Câmara homenageia advogados em sessão realizada na OAB Uberlândia

 oab-slider

Na abertura das comemorações ao Dia do Advogado, 11 de agosto, a Câmara Municipal de Uberlândia realizou sessão solene para homenagear 14 advogados de destaque em 2017 inscritos na 13ª Subseção Uberlândia. A cerimônia aconteceu na Sede da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, no dia três de agosto, e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades e convidados que lotaram o auditório da Subseção.

O cerimonial da solenidade foi comandado pela advogada Dra. Letycia Helou Alves – Coordenadora da Escola Superior de Advocacia de Uberlândia. A sessão foi presidida pelo vereador Ronaldo Alves, e a mesa foi composta pelas seguintes autoridades a Presidente da OAB Uberlândia Dra. Ângela Parreira de Oliveira Botelho, o Desembargador e Superintendente do TJMG Dr. Carlos Henrique Perpétuo Braga, o Conselheiro Federal da OAB Dr. Eliseu Marques de Oliveira, o Diretor de Regionalização e Conselheiro Seccional da OAB/MG Dr. Egmar de Souza Ferraz, o Conselheiro Seccional Dr. Adauto Alves Fonseca, o Vice-presidente da OAB Uberlândia Dr. Luciano de Salles Monteiro, a Secretária Geral adjunta da OAB Uberlândia Dra. Soraia Tavares Amaral, a Diretora Adjunta da OAB de Uberlândia Dra. Vilma Aparecida Rosa, o Presidente do Conselho de Ética e Disciplina da OAB Uberlândia Dr. Reginaldo José do Prado, o Vereador e Advogado Dr. Adriano Zago, o presidente da 5ª Turma Julgadora do Tribunal e Ética e Disciplina da OAB/MG Dr. José Eduardo Batista, o presidente da Comissão de Advocacia Pública e procurador do município Dr. Luciano Vilela Nunes, o membro julgador da 4ª Turma do Tribunal e Ética e Disciplina Dr. Gustavo Oliveira Amaral e o Tenente-Coronel BM e Comandante do 5º BBM André Humia Casarim.

 

O evento

 

Após a formação da mesa e execução do Hino Nacional Brasileiro, coube ao vereador Felipe Felps a leitura do Decreto nº 1099/07 de 13/08/2007, cuja autoria é do vereador Hélio Ferraz Baiano.

O vereador e advogado Dr. Adriano Zago foi convidado para falar em nome da Câmara Municipal. Em sua fala um dos destaques foi quando ele afirmou que em oito anos como vereador jamais havia sido nomeado para ocupar a tribuna em evento tão importante e que naquela noite estava se sentindo satisfeito por estar ao lado de companheiros advogados e também de colegas da edilidade.

“Dito isto, eu quero em nome da Dra. Ângela Botelho cumprimentar toda a mesa diretora dos trabalhos, os advogados homenageados, os familiares aqui presentes e também as demais autoridades que não fazem parte da mesa principal. A noite de hoje é de festa. Parabéns a todos e tenham neste colega tudo aquilo que precisarem na Câmara Municipal de Uberlândia”, finalizou Adriano Zago agradecendo a oportunidade de falar na tribuna que homenageia o saudoso colega Dr. Hamilton Marques Magalhães.

Em seguida foram homenageados os advogados com base no Decreto lei do poder legislativo de Uberlândia. A noite homenageou 14 profissionais de várias áreas do Direito: Direito Administrativo: Adir Cláudio Campos; Direito Ambiental: Dennis Martins Godoy; Direito Empresarial: Dilcesar Marques Arantes; Direito Imobiliário: Douglas Davi Pena; Direito Securitário: Eliana Mendes Honório; Direito Previdenciário: José Felicíssimo Filho; Direito de Família e Sucessões: Lídia Maria Andrade e Braga; Direito do Consumidor: Luis Humberto Ferreira de Athaydes; Direito Tributário: Márcio Bento de Moura; Direito Civil: Marcos Antônio Pacheco; Direito Trabalhista: Nelson Roberto Barbosa Júnior; Direito Criminal: Públio Divino Vilela Carvalho; Direito Corporativo: Regis José Freitas Cipresso e Direito Bancário: Vera Lúcia Pereira Batista.

Em continuidade ao grande evento o Dr. Egmar Ferraz, ex-presidente da OAB e hoje representando a OAB/MG como Diretor da entidade em todo o Estado de Minas Gerais fez uso da palavra.

O discurso foi emocionante e objetivo, e iniciou com uma saudação especial à Dra. Ângela Botelho que esteve na diretoria por ele presidida durante seis anos. “Cumprimento os homenageados e saúdo os companheiros advogados que estão aqui presentes para saudarem os homenageados da noite pela Câmara Municipal”, destacou.

Em nome dos homenageados falou a Dra. Lídia Maria Andrade e Braga, também saudando os colegas homenageados e agradecendo à Câmara Municipal de Uberlândia pela outorga.

No encerramento da solenidade, o uso da palavra foi da presidente Dra. Ângela Botelho que vem exercendo excelente trabalho a frente da 13ª Subseção deste janeiro de 2016, após ter ocupado outros cargos em gestões anteriores.

“Os 14 advogados(as) que hoje são homenageados por suas áreas específicas não estão aqui por um acaso. São homenageados por serem referência na advocacia e transmitirem a todos os demais colegas as posturas de retidão, urbanidade, ética e transparência. E por votação, foram escolhidos e reconhecidos pelos vossos méritos ao ser os homenageados nesta solenidade. Portanto, estas homenagens devem ser divididas com todos que lhes contribuíram na trajetória da advocacia. Ninguém é bom demais sozinho”.

A presidente ainda destacou “Nós advogados não podemos perder o ideal de justiça. Precisamos divulgar para a população a necessidade de sua conscientização. Isto é a esperança de vida digna e o direito existe para isto, para amparar quem precisa. E com base na Bíblia e na nossa Lei maior devemos tê-las como retidão para as nossas e vossas vidas”.

Após o discurso da presidente e execução do Hino de Uberlândia, a imprensa foi convidada para fazer a foto oficial dos homenageados e no salão principal foi servido um coquetel pela Provare Alimentos, onde os homenageados tiveram oportunidade de receberem os cumprimentos de todos quantos fizeram parte da sessão.

 

As homenagens

 

Em palavras de carinho aos homenageados, o advogado Dr. Robison Divino Alves afirmou para a Dystak’s que “é uma homenagem justa que estimula os advogados a manter um caminho ético e praticar a cidadania em prol da sociedade. O 11 de agosto é o Dia do Advogado, marco meios jurídicos daqui do Brasil e tem essa homenagem aos Advogados muito bem-vinda no seio da sociedade”.

O Dr. Egmar Ferraz, um dos advogados que permaneceu por mais tempo na presidência da 13ª Subseção da OAB, destacou para a reportagem que “mais uma vez a Câmara Municipal de Uberlândia demonstra acima de tudo o que é democracia, em um momento em que o país passa por graves problemas principalmente os relacionados à política. A OAB mostra que a política é essencial ao país. E por outro lado a política Municipal mostra que a OAB e os advogados também são essenciais. Então isso é muito importante, saber dividir os problemas que nós temos. Juntamente com o Poder Público temos que lutar para mudarmos o país e hoje o que se mostra não é só homenagem aos grandes advogados, é acima de tudo que o país ainda sobrevive apesar de tudo que está acontecendo”.

Falando sobre a atualidade, o Dr. Egmar disse que enquanto esteve na presidência da 13ª Subseção executou muitas atividades e que hoje está no Conselho Estadual. O diretor de regionalização destacou que o presidente da Seccional Mineira Dr. Antônio Fabrício gostaria muito de estar na solenidade, mas que por outros compromissos não foi possível estar em Uberlândia. Egmar destacou ainda o trabalho da OAB Uberlândia, onde sua sucessora a Dra. Ângela Botelho tem desenvolvido excelente trabalho. “Aqui nesta cidade está a maioria dos advogados de Minas, somos mais de seis mil  inscritos. Uberlândia tem a honra de ser a primeira cidade do interior com o maior número de advogados. Estamos em Belo Horizonte à disposição de todos”, sintetizou o Dr. Egmar Ferraz.

O Dr. Eliseu Marques que já foi Presidente da 13ª Subseção, Conselheiro Estadual, está hoje no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Em conversa com a reportagem, o Dr. Eliseu Marques disse que estava em um grande evento da OAB Federal, mas fazia questão de agradecer a equipe da Revista Dystak´s que sempre se fez presente junto a Ordem, sendo uma parceira e por isto não poderia deixar de registrar a mensagem.

Sobre a homenagem aos Advogados, ele afirmou que “é um prazer participar de mais uma honraria da parceria entre a Câmara Municipal e OAB, onde estamos homenageando 14 profissionais da área de direito, cada um na sua específica área. Eu fico muito contente porque fomos nós, enquanto presidente, que criamos este projeto que se destaca até hoje. Eu quero agradecer e parabenizar a Câmara por continuar com esse projeto, agradecer o presidente Alexandre Nogueira, por mais uma vez trazer o setor de advocacia para dentro da nossa casa, a casa da cidadania, a casa da advocacia”, disse Eliseu Marques.

“Como Advogado eu não poderia faltar a uma solenidade que é promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela 13ª Subseção, em conjunto com a Câmara Municipal. Me sinto extremamente honrado e duplamente também homenageado como advogado que sou antes mesmo de ser vereador. Hoje estou na condição de representante de nossa cidade, então é uma alegria muito grande poder prestigiar os colegas, advogados e advogadas aqui e nas suas respectivas áreas. Estou presente para dar os nossos cumprimentos a esta importante profissão para a nossa sociedade ainda mais nos dias atuais em que vivemos”. Estas foram as palavras do Dr. Adriano Zago, Advogado e Vereador em Uberlândia.

Um dos idealizadores do projeto foi o vereador Hélio Ferraz Baiano. Com exclusividade à Dystak’s, o vereador destacou a importância da solenidade. “Realmente eu estou muito feliz e quero aqui agradecer a confiança da tão honrada e respeitada classe dos homens da advocacia que é o braço direito da defesa dos direitos e dos deveres do cidadão. Então, eu estou muito honrado e quero aqui parabenizar a todos que foram escolhidos com muita honradez. Foi difícil para os diretores responsáveis entre milhares de advogados e advogadas de Uberlândia, escolher os 14, sendo um em cada área do Direito. Espero que eles continuem com esse trabalho maravilhoso que é a advocacia, o braço direito da Justiça do Brasil, e parabéns a doutora Ângela e toda a diretoria por estar honrando esta 13ª OAB, destaque como Regional de Minas Gerais”, disse o vereador Baiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *