros dos 4º, 15º e 17º BPMs no Teatro Rondon Pacheco; no dia 18 houve homenagem aos reformados com uma grande apresentação musical de vários conjuntos formados por militares e terminou com show do humorista “Nerso da Capitinga”. Dia 21 houve o grande baile de gala, no Praia Clube, encerrando as festividades.

Em Araguari, a semana da PMMG foi comemorada com várias ações, incluindo a inauguração do Centro de Referência Comunitário, do 53º BPM, e as entregas das medalhas de Mérito Militar nos graus prata e bronze na sede do Batalhão. O comando do 54º, sediado em Ituiutaba, comemorou o aniversário da Polícia Militar com o início de um torneio de tiro no dia 11. No dia 14 foi realizada solenidade cívica militar com entregas de medalhas em graus prata e bronze aos militares que se destacaram na corporação.

Homenagem

Um dos destaques das comemorações foi a solenidade do dia 12 de junho, na 9ª RISP, onde 67 pessoas entre civis, empresários, militares e autoridades locais foram agraciadas com o diploma de Colaborador Benemérito, com as medalhas de Mérito Profissional e Alferes Tiradentes.

O evento foi marcado pelas homenagens e também pelas presenças das mais significativas personalidades dos poderes do Judiciário, empresarial, social, político e da comunicação. Todos foram anfitrionados pelo Cel. Dilmar Fernandes Crovato, Comandante da 9ª RPM. Entre as presenças estavam soldados, cabos, sargentos e oficiais das unidades da 9ª RPM e ainda: Cel. PMSP José Roberto Malaspina – Comandante do CPI3 em Ribeirão Preto/SP;  Cel. PMGO Márcio Gonçalves de Queiroz – Comandante do 6ª CRPM em Itumbiara/GO; Cel. PMGO Cícero Otaviano Teixeira – Comandante do 8º CRPM em Rio Verde/GO; Dr. Gustavo Sorato Uliano – Juiz Federal em Uberlândia; Ten. Cel. Ivan Alexandre Correa Silva – Comandante do 11º Batalhão de Engenharia de Construção em Araguari; Ten. Cel. BM Itamar Caetano Filho – Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar; Ten. Cel. PMGO Celso Gonçalves Borges – Subcomandante do 6ª CRPM em Itumbiara/GO; Dr. Marcos Antônio Macedo  Ferreira – Juiz de Direito; Dr. Rowilson Gomes Garcia – Juiz de Direito;
Dr. André Luiz Alves de Melo – Promotor de Justiça; Dr. Daniel dos Santos Rodrigues – Promotor de Justiça; Dr. Luiz Henrique – Hospital Santa Clara; Dr. Sílvio dos Reis Sales Pádua – Promotor de Justiça; Raul José Belém – Prefeito Municipal de Araguari; Dário Borges de Resende – Prefeito Municipal de Cascalho Rico; Dr. Murilo Cézar Antonini Pereira – Delegado da Polícia Civil da 3ª DRPC em Ituiutaba/MG; Wagner Lemos de Rezende – Superintendente Regional de Ensino de Uberlândia; Professora Sílvia Helena Fernandes Sousa – Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Girassol; Valdeire Alves – Chefe do Núcleo Técnico DER-MG; Lázaro dos Reis Magalhães – Presidente da UNEDI; Vanusia Satíro Silva Franco – Vice-Presidente do CONSEP Sul em Ituiutaba; Darli Jeová Amaral – Diretor Executivo do Jornal Gazeta do Triângulo em Araguari; Flávio Eurípedes Oliveira – Diretor da TV Integração em Ituiutaba; Dr. Egmar Sousa Ferraz  – Presidente da 13ª OAB; Cel. QOR Vicente de Paulo – Diretor do Núcleo Regional de Uberlândia da UMMG (União dos Militares do Estado de Minas Gerais); Subcomandante do 11º Batalhão em Araguari – Ten. Cel. Jocimar da Silva Oliveira; Cel. QOR. Adanil Firmino da Silva – Diretor do Presídio Professor Jacy de Assis; Cel. QOR. Flávio Luizi Lobato – Diretor da Penitenciária Professor Pimenta da Veiga; Dr. Paulo Fernando Naves de Resende – Juiz Diretor do Fôro; Dr. Joemilson Donizetti Lopes – Juiz da 2ª Vara Criminal; Dr. Cleber Eustáquio Neves – Procurador da República; Dr. Genney Randro Barros de Moura – Promotor da 17ª Promotoria de Justiça; Dr. Adriano Arantes Bozola – Promotor da 21ª Promotoria de Justiça; Dr. Cristian Arley Silva Lages – Delegado Substituto da Polícia Federal; Dr. Samuel Barreto de Souza – Delegado Chefe do 9ª Departamento da Polícia Civil; Dr. Nilson Alves Pontes Júnior – Delegado da Receita Federal; Paulo Vitiello – Vice-Prefeito de Uberlândia; Thiago Soares Fonseca – Presidente do Sindicato Rural de Uberlândia; Alexandre de Souza Andrade – Secretário Municipal de Trânsito e Transporte de Uberlândia; Maj. Paulo Antônio Veras – Subcomandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado; Flávia Carvalho – Secretária Municipal de Antidrogas e Defesa Social da Prefeitura de Uberlândia, além de dezenas de outras personalidades que fazem parte da comunidade da região.

Medalhas

A Medalha Alferes Tiradentes é regulamentada pelo decreto nº 29774 de 17 de julho de 1989 e distingue as pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à Polícia Militar. A Comenda, a maior da Corporação, que se constitui numa reverência ao Protomártir da Independência do Brasil, foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de amor à Pátria transcendem as fronteiras do tempo. A Polícia Militar de Minas Gerais proclama sua descendência direta do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade a que pertenceu o imortal Alferes, hoje patrono das Polícias Militares do Brasil e patrono cívico da Pátria Brasileira.

A Medalha de Mérito Profissional foi criada pela Lei nº 5532 de 23 de setembro de 1970, e regulamentada pelo Decreto nº 13025 de 28 de setembro de 1970. Consciente de que a conduta funcional e particular do militar é fator preponderante para o êxito das atividades desenvolvidas pela Polícia, a Corporação premia aqueles que se empenham de maneira ímpar para engrandecer e dignificar cada vez mais seu conceito perante a comunidade mineira.

Diploma

O Diploma de Colaborador Benemérito da Polícia Militar foi criado para distinguir e agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído para o aprimoramento e a eficiência dos trabalhos da Polícia Militar no cumprimento da missão de preservação da ordem púbica.

 9ª RPM

A Polícia Militar de Minas Gerais, através da Resolução nº 3346 de 24 de janeiro de 1997, assinada pelo então Comandante Geral Coronel Nelson Fernando Cordeiro, criou a “Nona Região da Polícia Militar – 9ª RPM”, com sede em Uberlândia. A medida passou então a fazer parte da política de descentralização administrativa da Polícia Militar e atende aos anseios da comunidade, na medida em que amplia sua capacidade operacional em formulação de planos e emprego da Polícia Ostensiva na Região do Triângulo Mineiro.

A 9ª RPM atualmente é integrada pelos 17º, 32º, 53º, 54º BPMs, 2ª Companhia de Missões Especiais e 9ª Companhia Independente de Meio Ambiente/Rodoviário. A 2ª Companhia Aérea serve para ampliar o policiamento na região, mas não consta como integrante da 9ª RPM, e sim em Belo Horizonte. Em conjunto, a 9ª RPM abrange 18 municípios: Uberlândia, Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama, numa área de 29.467 km².

Após 16 anos de muita luta e dedicação a serviço da comunidade, todas as unidades que compõem a 9ªRPM se destacam por sua atuação integrada.  Ao iniciar com o 17º Batalhão, que nasceu em 1982, hoje comandado pelo Tenente Coronel Eliel Alves Junior, sucedendo a 3ª Cia do 4º BPM e de suas entranhas, nasceu a 9ª RPM. O 32º Batalhão de Polícia Militar foi instalado no dia 10 de fevereiro de 1999 com a missão de executar as atividades de polícia ostensiva de prevenção criminal na região oeste da cidade de Uberlândia, hoje é comandado pelo Tenente Coronel Ailton Donizete de Souza.

A 2ª Cia Mesp, instalada dia 17 de dezembro de 1999, é responsável pelo policiamento especializado e de recobrimento nas cidades da 9ª RPM, é composta pelas equipes da Rotam, Pelotão de Choque, Canil e Gate, e tem como comandante o Major Marcus Vinícius.

A 9ª Cia PM Ind Mat nasceu em 6 de outubro de 2006 e está sob o comando do Major Carlos Magno Nunes. Ela é responsável pelo policiamento ambiental e das rodovias estaduais existentes nas cidades pertencentes a 9ª RPM.

O 54º BPM (Ituiutaba) inaugurado em 29 de dezembro de 2010, hoje é comandado pelo Tenente Coronel Geraldo Rogério de Oliveira. O 53º BPM (Araguari), que nasceu em 30 de dezembro de 2010, está sob o comando do Tenente Coronel Volney Halan Marques.

Ao ser fundada, a 9ª RPM estava sob o comando do Cel. PM Antoninho de Oliveira, que atuou no período de 06/02/97 a 10/02/99. O período em que o Cel. PM Flávio Luizi Lobato comandou foi de 10/02/99 a 18/02/02. O Cel. PM José Sebastião Alves de Aguillar comandou de 18/02/02 a 31/01/03. O Cel. PM Davidson Lopes da Silva comandou de 31/01/03 a 31/01/05. O Cel. PM Márcio Martins Sant’Ana foi comandante no período de 31/01/05 a 21/01/06 e o Cel. PM Robson Nogueira de 22/02/06 a 13/02/09. Atualmente o Cel. PM Dilmar Fernandes Crovato comanda a 9ª RPM, função que assumiu em 13 de fevereiro de 2009 exercendo suas atividades de maneira bem relacionada com autoridades locais, de outras regiões de Minas e estados brasileiros, cumprindo ordens e determinações dos comandantes que estão na capital.

Baile de gala encerra comemorações da Polícia Militar

 

Os 238 anos da Polícia Militar de Minas Gerais e os 16 anos de instalação da 9ª RPM em Uberlândia foram comemorados intensamente entre os dias 10 e 21 de junho em nossa região. Para marcar o encerramento das comemorações, foi realizado o baile de gala no ginásio Ulisses Finotti, do Praia Clube, dia 21 de junho, quando o Coronel Dilmar Fernandes Crovato e toda a comissão organizadora do evento receberam mais de 450 pessoas que se divertiram das 22h às 4h da manhã, em uma tremenda animação musical da Banda Atlanta. Além da presença dos militares entre soldados, cabos, sargentos e oficiais, outras pessoas importantes da sociedade uberlandense também participaram da festa, como o delegado chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Dr. Samuel Barreto de Souza e o comandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado,  Coronel Rocha Lima.

Samuel Barreto ressalta a importância da confraternização. “Esta é uma comemoração que marca o quanto há união entre os Policiais Militares. Realmente o Coronel Crovato e seus comandados estão de parabéns!”.

O Tenente Coronel Rocha Lima elogiou a integração dos militares. “Desde que cheguei aqui admiro a Polícia Militar. Temos uma parceria e respeito-os muito. Este baile atesta o que é uma tropa unida em todas as situações e mostra que tem no comando um grande líder, que é o Coronel Crovato”.

Os Tenentes Coronéis Wesley Barbosa, do 17º Batalhão, e Sandro Heleno Leite, do 32º Batalhão, estão concluindo o curso de oficiais em Belo Horizonte, mas fizeram questão de prestigiar a grande festa para comemorar ao lado dos amigos.

O Comandante

 

Alegre, descontraído e sempre solícito com a imprensa, o Coronel Dilmar Fernandes Crovato falou sobre as comemorações de aniversário da Polícia Militar, da 9ª RPM, e ressaltou que um homem nunca pode dizer que se sente realizado. “Sempre temos que estar em busca de algo maior, especialmente quando se trata de um comando como este que exercemos na maravilhosa e acolhedora Uberlândia. Entretanto, posso relatar tranquilamente à sociedade o sucesso das comemorações na região e na 9ª RPM. Tudo que vocês estão vendo é fruto de uma comissão que teve a grande preocupação em valorizar e reconhecer os valores que integram a 9ª Região, as entidades, personalidades e todos que conosco tem o grande propósito de construir a paz social ao Norte da região triangulina. Foram cultos, apresentações musicais, shows humorísticos, disputas esportivas, solenidades cívicas e tantas outras coisas coroadas com o sucesso deste baile. É um aprendizado que levo para toda a vida. Nada seria possível se não contássemos sempre com o apoio dos meus comandados, das autoridades, do povo honesto e ordeiro e da imprensa. Por tudo que mostram desde que cheguei ao 17º BPM, como comandante ou mesmo no comando da 9ª RPM, desde 13 de fevereiro de 2009”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *