Alexandre Nogueira é o novo presidente da Câmara Municipal de Uberlândia  

alexandre-nogueira-slider

No dia 1º de junho de 2015, o vereador Alexandre Nogueira, do partido Solidariedade, foi eleito e empossado presidente da Câmara Municipal de Uberlândia. Ele substituiu o vereador Adriano Zago, do PMDB, atual 1º vice-presidente que havia tomado posse no cargo em 8 de abril, após a renúncia do atual deputado estadual Neivaldo de Lima, do PT, que ocupava o cargo e como suplente da Assembleia Legislativa, acabou sendo chamado em substituição ao deputado Carlos Henrique que se afastou para assumir a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude de Minas Gerais.

No dia 17 de junho, após tomar posse no início do mês, e cumprir a primeira etapa de importantes sessões legislativas ordinárias na Câmara, Alexandre Nogueira, conversou com a reportagem da Revista Dystak’s, quando falou de seus projetos e metas para seu mandato a frente do Poder Legislativo Municipal.

O vereador

 

Alexandre Nogueira da Costa é filho de Vicente Venâncio da Costa e Ana Nogueira da Costa e tem 13 irmãos, sendo sete homens e sete mulheres. O empresário e vereador é casado com Marenice Maria Caixeta Costa, e o casal está ainda curtindo longa lua de mel para depois pensar em herdeiros.

Sua aparição no mundo político aconteceu em 2008, quando ficou na primeira suplência da Câmara Municipal de Uberlândia, quando houve grande expectativa de que pudesse assumir o cargo, caso o Tribunal Regional Eleitoral, aprovasse a elevação do número de vereadores, equitativamente aos eleitores que compunham a cidade de Uberlândia.

Não houve aprovação do Tribunal e apenas no final de 2011, Alexandre Nogueira, assumiu o mandato em substituição a um vereador licenciado. A grande alegria veio com a sequência dos trabalhos e nas eleições de 2011, Alexandre foi eleito com 3.250 votos, passando a ocupar o cargo a partir de 2012.

Como foi o mandato até aqui?

 

“Na política você tem que viver de momentos, oportunidades e saber até o que se fala e com quem fala. Você trabalha 24 horas. Temos que pensar em uma Uberlândia forte e empreendedora. Preocuparmos com saúde, educação, segurança, desenvolvimento sustentável e trabalho, muito trabalho. O povo de Uberlândia é trabalhador e precisa de oportunidades. Nós, legisladores temos o papel de facilitar este desenvolvimento social e profissional para o povo da nossa terra.

Hoje estou presidente da Câmara Municipal de Uberlândia graças ao apoio dos companheiros e de Deus, sem ELE nós não poderíamos estar hoje administrando o Poder Legislativo Municipal. Desempenho meu trabalho ao lado de companheiros que já estavam ocupando o cargo desde o início do ano, eleitos que foram no pleito do dia 14 de novembro de 2014. A Mesa Diretora é formada de vereadores de vários partidos, com competência e transparência nas suas decisões. Estou muito bem acompanhado nesta área.

Na atual administração o 1º vice-presidente é o vereador Adriano Zago (PMDB). O pastor Isac Cruz (PRB), o 2º vice-presidente; a vereadora Jerônima Carlesso (PPL) é 3ª vice-presidente; William Alvorada (PDT), 1º secretário; que também acumula a função de Ordenador de Despesas e a vereadora Gláucia da Saúde (PMN), a 2ª secretária. Nós tivemos uma eleição muito concorrida e o resultado nos fortaleceu, pois o grupo saiu unido, e vamos continuar unidos”, afirmou Alexandre Nogueira.

Essa oposição é uma oposição fictícia. Na verdade você é uma pessoa que cuida de toda a Uberlândia?

 

“Claro, com certeza. Veja bem, quando eu falo de oposição, não é oposição ao prefeito, é oposição ao que o PT vem fazendo, não só na cidade de Uberlândia, como no Estado e no País. É uma oposição com responsabilidade, não é uma oposição fictícia. É claro que todos os projetos que forem bons para a cidade de Uberlândia, nós vamos votar e priorizar sempre o povo. É isso que nossos governantes têm que enxergar. A prioridade do poder é o povo da sua cidade, povo do seu Estado, o povo do Brasil”.

Como você vê a política nacional na atualidade?

 

“Eu tenho vergonha da política nacional na atualidade. Fizeram coisas horrorosas, mentiram para a população para se elegerem. Reduziram a conta de energia, ai sim um valor abaixo fictício na época, para enganar as pessoas. Aumentaram o valor da água e tudo mais que poderiam fazer para enganar os que os elegeram em 2013. Até a loteria eles subiram 40%! Você quer que eu compare mais o que? A corrupção hoje no Brasil é uma coisa horrível, nós temos que acabar com esta praga que assola o país, nós temos que cada vez mais combatê-la, assim como temos que fazer com os maus políticos. A política não é essa, a política muda à vida das pessoas e através dela nós conseguimos mudar o mundo. Então a política é linda e muito importante no mundo inteiro, assim como é a democracia, tem que ser cumprida. Agora, temos que fazer as coisas acontecerem, com responsabilidade, com transparência e de olho no futuro. O futuro é amanhã, o povo brasileiro não pode esperar, nós, políticos temos a responsabilidade de fazer bem feito. Nós temos que entender que o poder e nem a política podem corromper o homem, e nós somos exemplos, de que os políticos brasileiros tem que entender de uma vez por todas, que nós temos que ser exemplos da nossa nação. Sabemos que a corrupção está inserida em todos os setores da sociedade sim, mais o político é um exemplo na sociedade, nós precisamos entender isso com responsabilidade”.

E o partido Solidariedade?

 

“O partido Solidariedade é um partido novo, quando saí do PDT, logo pensei em procurar um partido que me desse oportunidade de mostrar o meu trabalho político e minhas ideias.  O Solidariedade hoje é a oposição a tudo o que acontece. Os ideais são novos: Nós vamos fazer uma política nova”, revelou Alexandre Nogueira.

E o pleito de 2016?

 

2016 é ano de eleições municipais. Temos que nos preparar para uma reeleição. Eu estou convicto de que o meu trabalho está sendo feito. Agora cabe a população avaliar.

Antes de 2016 eu tenho que contar sempre com todos os companheiros na Câmara Municipal de Uberlândia, que eu tenho a honra de ser presidente e contar com políticos que foram eleitos pelo povo. Todos nós temos que trabalhar e é por isto que estamos na presidência à disposição não só dos colegas, mas de toda a população de Uberlândia, esperando poder sempre estar atendendo aos contribuintes de uma maneira geral, sem distinção partidária ou outra sigla qualquer. Vamos sempre colocar toda a nossa equipe a disposição das pessoas. Em nossa administração quero um legislativo aberto ao povo, mandato com alegria, com disposição de trabalho, com fé e com muita determinação. Aberto as discussões e o que for melhor para a cidade é o que nós vamos sempre colocar em votação para aprovações de todos os demais companheiros que fazem parte do legislativo até 2016. É uma oportunidade que encontro também para convocar todo o corpo administrativo para a realização de um grande trabalho, assim bem como os assessores dos demais companheiros que com certeza trabalham com seriedade para representá-los em todas as situações. É assim que pretendemos fazer à administração a frente da Câmara Municipal de Uberlândia”, finalizou Alexandre Nogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *