Conel Construtora vai construir a nova sede do DMAE

dmae-sliderNa década de 60, por iniciativa do prefeito Renato de Freitas, foi criado e desmembrado da Prefeitura Municipal de Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

Passados 48 anos e após vários projetos que ampliaram o abastecimento de água à população uberlandense, o órgão iniciou os trabalhos para construção da sede administrativa, cujo projeto do arquiteto Zied Sabbagh, vai ser executado pela Conel Construtora, após uma série de trabalhos que culminaram por beneficiar a iniciativa do diretor Orlando Resende e o próprio prefeito Gilmar Machado, responsável direto pela mudança e automaticamente a devolução do imóvel, ao município, onde serão feitos projetos para atendimento à população, possivelmente com participação da iniciativa privada.

 

As obras

 

As obras de terraplanagem já foram concluídas e a partir deste mês a Conel abre o canteiro de serviços, onde equipes especializadas iniciarão os trabalhos.

Os contratos já haviam sido assinados anteriormente e agora com a assinatura da ordem de serviços entre o prefeito Gilmar Machado, o diretor do DMAE Orlando Resende e a Construtora tudo vai ser iniciado.

A nova sede do DMAE está sendo construída ao lado do Teatro Municipal e o espaço do centro administrativo consta entre outras coisas salas para equipes administrativas; a Procuradoria Autárquica e setores como a Contabilidade, Hidrometria, Almoxarifado Central, Supervisão de Talentos Humanos e o Núcleo de Tecnologia de Informação. Os programas Escola Água Cidadã, Buriti e Premend deixarão seus espaços improvisados para assumir um lugar definitivo na nova sede. Os programas ambientais contarão com a estrutura de um teatro para atender escolas e a comunidade em geral.

A nova sede é em área nobre e a visão é para dar ao contribuinte maior conforto e facilidade de atendimento, assim bem como aos servidores.

Uma das preocupações apresentadas ao arquiteto pela diretoria do DMAE – e que o projeto atende – é sua adequação às normas de certificação ambiental. Com isso, a nova sede deverá ser o primeiro prédio público do estado de Minas Gerais a receber a Certificação Aqua, um selo que comprova o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Á área da sede administrativa à ser construída é de 8.250 m2, constando três elevadores e estacionamento com 6.000 m2. Ao lado foi reservado ainda espaço para futuras construções de modo a não prejudicar o bonito projeto em execução. O custo da obra é de 28 milhões de reais.

 

O contrato

 

A ordem de serviço entre o município, DMAE e a Conel Construtora foi assinada na tarde do dia 31 de julho, onde compareceram centenas de futuros usuários, convidados, imprensa e autoridades.

O primeiro a discursar foi o diretor Orlando Resende que após saudar aos presentes, referindo-se especialmente o prefeito Gilmar Machado, falou com entusiasmo sobre a batalha que vem travando há bastante tempo para que o momento chegasse. Entre outras coisas o diretor afirmou que “desde 2013 o DMAE vem investindo mais de R$ 100 milhões com recursos próprios em ações de infraestrutura sanitária, novas redes de abastecimento, criação de fossas sépticas e captação de água. Ainda empregou quase R$ 4 milhões na aquisição de 41 novas viaturas e equipamentos empregados nos serviços de ligação de água e esgoto, manutenções e construção de redes, garantindo mais eficiência no atendimento junto à população. O projeto é maravilhoso e é uma continuidade do desafio travado pelo ex-prefeito Renato de Freitas, que foi chamado de louco, quando prometeu trazer água de Sucupira para abastecer a cidade. Mais tarde veio Bom Jardim e agora estamos iniciando também a captação da Represa de Capim Branco, uma áarea na região da Tenda dos Morenos. Esta é uma sede para a população de Uberlândia que vai ter um local digno, onde os nossos servidores trabalharão satisfeitos por terem um local adequado para atender aos consumidores. Sintetizando tenho que dizer, muito obrigado à todos e vamos aguardar a obra”, afirmou.

 

O legislativo

 

O vereador Isaac Cruz, usando da palavra fez agradecimentos aos colegas que o nomearam para estar representando a Câmara Municipal, em grandioso evento. Cumprimentou o prefeito Gilmar Machado, o diretor do DMAE, Orlando Resende e falou sobre as responsabilidades. Afirmou estar confiante de que tudo está sendo cumprido, mas que vai acompanhar de perto para aplaudir sempre os funcionários que estarão no dia a dia da construção.

O deputado estadual Professor Neivaldo, veio acompanhar a solenidade e em seu discurso disse entre outras coisas das necessidades de todos trabalhar juntos e travar uma luta permanente pelo engrandecimento de Uberlândia. Falou que a crise que assola o País, sem dúvida nenhuma faz com que algumas alterações sejam feitas no cronograma administrativo do prefeito Gilmar Machado, mas com certeza ele saberá administrar tudo com carinho, embora que para isto tenha que contar com o apoio de todos.

No encerramento da solenidade falou o prefeito Gilmar Machado, enaltecendo o trabalho do diretor do DMAE, Orlando Resende e toda a sua equipe. Disse que a população pode ficar tranquila porque o município está fazendo de tudo para que a cidade seja abastecida com a água mais barata e de melhor qualidade do Brasil. Convocou a todos para trabalhar firme nas obras porque é uma promessa de muito conforto para usuários e funcionários do DMAE. Pediu apoio a todos para que ajudem a administrar a cidade, porque Uberlândia continua crescendo e aquilo que ele iniciou em Belo Horizonte como deputado estadual, em Brasília como Deputado Federal, tem que continuar agora como prefeito do município de Uberlândia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *