Câmara Municipal realiza cerimônia de outorga da Comenda “Virgílio Galassi”

Em sessão solene realizada no dia 9 de maio de 2013, no Plenário Homero Santos, aconteceu a cerimônia de outorga da Comenda “Virgílio Galassi”.

A Câmara Municipal de Uberlândia entregou a homenagem em agradecimento a contribuição significativa de diversas entidades e personalidades escolhidas pelos vereadores no desenvolvimento da cidade de Uberlândia, num total de vinte e sete homenageados, sendo que o vereador Marquinhos (Mega Box) acabou não apresentando indicação por estar doente e houve decurso do prazo. O vereador Marcio Nobre apresentou um homenageado como vereador e outro como presidente da Câmara.

A solenidade de outorga da Ordem Municipal de Mérito no Grau Cooperador – Diploma de Mérito e Comenda “Virgílio Galassi” é um justo reconhecimento ao trabalho do saudoso Prefeito de Uberlândia, que governou a cidade por 16 anos: 1971/ 1972; 1977/1982; 1989/1992 e 1997/2000.  Virgílio Galassi é muitas vezes referido como “Prefeito do Século”, tamanha sua notoriedade no crescimento de Uberlândia enquanto foi empresário, vereador, ou chefe do poder executivo.

A cerimônia

O cerimonial foi organizado por Cleonice Maria de Sousa Silva e apresentado por Severino Izael, que deu início à cerimônia às 19:30 horas. Foram chamados para a formação da mesa diretora dos trabalhos o vereador e presidente da Câmara Municipal Marcio Nobre; o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro; o deputado estadual Tenente Lúcio; vereador Professor Neivaldo; Paulo Santos Galassi, filho de Virgílio Galassi que empresta o nome à Comenda, em nome de toda a família Galassi; o promotor público Fábio Guedes; vereador Estevão Bittar em nome de seu pai, o ex-vereador e autor da Resolução, hoje deputado federal, João Bittar Júnior; Ten. Cel. Rocha Lima, comandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado; Cel. Dilmar Fernandes Crovato, comandante da 9ª Região de Polícia Militar; Márcia Regina Pussoli, delegada regional da 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Uberlândia; Cézar Augusto Monteiro, delegado regional em Araguari; Elizeu Marques de Oliveira, vice-presidente da OAB/MG – Ordem dos Advogados do Brasil; o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Celso Vilela; Cel. Itamar, comandante do Corpo de Bombeiros e Thiago Soares Fonseca, presidente do Sindicato Rural.

Na sequência a palavra foi passada ao vereador presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Marcio Nobre, que abriu a solenidade cumprimentando e agradecendo a todos os presentes, aos componentes da mesa e aos telespectadores. Agradeceu aos vinte e sete homenageados que contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento do município. Parabenizou os parlamentares que escolheram de forma responsável os homenageados que representam a cidade: “é através do trabalho e da força de seu povo, do empreendedorismo, da visão e da capacitação de cada um de vocês que Uberlândia é esta expressão estadual e nacional. Vocês fazem parte do orgulho e da história desta cidade. É com muita honra que entregamos esse reconhecimento público àqueles que acreditam nesta terra. Neste momento declaro aberta a sessão solene de outorga da Comenda ‘Virgílio Galassi’ às pessoas e entidades que se distinguem de alguma forma no desenvolvimento do município de maneira expressiva e notável”. Em seguida foi feita a execução do Hino Nacional Brasileiro. Dando sequência à cerimônia, o vereador William Alvorada fez a leitura da Resolução que aprova a ordem Municipal da Comenda “Virgílio Galassi” que entrou em vigor na data de sua publicação, 12 de abril de 1994, através da Resolução 053/94 alterada pelo Decreto Legislativo 073/02 e 1040/06 de autoria do ex-vereador João Bittar Júnior, hoje deputado federal.

Discursos

Estevão Bittar, filho do deputado federal João Bittar Júnior, autor da Resolução, fez um bonito discurso onde enalteceu a complexidade que é a organização de uma cidade: “a cidade é uma engenhoca muito sofisticada, com milhões de cargos, pessoas, empresas, regras e direitos que se encaixam de alguma maneira para que esse órgão funcione de forma correta. Essa complexidade funciona graças às pessoas que aqui vivem, como coadjuvantes ou administradores. Uberlândia sempre teve grandes pessoas e grandes líderes, como os que são homenageadas nesta noite. Nada melhor para homenagear essas pessoas do que outorgar a elas a Comenda ‘Virgílio Galassi’, pois Virgílio foi um dos maiores líderes de Uberlândia. Sua liderança é até hoje lembrada por todos nós. Ele era um sonhador, mas dizia que quando um sonho se depara com a dificuldade, tem-se a chance de ver ele se realizar. Uma pessoa extremamente fina, gentil e ao mesmo tempo firme em suas decisões. Meu pai, ex-vereador nesta casa e hoje deputado federal, propôs a criação desta Comenda, pois ele acredita que os valores do senhor Virgílio Galassi devem ser para todos os líderes de Uberlândia fonte de inspiração”, afirmou.

Presidente da Comissão da Copa do Mundo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tenente Lúcio, usando a tribuna, cumprimentou a mesa, os presentes e os homenageados, agradecendo a Deus a oportunidade de estar ali. Afirmou que: “Virgílio Galassi, conhecido como ‘O Prefeito do Século’, era um homem determinado em todas as suas ações. Um bom homem, pai sempre presente, e que fez muito pelas famílias de Uberlândia. Sintam-se honrados em receber essa homenagem que eu já recebi e sinto-me orgulhoso, pois não existiu outro igual a Virgílio Galassi”.

O deputado Luiz Humberto Carneiro usou a palavra e cumprimentou a todos  presentes dizendo que: “quando recebemos uma Comenda com o nome de Virgílio Galassi é uma alegria. Melhor que isso é merecer esta homenagem que leva o nome de uma pessoa que foi tão importante na história de Uberlândia. Eu tive a alegria de conhecer Virgílio Galassi, político e pessoa. Então posso afirmar com toda sinceridade que ele foi excepcional nos dois papeis. Ele esteve presente à frente de grandes projetos de Uberlândia. Se Uberlândia está onde está hoje, deve muito a ele e a vocês que hoje recebem este reconhecimento”, disse Luiz Humberto Carneiro.

A Rede Dystak’s de Comunicação agradece a Câmara Municipal que sempre nos recebe com muito carinho e parabeniza os homenageados. Uberlândia tem sorte em contar com pessoas que acreditam na força empreendedora que temos e fazem todo o esforço para que esse motor possa girar.

Os homenageados da noite que receberam medalhas 

Ademir Enercino Breunig / vereador Ismar Prado
Alex Carvalho / vereadora Michele Bretas
Antônio Bittar Sobrinho / vereador William Alvorada
Audicon Contadores / vereador Padre Amauri
Cláudio Humberto Gomes / vereadora Jerônima Carlesso
Dom Paulo Francisco Machado / vereador Estêvão Bittar
Dr. Abdulkarin Milken / vereador Dr. Mário Milken
Dr. José Pacífico Martins Ferreira / vereador Norberto Nunes
Dr. Paulo Barbosa Rezende / vereador Juliano Modesto
Elétrica Lúcio / vereador Isac Cruz
Epaminondas Honorato Mendes / vereador David Thomaz
FIEMG / vereador Sebastião Galego
Gilson Rodrigues / vereador Professor Neivaldo
Harry Dawes Scates / vereador Leles Lima
João Pedro Gustin / vereador Felipe Attiê
José Antônio Sobreira / vereador Adriano Zago
Lauro de Paula Carvalho / vereador Vilmar Resende
Lázaro dos Reis Magalhães / vereador Alexandre Nogueira
Luiz Carlos Saraiva / vereador Wilson Pinheiro
Márcio Pena Martins / vereador Rodi
Marcos Antonio da Rocha / vereadora Gláucia da Saúde
Movimento Cidade Futura / vereador Silésio Miranda
Murilo Ferreira Alves / presidente da Câmara, Marcio Nobre
Paulo Roberto Baratta / vereador Marcio Nobre
Dr. Samuel Barreto de Souza / Paulo Bouças
Waldez José Fernandes da Silva / vereador Doca Mastroiano
Walter Ferreira Mendonça / vereador Vico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *