Comenda Augusto César foi entregue no aniversário de Uberlândia  

 

comenda-slider

Trinta pessoas e entidades que, ao longo dos anos, se destacaram pela contribuição dada ao desenvolvimento de Uberlândia foram homenageadas no dia 30 de agosto, pela Câmara Municipal, ao realizar solenidade de entrega da Comenda Augusto César. O evento que foi aberto a comunidade aconteceu no plenário Homero Santos e teve como mestre de cerimônia o irreverente Ademir Reis, profissional dedicado, eterno colaborador da Revista Dystak´s, e que hoje ocupa o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

 

A lembrança

 

O Patrono da maior honraria do Município, a Comenda Augusto César, nasceu em 24 de maio de 1845, em Três Pontas, Minas Gerais. Na companhia de seus pais morou em várias cidades de Minas até aportar em Uberlândia. Com 18 anos de idade já tinha vida própria, e trabalhava como professor. Aos 20 anos era jurado na Comarca de Franca e de 1869 a 1872, foi suplente do Juiz de Sacramento. Durante os 35 anos que atuou como magistrado, sempre recusou a defesa de causas más e defendeu gratuitamente dezenas de detentos pobres, inclusive soldados da polícia mineira e paulista.

De 1872 a 1890 foi vereador em Sacramento e em 1888 foi eleito Deputado Provincial. Em sete de Março de 1892, tomou posse no cargo de Presidente e Agente Executivo de São Pedro do Uberabinha, hoje Uberlândia, como se fosse o Prefeito e o Presidente da Câmara ao mesmo tempo.

Foi ele quem organizou o regimento interno da municipalidade, planificou e difundiu o ensino em todo o município sendo o autor da regulamentação. Augusto César morreu em 1908, na cidade de Araguari e por ter sido exemplo de honradez como Agente Administrativo, a Câmara Municipal criou a Comenda que hoje é concedida e que leva o seu nome, a “Comenda Augusto César”.

Esta foi a 45ª solenidade de entrega da Comenda, que foi criada pela Resolução nº 001/79 pelo então vereador Dorivaldo Alves Nascimento, aprovada em plenário e promulgada em 02 de março de 1979 pelo então presidente da Câmara, vereador Eudécio Casasanta Pereira. O evento já foi realizado no dia do aniversário de Uberlândia, mas agora por decisão da edilidade foi antecipada para a véspera devido aos demais eventos que acontecem no dia 31, data em que foi fundada a cidade de Uberlândia, por Felisberto Alves Carrijo.

 

O projeto

 

Cada vereador tem direito a indicar um homenageado, exceção feita ao presidente da Câmara de Uberlândia, que indica duas pessoas. O prefeito Odelmo Leão também relacionou dois nomes para serem agraciados. Dentre os homenageados deste ano estão o vice-governador de Minas, Toninho Andrade; o comandante do 36º BIMtz, Cel. Marcus Vinícius Gomes; o líder ruralista Gustavo Galassi Gargalhone; o venerável maçom, empresário, contabilista e professor universitário, Adeilson Barbosa Soares; a senhora Ophélia Pereira Garcia esposa do empresário Luiz Alberto Garcia; o ex-deputado e atual presidente da Igreja Quadrangular em Minas, Antônio Genaro de Oliveira; o promotor de justiça, Breno Lintz; o campeão mundial de Futsal, Dovenir Neto; o pré-candidato ao governo de Minas, ex-deputado Dinis Pinheiro, dentre outros  que figuram no Box que relaciona os homenageados que compareceram e aqueles que foram representados por amigos por causa de compromissos anteriores.

 

MESA DIRETORA

 

Estiveram presentes na Mesa Diretora que conduziu o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Nogueira, o prefeito Odelmo Leão, o juiz de Direito e Diretor do Foro, Dr. Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, o vice-governador de Minas, Antônio Andrade e os vices-presidentes da Câmara, vereadores Wilson Pinheiro, Ronaldo Alves e Michele Bretas.

Nossa reportagem anotou ainda as presenças dos deputados estaduais Elismar Prado, Felipe Attiê, Leandro Genaro e Luiz Humberto Carneiro; do juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Uberlândia, Dr. Joemilson Donizetti Lopes; Dr. Hamilton Tadeu de Lima, Delegado-Chefe do 9º Comando de Polícia Civil; Coronel BM André Humia Casarim, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar; Dr. Marcos Aurélio Giacomini, ministro aposentado do TST – Tribunal Superior do Trabalho; Advogado Dr. João Batista Camargo, ex presidente da OAB – 13ª Subseção; vice-prefeito de Uberlândia, eng. Paulo Sérgio Ferreira e praticamente todo o secretariado municipal; vice-presidente da OAB/Uberlândia, Dr. Luciano de Sales Monteiro; Dr. Gilson Montes, presidente do Conselho de Maçons do Triângulo (CMT), dentre outras autoridades convidadas e familiares dos homenageados.

 

O presidente

 

O presidente Alexandre Nogueira, abrindo a cessão e antes da execução do Hino Nacional disse “Senhoras e senhores, ilustres convidados, autoridades, homenageados com a Comenda Augusto César e seus familiares, senhor prefeito Odelmo Leão, senhor Juiz Diretor do Fôro, Dr. Lourenço Migliorini, senhor vice-governador, Toninho Andrade, demais componentes da Mesa Diretora, sejam todos bem vindos a essa sessão solene.

Hoje a Câmara Municipal de Uberlândia outorga a sua principal, justa e oportuna homenagem dedicada a pessoas, empresas e projetos que edificam nossa sociedade, todas elas detentoras de envergadura ética exemplar, sendo motivo de honra para todos nós.

 

PRONUNCIAMENTOS

 

Aproveitando a oportunidade autoridades se pronunciaram ao serem chamados pelo cerimonial. Adeílson Barbosa Soares, coordenador geral da Câmara Municipal de Uberlândia, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, também ocupou a tribuna e falou da importância do evento e valorizou muito os trabalhos da população uberlandense. Em seguida falou o vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade que antecedeu o aplaudidíssimo discurso do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. “Eu não poderia deixar de pedir licença aos membros que estão ao meu lado na mesa diretora dos trabalhos para não cumprimentar aqueles que realmente merecem o dia a dia de todos nós: O povo de Uberlândia”. Logo após nomeou os homenageados, autoridades e familiares, não faltando o carinho com a imprensa presente ao grande acontecimento que foi marca importante nos 129 anos de Uberlândia. Sendo assim foram entregues as Comendas e Diplomas aos homenageados pelos vereadores e o prefeito municipal.

 

Homenageados e homenageadores:

Comenda Augusto César 2017.

Odelmo Leão: Marcus Vinícius Gomes Bonifácio e Gustavo Galassi Gargalhone; Alexandre Nogueira: Ophélia Pereira Garcia e Adeílson Barbosa Soares; Márcio Nobre: Ana Márcia dos Santos Mello; Ronaldo Alves: Andréa Lúcia Corrêa Bouças; Ceará: Antônio Eustáquio Andrade Ferreira; Pastor Átila Carvalho: Antônio Genaro de Oliveira; Pâmela Volp: Breno Linhares Lintz; Flávia Carvalho: Thiago Andrade Lana; Ricardo Santos: Celso Pinto Pires; Vico: Daniel Ricardo Davi Sousa; Juliano Modesto: Dinis Pinheiro; Jussara Matsuda: Dovenir Domingues Neto; Wender Marques: Edelweiss Teixeira Júnior; Doca Mastroiano: Gustavo Henrique Ferraz Silva Lopes; Roger Dantas: João Paulo Naves Camargo; Wilson Pinheiro: Jovino Mustafá Cheik; Michele Bretas: Leandro Machado de Araújo; Antônio Carrijo: Lourisvaldo Lourenço Carvalho; Felipe Felps: Marcel Lopes Machado; Vilmar Resende: Mário Faria de Carvalho; Thiago Fernandes: Marlene Salgado de Oliveira; Silésio Miranda: Marquinho do Mega Box; Rodi Borges: Murilo Marques Veríssimo; Ismar Prado: Núcleo Pólen da Unitri; Isac Cruz: Olgalvaro Nominato Bastos; Paulo César – PC: Osvaldo Ramiro Gomes; Adriano Zago: Softbox Sistemas e Tecnologia e Hélio Ferraz Baiano: Walter Jones Rodrigues Ferreira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *